quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PENSAMENTO LINEAR E PENSAMENTO SISTÊMICO¹




Para o leitor ainda não familiarizado com os termos mundo newtoniano,  pensamento linear, mundo quântico e pensamento sistêmico, exponho a seguir alguns exemplos para que fiquem claros os seus contrastes.
No mundo newtoniano, que se sustenta no pensamento linear a regra era o “eu mando e você obedece”. No mundo quântico, que se sustenta no pensamento sistêmico, a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para chegarmos a um consenso”.


Sob a vigência do pensamento linear a regra era o líder preservar o seu poder e controlar seus liderados. Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que a liderança seja compartilhada e também para que o poder seja distribuído entre os membros da equipe”. Na atualidade em vez de controlar, cabe ao líder melhorar o relacionamento entre a equipe e criar ambiente que estimule a automotivação, pois não há necessidade de controlar o pessoal em ambiente em que reina a automotivação e o bom relacionamento.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era o líder passar tarefas ao seu pessoal e culpá-los caso os resultados não fossem bons. Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os liderados especializem-se em utilizarem-se de processos em vez de executarem tarefas”. Quando os serviços são executados mediante processos, eventuais falhas são mais facilmente identificadas. E, em vez de culpar a pessoa por eventuais falhas, corrige-se o processo. A linguagem linear estimula a cultura do “achar o culpado”; a linguagem sistêmica estimula a cultura de “procurar a solução”.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era que as decisões deveriam ser tomadas de cima para baixo. Sob a vigência do pensamento sistêmico descobriu-se que os colaboradores passam a ser mais comprometidos quando se sentem parte integrante das tomadas de decisão. Agora a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os liderados enxerguem a real extensão dos problemas e dos desafios e os estimulemos a apresentarem estratégias ou soluções”.  Quando os serviços são executados por pessoas que ajudaram a formular suas estratégias, etapas e processos, o comprometimento é de natural consequência, assim como os bons resultados.

Sob a vigência do pensamento linear a regra era a competição pura e simples. Isto é, líderes de uma mesma empresa competiam entre si para provar a si mesmos - e também aos outros - sua superioridade! Sob a vigência do pensamento sistêmico a regra é: “utilizemo-nos do diálogo para que os líderes e também os liderados especializem-se em colaborar entre si, pois no complexo mundo atual descobriu-se que a soma das partes é maior que o todo”. O que em outras palavras significa que uma boa ideia é sempre menor do que soma da ideias de várias pessoas da equipe. Quando os serviços são executados com base na competição pode-se até conseguir bons resultados, no curto prazo. Mas se a organização pensar no longo prazo, a colaboração sempre será a melhor alternativa, pois, dentre outras vantagens, elimina os boicotes entre os trabalhadores da organização ou da instituição.

Em todos os exemplos acima, percebe o leitor que o pensamento sistêmico, produto do mundo quântico, tem o diálogo como sua base de apoio.
A seguir quadro comparativo das situações citadas.

PENSAMENTO LINEAR
PENSAMENTO SISTÊMICO
Liderança controladora sustentada no poder do líder.
Liderança compartilhada sustentada na distribuição do poder entre todos os integrantes da equipe.
O liderado executa tarefas.
O liderado executa processos.
Decisões são tomadas de cima para baixo.
Decisões são tomadas com a participação da equipe.
Competição.
Colaboração.




¹ extraído do trabalho "Como Implantar grupos de diálogos".

2 comentários:

  1. É um desafio para nós, que participamos de direção de casas espíritas.
    Muito esclarecedora e pertinente.
    Everaldo
    Viçosa do Ceará

    ResponderExcluir