quinta-feira, 1 de abril de 2021

DEUS¹

 


No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

“Deus está aqui, Aleluia! Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e tu podes me ouvir...”. Recita a ladainha que afirmará a fé em Deus, representada na simbologia católica pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.

De repente, pela brisa matinal, o ar invade os pulmões, enchendo-os e assanhando a vida. Fecha os olhos e explora com as narinas a fonte que renova esperanças. Arregala, em seguida, as pupilas e o verde da mata mergulha no íntimo daquele que, distraído na matéria, não reserva tempo a Deus. Extasiado, intui: há algo maior do que eu!

Sabe, no íntimo, que nem toda a inteligência, da qual se gaba ter, conseguiria criar da natureza, o mais ínfimo detalhe. Receia ferir seu orgulho e suspira a olhar o alto. Contempla o céu, as estrelas e pensa no universo... Respira fundo e não ousa dizer que Deus existe. Mas, sabe-se diminuto. Guarda, então, a revolta e se consola com a beleza da criação... Do caos, da explosão, do nada... De Deus que seja! Só dele é que não é.

Escutam-se tambores e o barulho do mar marca a melodia que impulsiona a gira! Veem-se os Espíritos dos mortos, falam e cantam com eles... No ritual religioso, veneram ancestrais, guias e orixás, reservando ao Poder Supremo, a mais forte adoração. Há Deus também ali!

Até onde se tem notícias, não há um povo sobre a Terra que tenha sido ateu. Malgrada a rebeldia de alguns, o homem, reconhecendo sua fraqueza, curva-se diante Daquele que o pode proteger. É a lei da natureza que se apresenta como uma Lei de Adoração2.

Todavia, a ignorância que ainda reina na Terra não permite que seja Ele de todo conhecido, e a imaginação humana vaga, atrás de referências que possam explicá-Lo. Das tentativas frustradas para entender Deus, a vaidade se arvora. Deus é rebaixado à imagem humana.

– Tolos! Não sabem eles que ainda não lhes é dada a condição de sondar a natureza íntima de Deus?!3 Que é preciso depurar a alma; livrar-se dos entraves grosseiros da matéria, fazer-se puro para, somente assim, conhecer Deus?!

Segue, iludido, o homem que “não conhecendo senão a si mesmo, se toma por termo de comparação de tudo o que não compreende.”. Cria histórias e símbolos e, inutilmente, tenta descrever o Incognoscível. Atestam as imagens – que pintam Deus como um velho de longas barbas, coberto com um manto – o ridículo do ignóbil orgulhoso a rebaixar “o Ser Supremo às mesquinhas proporções da Humanidade, daí a emprestar-lhe as paixões da Humanidade.”4

– Não, Deus não é assim. Deus é mais!

Atônito, o homem continua sua busca. Mas a inteligência rudimentar que possui não o ajuda... E não compreender Deus afronta o seu orgulho. Tolo orgulho humano!

– Ainda mais tolo és tu que te revoltas diante de tua incompetência moral e intelectual... Melhor seria aceitar tua sorte de imperfeito. Trabalha tua índole e transforma tua moral! Nasce, renasce e nasce novamente. Aprende, evolui, torna-te bom, depois, torna-te puro e conheces finalmente, Deus... Até lá, usa da tua razão para ensaiar os primeiros passos até o Pai.

Sim, usa a razão, porque o conhecimento fortalece a fé! E quando há lógica, o homem acredita mais... Sê, contudo, humilde, para ousar a pergunta: “O que comprova a existência de Deus?”. E responderemos, enfim que todo efeito inteligente vem de uma causa inteligente. E para ti, “Deus não se mostra, mas se afirma por suas obras.”5

Contempla, pois, a criação... Da abelha com o zangão, do girassol que acompanha o sol a nascer e a se por. Da chuva que cai garoa ou tempestade. Do manso mar que se revolta para ser calmaria novamente. Do animal que voa ao que rasteja, da pequenina formiga ao gigante elefante. Da medonha tarântula ao delicado coala... Do feto que se torna homem, que se torna mulher; que vira gente e faz inventos e descobre coisas...

– Verás Deus, mesmo sem saber explicá-Lo. Porque é Ele “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.”6

Ousa ir mais longe! Ensaia conhecer Deus pelo raciocínio, estima Sua essência pelos atributos que só a Ele pertencem. Reconhece, primeiro, que Deus é soberano e O concebe no infinito das perfeições.7 Acata Deus como Eterno8, Imutável9, Imaterial10, Único11, Todo-poderoso12 e Soberanamente Bom e Justo.13.

– Agora, entendendo que somente Deus é assim, usa do teu livre arbítrio e faz a escolha mais inteligente e lógica: dedica-te a viver em Deus! Aprende a amá-Lo acima de tudo e de todos. Ama os teus e os outros Nele... Ou então, segue pelas escolhas de um bem menor.

 

Referências

1 Texto por inspiração mediúnica

2 O Livro dos Espíritos. Livro III – Leis Morais. Cap. II – Lei de Adoração. Objetivo da Adoração. Questões 649 a 652.

3 A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 8.

4 A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 10.

5 A Gênese. Cap. II – Deus. Existência de Deus. Itens 3 e 6.

6 O Livro dos Espíritos. Livro I – As Causas Primeiras. Cap. 1 – Deus. Deus e o Infinito. Questão 01.

7 A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 15.

8 A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 10.

9 O Livro dos Espíritos. Livro I – As Causas Primeiras. Cap. I – Deus. Atributos da Divindade. Questão 13/ A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 11.

