quinta-feira, 24 de novembro de 2016

TERRA: MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES






Questão 1018 (O Livro dos Espíritos) – Jamais o reino do bem poderá ter lugar sobre a Terra?
Resposta: O bem reinará sobre a Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons vencerem sobre os maus.

Os sofrimentos existentes no planeta Terra são devidos às imperfeições morais dos seres, encarnados e desencarnados, que nela habitam. Embora com a intelectualidade até certo ponto desenvolvida e apurada, as criaturas humanas que aqui se encontram, na sua maioria, estão com a moral atrofiada pelas paixões inferiores alimentadas pelo orgulho, pelo egoísmo e pela vaidade, sentimentos estes precursores de todas as desgraças humanas. A iniquidade reinante no globo terrestre não pode ser ignorada pois, em todos os recantos do mundo, ela é visível e concreta.
Não duvidamos que a Lei do Progresso é uma lei natural, emanada de Deus e, por isso mesmo, imutável atingindo a tudo e a todos. É certo também que o progresso intelectual precede ao progresso moral, possibilitando ao Espírito saber diferenciar o bem do mal e o certo do errado, facultando-lhe o merecimento das escolhas acertadas que fizer durante a sua vida, exercendo, assim, o seu livre-arbítrio.

No entanto, percebemos que a moral, que deveria acompanhar nas mesmas proporções o crescimento intelectual, impulsionador do crescimento científico e tecnológico do planeta, não está se desenvolvendo como deveria. O progresso moral do homem está ainda com passos lentos e vacilantes, e as evidências desta lentidão estão patentes entre os povos atuais e antigos, onde podemos observar pelo estudo histórico das civilizações.
Certa vez, conversando com um amigo, ele me disse que certo dia foi em um clube assistir a um show de um cantor que ele admirava. Algum tempo após o início do show, uns amigos ofereceram-lhe bebida alcoólica. Como ele não ingeria este tipo de bebida, recusou a oferta esclarecendo que estava apenas tomando refrigerante. De imediato, ele foi questionado se estava doente ou tomando algum tipo de remédio.
Este é apenas um exemplo clássico da atual inversão de valores que estamos vivendo. Quem não ingere bebida alcoólica é tido por “doente”; quem não fuma cigarro, está por “fora” e, quem não usa qualquer outro tipo de droga, é considerado “careta”.
Foi talvez por isso, por possuir a percepção do desequilíbrio moral por que passava a humanidade que Rui Barbosa, grande poeta e estadista brasileiro, sabiamente, escreveu: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Infelizmente, é o que estamos assistindo nestes dias de grandes transformações humanas: os mansos e os pacíficos são rotulados de “moscas-mortas”; os honestos são chamados de “bobalhões” e os indulgentes de “covardes”.
Quando o homem é forte na sua vontade ele é capaz de resistir ao assédio constante que o envolve. Quando não, infelizmente, sucumbe no poder utópico das paixões inferiores, entregando-se aos mais diversos tipos de viciações, atrasando o seu progresso, a sua jornada evolutiva.
Ninguém seria tão otimista ao ponto de negar a violência que assola a humanidade terrestre: ela está presente no trânsito, destruindo vidas e mutilando corpos; nas drogas, acabando com a mocidade e a adolescência dos nossos jovens nas viciações químicas, levando-os a loucura, quando não à morte; na prostituição infanto-juvenil, criminosamente conduzida por seres inescrupulosos e sem valores éticos reais; nas competições profissionais, acirradas e muitas vezes desonestas; na política, fazendo com que aqueles que prometeram proteger e auxiliar o povo, subvertam-se das suas obrigações patrióticas por interesses pessoais e mesquinhos; nas religiões, onde fanáticos insanos lutam e se aniquilam pela posse de um deus mais forte e mais poderoso; no lar, pela falta de paciência e do diálogo atencioso dos pais para com os seus filhos e, consequentemente, o desrespeito dos filhos para com os seus velhos pais... Tem-se a impressão que os atos violentos, praticados por pessoas doentias, banaliza-se no curso do tempo; e assim será considerado, caso não haja a conscientização de todos nós em buscar soluções racionais e eficazes contra estes fatos degenerantes da moral e da paz.
Mesmo assim, apesar desta violência sufocar, confundir, assustar e encarcerar o homem na sua liberdade de ir e vir, direitos estes assegurados pelas leis que regem o nosso país, nunca se assistiu em todos os tempos, a tantos movimentos organizados por pessoas boas e pacíficas, tentando melhorar as condições de vida daqueles irmãos menos afortunados, trabalhando voluntariamente com o objetivo cristão de tornar este mundo um mundo melhor.
O combate à violência não é obrigação exclusiva dos grupos governamentais, ele se inicia na batalha íntima contra as nossas próprias imperfeições, pois, a cada um de nós compete uma parte neste trabalho de purificação dos sentimentos.
Orando e vigiando, evitando as pequenas violências e delitos que muitas vezes acontecem na nossa intimidade familiar e, consequentemente, irradiam-se ao agrupamento maior do qual fazemos parte – a sociedade –, estaremos contribuindo com a Divindade para a construção de um mundo mais pacífico e uma sociedade mais irmã, em cuja bandeira do futuro, a única a tremular em nossos corações, estará escrita, com letras garrafais, a palavra Amor.

9 comentários:

  1. Agradeço ao amigo Jorge Luiz, administrador do Blog Canteiro de Ideias, a confiança por ter publicado mais um texto de minha autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Acioli,
      Você é e será sempre bem-vindo neste espaço. Os seus pensamentos convergem para os propósitos doutrinários que direcionaram a criação desse espaço. Agradecidos somos nós pela sua presença.

      Excluir
  2. Mais uma mensagem para reflexão no nosso dia a dia. Precisamos assim, buscar mais dentro do nosso "eu", as fagulhas do bem Divino e transforma-las em boas ações, sempre na promoção da harmonia universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas reflexões meu amigo. Continuemos nossa jornada evolutiva, orientados pelo Mestre Jesus.

      Excluir
  3. Excelente trabalho, a busca da correção e dos valores morais, deve ser uma constante em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, meu amigo Ronan.
      Que Deus nos abençoe e permita sempre que trabalhemos na Seara do Bem.

      Excluir
  4. Prezado Acioli, você traça um panorama realista da situação atual em que vivemos. Em primeiro lugar, é importante ter a consciência clara de como a realidade é. E para isso é necessário que se conheça de fato o desenrolar dos dramas humanos. A partir desse "diagnóstico", poderemos decidir onde e como atuar para dar a nossa contribuição no enfrentamento dos problemas. E você aponta alguns caminhos quando fala de "movimentos organizados por pessoas boas e pacíficas". Penso que é fundamental nos engajarmos num ou noutro desses movimentos e, coletivamente, trabalharmos com dedicação, estudo e inteligência para a melhoria moral das pessoas, consequentemente do mundo. Saudações. Rômulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo,
      Fico feliz por ter gostado do texto como, também, percebi que você sintonizou com minha ideia mãe.
      Obrigado por ter lido o texto. Espero que possa ser compartilhado entre os teus amigos.

      Excluir
  5. Meu amigo Acioli
    Excelente texto para refletirmos. Quando vencermos e submetermos nossas paixões, vícios e vontades, aí chegaremos perto do progresso moral e teremos uma sociedade mais justa

    ResponderExcluir