Pular para o conteúdo principal

TERRA: MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES






Questão 1018 (O Livro dos Espíritos) – Jamais o reino do bem poderá ter lugar sobre a Terra?
Resposta: O bem reinará sobre a Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons vencerem sobre os maus.

Os sofrimentos existentes no planeta Terra são devidos às imperfeições morais dos seres, encarnados e desencarnados, que nela habitam. Embora com a intelectualidade até certo ponto desenvolvida e apurada, as criaturas humanas que aqui se encontram, na sua maioria, estão com a moral atrofiada pelas paixões inferiores alimentadas pelo orgulho, pelo egoísmo e pela vaidade, sentimentos estes precursores de todas as desgraças humanas. A iniquidade reinante no globo terrestre não pode ser ignorada pois, em todos os recantos do mundo, ela é visível e concreta.
Não duvidamos que a Lei do Progresso é uma lei natural, emanada de Deus e, por isso mesmo, imutável atingindo a tudo e a todos. É certo também que o progresso intelectual precede ao progresso moral, possibilitando ao Espírito saber diferenciar o bem do mal e o certo do errado, facultando-lhe o merecimento das escolhas acertadas que fizer durante a sua vida, exercendo, assim, o seu livre-arbítrio.

No entanto, percebemos que a moral, que deveria acompanhar nas mesmas proporções o crescimento intelectual, impulsionador do crescimento científico e tecnológico do planeta, não está se desenvolvendo como deveria. O progresso moral do homem está ainda com passos lentos e vacilantes, e as evidências desta lentidão estão patentes entre os povos atuais e antigos, onde podemos observar pelo estudo histórico das civilizações.
Certa vez, conversando com um amigo, ele me disse que certo dia foi em um clube assistir a um show de um cantor que ele admirava. Algum tempo após o início do show, uns amigos ofereceram-lhe bebida alcoólica. Como ele não ingeria este tipo de bebida, recusou a oferta esclarecendo que estava apenas tomando refrigerante. De imediato, ele foi questionado se estava doente ou tomando algum tipo de remédio.
Este é apenas um exemplo clássico da atual inversão de valores que estamos vivendo. Quem não ingere bebida alcoólica é tido por “doente”; quem não fuma cigarro, está por “fora” e, quem não usa qualquer outro tipo de droga, é considerado “careta”.
Foi talvez por isso, por possuir a percepção do desequilíbrio moral por que passava a humanidade que Rui Barbosa, grande poeta e estadista brasileiro, sabiamente, escreveu: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Infelizmente, é o que estamos assistindo nestes dias de grandes transformações humanas: os mansos e os pacíficos são rotulados de “moscas-mortas”; os honestos são chamados de “bobalhões” e os indulgentes de “covardes”.
Quando o homem é forte na sua vontade ele é capaz de resistir ao assédio constante que o envolve. Quando não, infelizmente, sucumbe no poder utópico das paixões inferiores, entregando-se aos mais diversos tipos de viciações, atrasando o seu progresso, a sua jornada evolutiva.
Ninguém seria tão otimista ao ponto de negar a violência que assola a humanidade terrestre: ela está presente no trânsito, destruindo vidas e mutilando corpos; nas drogas, acabando com a mocidade e a adolescência dos nossos jovens nas viciações químicas, levando-os a loucura, quando não à morte; na prostituição infanto-juvenil, criminosamente conduzida por seres inescrupulosos e sem valores éticos reais; nas competições profissionais, acirradas e muitas vezes desonestas; na política, fazendo com que aqueles que prometeram proteger e auxiliar o povo, subvertam-se das suas obrigações patrióticas por interesses pessoais e mesquinhos; nas religiões, onde fanáticos insanos lutam e se aniquilam pela posse de um deus mais forte e mais poderoso; no lar, pela falta de paciência e do diálogo atencioso dos pais para com os seus filhos e, consequentemente, o desrespeito dos filhos para com os seus velhos pais... Tem-se a impressão que os atos violentos, praticados por pessoas doentias, banaliza-se no curso do tempo; e assim será considerado, caso não haja a conscientização de todos nós em buscar soluções racionais e eficazes contra estes fatos degenerantes da moral e da paz.
Mesmo assim, apesar desta violência sufocar, confundir, assustar e encarcerar o homem na sua liberdade de ir e vir, direitos estes assegurados pelas leis que regem o nosso país, nunca se assistiu em todos os tempos, a tantos movimentos organizados por pessoas boas e pacíficas, tentando melhorar as condições de vida daqueles irmãos menos afortunados, trabalhando voluntariamente com o objetivo cristão de tornar este mundo um mundo melhor.
O combate à violência não é obrigação exclusiva dos grupos governamentais, ele se inicia na batalha íntima contra as nossas próprias imperfeições, pois, a cada um de nós compete uma parte neste trabalho de purificação dos sentimentos.
Orando e vigiando, evitando as pequenas violências e delitos que muitas vezes acontecem na nossa intimidade familiar e, consequentemente, irradiam-se ao agrupamento maior do qual fazemos parte – a sociedade –, estaremos contribuindo com a Divindade para a construção de um mundo mais pacífico e uma sociedade mais irmã, em cuja bandeira do futuro, a única a tremular em nossos corações, estará escrita, com letras garrafais, a palavra Amor.