10 O Livro dos Espíritos. Livro I – As Causas Primeiras. Cap. I – Deus. Atributos da Divindade. Questão 13/A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 11.

11 O Livro dos Espíritos. Livro I – As Causas Primeiras. Cap. I – Deus. Atributos da Divindade. Questão 13/A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 11.

12 O Livro dos Espíritos. Livro I – As Causas Primeiras. Cap. I – Deus. Atributos da Divindade. Questão 13.

13 A Gênese. Cap. II – Deus. Da Natureza Divina. Item 10.

23 comentários:

  1. Quanta sensibilidade em cada palavra,o que nos leva a refletir, que há algo mais sobre Deus,que somente compreenderemos à medida que as paixões materiais forem se dissolvendo da nossa existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho com este dia... porque se o pouco que sabemos já nos consola tanto, imagina como será!

      Excluir
  2. "Olhos, dedos, mãos, pés me mostram que Deus é uma viagem." C.I
    Avante amiga

    ResponderExcluir
  3. O incognoscível incomoda mesmo... Mas, de fato, devemos nos ater ao que podemos conhecer, embora sempre tentando conhecer mais, e ter paciência com o que ainda é oculto. Assim, o não conhecer pode servir não como fonte de revolta ou angústia, mas como incentivo à busca pela evolução moral! Muito bom o texto...

    ResponderExcluir
  4. "Ninguém explica Deus"Mas você nos faz sentir Deus sensível, misericordioso, e justo.Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  5. A poesia do texto toca a sensibilidade daqueles que buscam a Deus.
    A reflexão do espírito da letra remete para a passagem de Mateus 22:37-39 na compreensão de Deus,quando Jesus salienta que o segundo mandamento é semelhante ao primeiro mandamento
    Mateus 22:37-39
    37 Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.

    38Este é o primeiro e maior mandamento.

    39E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.

    ResponderExcluir
  6. Olá Klícia! Como me foi surpreende e agradável tão inspirada viajem neste texto. Um passeio nas paisagens das obras fundamentais e na essência da mente lúcida ou turva, que presta a filosofar em DEUS. Grato

    ResponderExcluir
  7. A investigação sobre o que é Deus inevitavelmente nos "levará ao infinito", sempre.
    Para tanto sera necessário imã transformação interior em prol do autoconhecimento de si(a criatura),para que a luz do entendimento espiritual superior nos possibilite beber das fontes das verdades Divinas, do Eterno que é Deus.

    ResponderExcluir
  8. Quanta certeza em um texto tão pequeno. Descrição detalhada e com.muita sensibilidade da nossa incompetência, ainda, de reconhecermos o que realmente é Deus. Me lembrou as músicas "Deus na Natureza" e "Ninguém Explica Deus". Tudo isso está explicado nesse texto tão bem escrito. Obrigada a nossa irmã e amiga Klycia por colaborar, através desse texto, para o início de um longo processo de, um dia, conhecermos realmente Ele.

    ResponderExcluir
  9. A construção de Deus sempre evolui no caminho da construção do conhecimento,basta o humano observar com perspicácia que notará sua própria evolução, mas, há quem quera o contrário, se faz necessário o esforço para evoluir, sim, sou imperfeito, só não posso me acomodar. Suas reflexões cara autora, ajudou eu solidificar as mi hás, valeu!

    ResponderExcluir
  10. Você nos trás à reflexões, porque mesmo conhecendo sobre a existência de Deus, as vezes esquecemos que somos a criação e ele o criador.

    ResponderExcluir
  11. Belas reflexões, parabéns e gratidão pela partilha!

    ResponderExcluir
  12. Oi klycia, grande sensibilidade em transformar em palavras sobre Deus. Nos retoma as reflexões que são importantes em termos sempre em nossas vidas. Sentir Deus é um privilégio. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Surpresa boa ver ter comentário! É bom deixar Deus em nossas vidas!

      Excluir
  13. A razão é a sensibilidade se tornam companheiras perfeitas quando se encontram, seu texto é povoado com as duas, sentir Deus é permitir a existência Dele em nós e seu texto nos leva nessa viajem o interior, viajem essa q o Companheiro não tem melhor, pai Ogum lhe abençoe, ilumine e proteja sempre.😘😘😘

    ResponderExcluir
  14. Ontem fiquei com um questionamento: como está minha experiência com Jesus? E hoje descobri, que sempre me dirigia a Deus e até conversava com Ele. Gente, que construir na minha intimidade do meu coração, a presença de Deus e de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Dedicar-me a viver em Deus! Essa parte me tocou muito. Aprender a ama-lo cada dia mais e mais.
    Bjos, Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga! Viver em Deus é o caminho pra felicidade que tanto queremos! Mas um caminho difícil, porque nele não cabem os orgulhosos... nós vamos primeiro ter que resolver essa questão rs Obrigada por ler É comentar! Bj

      Excluir
  16. É, DEUS É!!!
    A singeleza q alças voos mais altos a caminho da verdadeira intimidade c DEUS é um máximo.
    Cutucar a Terra, enche os olhos ao vera Infinudade de DEUS. Enche o ar de visiveis instrumentos de Ver DEUS em TUDO. Eu sei que é. Leitura pura. Obrigada amiga Klicia.Bjs no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentando descobrir que amigo escreveu rs Aqui, acredito ser a Verônica. Rs Pois é.... Deus em tudo, como o pintor que deixa traços seus em seus quadros...

      Excluir