segunda-feira, 7 de setembro de 2015

NOVE ANOS NÃO SÃO NOVE DIAS¹




Por Roberto Caldas (*)


           Frequentemente nos defrontamos com termos comparativos que tornam superlativos o poder do tempo em nossas vidas. Na ocasião em que o Programa Antena Espírita completa nove anos de existência de divulgação espírita através do rádio, é possível evocar uma dessas sentenças: “nove anos não são nove dias”.
            Essa a mais pura verdade. Desde que Antena Espírita iniciou a sua tarefa de espalhar a mensagem espírita pelas ondas da Rádio Cidade AM 860 (www.cidadeam860.com.br), foram 3285 dias, 450 horas no ar e ao vivo, mais de uma centena de ilustres convidados, cerca de 1000 livros espíritas distribuídos, milhares de eventos noticiados.
            Nesse meio tempo, Antena Espírita se tornou um programa de finíssima utilidade pública pelo serviço de trazer às residências daqueles que lhe dão a honra de suas audiências, a palavra de Jesus, sob o prisma da Doutrina Espírita sem jamais utilizar um minuto sequer no combate a qualquer ideia diversa, fosse religiosa ou filosófica. Afinado com os ensinamentos de Allan Kardec, manteve-se de forma renhida na defesa da pureza doutrinária sem se deter além do necessário na crítica de outras práticas, e quando o fez jamais estacionou no comentário ácido que fere o outro, cumprindo o seu papel de tornar claro o ponto de vista do Espiritismo, tarefa da qual não abre mão.

            Sua ação, no entanto não se reduziu apenas a um dia na semana pela sonorização do rádio. Permitiu a produção de duas obras desaguadas dos seus editoriais que permitem às pessoas uma consulta efetiva e frequente pela leitura. Trata-se da obra A Paz é o Caminho da lavra do saudoso Mário Caula Bandeira e outra lançada ano passado Antena de Luz – entre mundos, a última servindo como alternativa para as pessoas que desejem adquirir uma leitura qualificada e ainda pretendam colaborar com a continuidade da programação frente às necessidades orçamentárias que o mundo real impõe com a remuneração do espaço.
            Destaque-se que a falta de vinculação formal com qualquer agremiação espírita, o que poderia ser um grande empecilho para a sua continuidade, tornou-se uma de suas maiores virtudes. Passou a ser canal independente e aberto a qualquer instituição que deseje divulgar o Espiritismo, sem açodamentos ou limitações, mantendo a palavra franqueada aos divulgadores da causa exigindo apenas alinhamento com a Codificação Kardeciana.
            Antena Espírita cumpre a antevisão do Codificador quando descreve em Obras Póstumas a necessidade de incremento das formas de divulgação da ideias espíritas através de todas as formas possíveis, com maior alcance que se pudesse conseguir. À parte da fragilidade daqueles que lhe dão voz em todas as noites de domingo, não sobram dúvidas que lidamos com um grupo de amigos invisíveis que cuidam de forma zelosa e competente para que se alcance a finalidade de cumprir a grande promessa de Jesus quando ainda estava conosco em sua missão terrestre, ao comandar os seus discípulos lhes dizendo (Marcos XVI: 15): Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
O Programa Antena Espírita tem a honra de colaborar, humildemente, com a obra de expansão da doutrina de Jesus.

¹ editorial do programa radiofônico Antena Espírita.

(*) escritor espírita, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Um comentário:

  1. Parabenizamos toda a equipe do programa Antena Espírita por todas as conquistas alcançadas nesses nove anos. É muito bom fazer também parte dessa história. Vida longa ao Antena Espírita!

    ResponderExcluir