Comentários

  1. Agradeço ao amigo Jorge Luiz, administrador do Blog Canteiro de Ideias, a confiança por ter publicado mais um texto de minha autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Acioli,
      Você é e será sempre bem-vindo neste espaço. Os seus pensamentos convergem para os propósitos doutrinários que direcionaram a criação desse espaço. Agradecidos somos nós pela sua presença.

      Excluir
  2. Mais uma mensagem para reflexão no nosso dia a dia. Precisamos assim, buscar mais dentro do nosso "eu", as fagulhas do bem Divino e transforma-las em boas ações, sempre na promoção da harmonia universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas reflexões meu amigo. Continuemos nossa jornada evolutiva, orientados pelo Mestre Jesus.

      Excluir
  3. Excelente trabalho, a busca da correção e dos valores morais, deve ser uma constante em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, meu amigo Ronan.
      Que Deus nos abençoe e permita sempre que trabalhemos na Seara do Bem.

      Excluir
  4. Prezado Acioli, você traça um panorama realista da situação atual em que vivemos. Em primeiro lugar, é importante ter a consciência clara de como a realidade é. E para isso é necessário que se conheça de fato o desenrolar dos dramas humanos. A partir desse "diagnóstico", poderemos decidir onde e como atuar para dar a nossa contribuição no enfrentamento dos problemas. E você aponta alguns caminhos quando fala de "movimentos organizados por pessoas boas e pacíficas". Penso que é fundamental nos engajarmos num ou noutro desses movimentos e, coletivamente, trabalharmos com dedicação, estudo e inteligência para a melhoria moral das pessoas, consequentemente do mundo. Saudações. Rômulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo,
      Fico feliz por ter gostado do texto como, também, percebi que você sintonizou com minha ideia mãe.
      Obrigado por ter lido o texto. Espero que possa ser compartilhado entre os teus amigos.

      Excluir
  5. Meu amigo Acioli
    Excelente texto para refletirmos. Quando vencermos e submetermos nossas paixões, vícios e vontades, aí chegaremos perto do progresso moral e teremos uma sociedade mais justa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

O ESPÍRITO NÃO “REINICIA” SUA EXISTÊNCIA AO DESENCARNAR. ELE PROSSEGUE COMO SUJEITO HISTÓRICO

      Por Wilson Garcia   Quem governa a vida: o encarnado ou os Espíritos? É relativamente comum, no meio espírita — e talvez mais ainda fora dele — a ideia de que os Espíritos acompanham os encarnados de forma permanente, opinando sobre tudo, interferindo em decisões cotidianas e, em certos casos, conduzindo a própria vida humana. Quando escrevi o livro Você e os Espíritos, um amigo sintetizou esse imaginário com ironia: “Parece que quem comanda a vida são os Espíritos, e não o encarnado.” A observação, embora espirituosa, revela um equívoco conceitual recorrente. Ela expressa uma leitura simplificada — e até confortável — da relação entre o mundo espiritual e o mundo material, pois desloca responsabilidades, dilui escolhas individuais e oferece explicações prontas para conflitos pessoais e sociais.

ENLATADOS NO TEMPO

  Por Marcelo Teixeira Uma das partes mais interessantes da língua portuguesa é aquela destinada às figuras de linguagem. Entre elas, a metáfora, que consiste numa comparação implícita, muitas vezes apelando ao sentido figurado. Como exemplo, cito a expressão ‘coração de pedra’. Quando digo que alguém tem essa característica, refiro-me ao fato de a falta de compaixão ser tão forte a ponto de parecer que essa pessoa tem uma pedra no lugar do coração. A metáfora pode ser também utilizada em poesia, música ou literatura para tornar o texto mais elegante ou expressivo. É o caso do livro “Iracema”, em que o autor, José de Alencar, se refere à personagem-título como “a virgem dos lábios de mel”.

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.

O CALVÁRIO DAS MARIAS: DA RED PILL À INSURREIÇÃO DO ESPÍRITO

      Por Jorge Luiz “Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.” (Paulo Freire)   A Patologia da Simbiose Promíscua Vídeo que circula nas redes sociais mostra a comandante da Guarda Municipal de Fortaleza reunida com outras mulheres, arguindo que há algo de errado no segmento evangélico. Analisando alguns dados estatísticos, ela concluiu que o número de mulheres agredidas dentro da ambiência do lar é de evangélicas. Essas mulheres, ao buscarem ajuda em suas igrejas, são orientadas pelo pastor a não procurarem advogado ou a polícia, e que devem se submeter ao marido, ganhando-o pelo testemunho. A crise é espiritual; portanto, orem! Essa também é a convicção desse mediano escrevinhador. 

A RELIGIÃO DO CAPITAL: O ENRIQUECIMENTO DOS PASTORES E A ESTERILIDADE DA FÉ INSTITUCIONAL.

      Por Jorge Luiz   A “Teocracia do Capital”: A Ascensão das Organizações Religiosas no Brasil Moderno             Os números denunciam. Segundo o Censo de 2022, o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que superam a soma de hospitais e escolas. O número de organizações religiosas criadas por dia no Brasil varia de 17 a 25. Essas mesmas instituições movimentam mais de R$ 21 bilhões por ano, riqueza cujo retorno social institucionalizado é questionável. Esse montante, contudo, carece de um vetor social direto, uma vez que goza de imunidade tributária e não se reverte em investimentos em saúde ou educação. Tamanha pujança econômica permitiu, inclusive, que diversos pastores brasileiros figurassem na revista Forbes como detentores de fortunas bilionárias.             Em contrapartida a isso tudo, o Brasil vive uma anomia moral. Os escândalos de ...