domingo, 30 de outubro de 2016

DIA DO EVANGELHO DE JESUS¹




Durante muitos anos e seguindo um ritual de tradição nascida entre os Celtas, povo que viveu na antiga Inglaterra e França entre 600 a 100 anos a.C, o dia 31/10 se destinava, também no Brasil, à comemoração do dia das bruxas ou Halloween.  Festejada em alguns países europeus e especialmente nos EUA e Canadá (países colonizados por aqueles). Apesar da migração da ideia, pouco se sabe das razões que nos levaram a copiar essa tradição. Na verdade ela é surgida a partir do final da colheita daquele povo antigo e o início o inverno naquele hemisfério, o que em nada se assemelha em nossas terras, mas também antecipava o dia de festejo dos mortos, data referenciada em 02/11 em nosso calendário.

A notícia que envolve esse longo enunciado é que desde o dia 12 DE JANEIRO DE 2016, por lei publicada no Diário Oficial da União através da lei Nº 13.246 assinado pela então Presidente da República Sra. Dilma Roussef, o dia 31 de Outubro foi alçado ao Dia Nacional do Evangelho de JESUS.
Importa ressaltar alguns pontos relacionados à nova efeméride. Sendo novata quase nenhuma mudança haverá de provocar diante da massificada prática das “gostosuras ou travessuras” e das festas de fantasia. Por algum tempo certamente não passará de uma pálida investida tupiniquim se antepondo a uma tradição adquirida pela nossa disposição de colonizados. Desconhecida pela maioria das pessoas, por escassa divulgação, pouca repercussão haverá de encontrar após os primeiros anos de sua promulgação.
Avaliada, no entanto a possibilidade de uma divulgação consistente e estaremos diante da criação de um dia de forte vibração positiva na conquista de dias melhores para os habitantes do planeta. A obra que respalda a criação dessa data comemorativa é o maior tratado de amor e paz que o mundo conhece - simplesmente o Evangelho de Jesus, sem qualquer referência sectária ou exclusivismo religioso. Aquele Evangelho que descreve a moral do Cristo e que está acima de partidarismo, sobre o qual Allan Kardec diz existir uma compreensão unânime quando se considera o seu aspecto moral (O Evangelho Segundo o Espiritismo – item 1  Objetivo dessa obra).
Matéria da maior autoridade e relevância para os espíritas, o Evangelho de Jesus encerra os ensinamentos, parábolas e predições daquele que segundo os Espíritos da Codificação é o “tipo mais perfeito que Deus nos deu para servir de modelo e guia na Terra” (LE q. 625). Lógico que a sua alçada a uma data que a referenda em âmbito nacional deve refletir de maneira auspiciosa entre todos aqueles que desejam ver a implantação do reino de Deus entre os homens. Ao dia das bruxas, o dia de Jesus, nada mais especial aos cristãos brasileiros.

Resta-nos o auguro de que os conteúdos morais que exalam daquela produção que relata a peregrinação de Jesus sobre a Terra há mais de 2000 anos auxilie na confecção de uma sociedade mais justa, conforme o convite que Ele nos faz através das narrativas daqueles que seguiam os seus passos. Quiçá as casas legislativas que tornaram possível a lei que definiu a outorga desse dia aprendam a dignidade dos enunciados ali contidos e estanquem a cruel sangria que impõem ao povo brasileiro. Torçamos para que o Evangelho de Jesus, doravante celebrado no dia 31/10 seja o começo de uma nova mentalidade para todos nós.

¹ editorial do programa Antena Espírita de 31.10.2016    

Nenhum comentário:

Postar um comentário