Pular para o conteúdo principal

PENSAMENTO LINEAR E PENSAMENTO SISTÊMICO¹




Para o leitor ainda não familiarizado com os termos mundo newtoniano,  pensamento linear, mundo quântico e pensamento sistêmico, exponho a seguir alguns exemplos para que fiquem claros os seus contrastes.
No mundo newtoniano, que se sustenta no pensamento linear a regra era o “eu mando e você obedece”. No mundo quântico, que se sustenta no pensamento sistêmico, a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para chegarmos a um consenso”.


Sob a vigência do pensamento linear a regra era o líder preservar o seu poder e controlar seus liderados. Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que a liderança seja compartilhada e também para que o poder seja distribuído entre os membros da equipe”. Na atualidade em vez de controlar, cabe ao líder melhorar o relacionamento entre a equipe e criar ambiente que estimule a automotivação, pois não há necessidade de controlar o pessoal em ambiente em que reina a automotivação e o bom relacionamento.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era o líder passar tarefas ao seu pessoal e culpá-los caso os resultados não fossem bons. Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os liderados especializem-se em utilizarem-se de processos em vez de executarem tarefas”. Quando os serviços são executados mediante processos, eventuais falhas são mais facilmente identificadas. E, em vez de culpar a pessoa por eventuais falhas, corrige-se o processo. A linguagem linear estimula a cultura do “achar o culpado”; a linguagem sistêmica estimula a cultura de “procurar a solução”.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era que as decisões deveriam ser tomadas de cima para baixo. Sob a vigência do pensamento sistêmico descobriu-se que os colaboradores passam a ser mais comprometidos quando se sentem parte integrante das tomadas de decisão. Agora a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os liderados enxerguem a real extensão dos problemas e dos desafios e os estimulemos a apresentarem estratégias ou soluções”.  Quando os serviços são executados por pessoas que ajudaram a formular suas estratégias, etapas e processos, o comprometimento é de natural consequência, assim como os bons resultados.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era a competição pura e simples. Isto é, líderes de uma mesma empresa competiam entre si para provar a si mesmos - e também aos outros - sua superioridade! Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os líderes e também os liderados especializem-se em colaborar entre si, pois no complexo mundo atual descobriu-se que a soma das partes é maior que o todo”. O que em outras palavras significa que uma boa ideia é sempre menor do que soma da ideias de várias pessoas da equipe. Quando os serviços são executados com base na competição pode-se até conseguir bons resultados, no curto prazo. Mas se a organização pensar no longo prazo, a colaboração sempre será a melhor alternativa, pois, dentre outras vantagens, elimina os boicotes entre os trabalhadores da organização ou da instituição.

Em todos os exemplos acima, percebe o leitor que o pensamento sistêmico, produto do mundo quântico, tem o diálogo como sua base de apoio.
A seguir quadro comparativo das situações citadas.

PENSAMENTO LINEAR
PENSAMENTO SISTÊMICO
Liderança controladora sustentada no poder do líder.
Liderança compartilhada sustentada na distribuição do poder entre todos os integrantes da equipe.
O liderado executa tarefas.
O liderado executa processos.
Decisões são tomadas de cima para baixo.
Decisões são tomadas com a participação da equipe.
Competição.
Colaboração.




¹ extraído do trabalho "Como Implantar grupos de diálogos".

Comentários

  1. É um desafio para nós, que participamos de direção de casas espíritas.
    Muito esclarecedora e pertinente.
    Everaldo
    Viçosa do Ceará

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...