quinta-feira, 3 de julho de 2014

A REALIDADE DA FICÇÃO¹



Por Roberto Caldas (*)



O cinema brasileiro comemora o lançamento de mais uma obra que versa sobre o tema espírita, cuja primeira e especial exibição ocorreu em 26/06 para convidados e deverá ter lançamento nacional em 03/07 próximo nas salas de projeção em todas as capitais. Trata-se da película Causa e Efeito, uma obra ficcional, logo não derivada de um único livro. Como o título determina, o filme retrata fatos que acontecem na vida de pessoas comuns que se veem atordoadas diante de situações altamente desafiadoras do equilíbrio, capazes de desnortear uma existência, e que encontram explicação na compreensão das atitudes do presente e do passado, ao criarem as aflições como resposta. Baseado no capítulo V de O Evangelho segundo o Espiritismo, o filme aborda temática vinculada às causas anteriores e atuais das aflições.
A Doutrina Espírita é contundente quando arrazoa a extensão da Misericórdia e da Justiça divina fortalecendo a realidade verbalizada em Tiago (II; v 19/20): “Você é uma pessoa bem insensata se não conseguir compreender que a fé sem actos de nada vale”. Não há qualquer fórmula mágica que facilite o resultado de quem quer que seja, nem palavra sacramental, sequer perdões a serem alcançados mediante promessas de qualquer gênero ou moedas de troca. A força consoladora do Espiritismo está fundamentada na sua capacidade de possibilitar ao indivíduo produzir uma reflexão de profunda mudança de comportamento em torno das circunstâncias existenciais que estabelecem as dificuldades de cada um.
       
O chamado racional aos ditames da reencarnação estabelece o plano lógico da Providência Divina, que jamais colocaria uma prova a ser vivenciada maior que a capacidade de superação daquele que a recebe. Esclarecido quanto aos compromissos que tornam o Espírito vinculado à Lei de Causas e Efeitos, daí reconhecedor da justiça que há nas situações que enfrenta nos desafios do aprendizado, a consolação nasce exatamente da compreensão que se passa a ter das nossas responsabilidades com a construção de dias melhores.
Em verdade o binômio imortalidade/reencarnação é que estabelece a lógica consoladora de Doutrina Espírita, em princípio porque dissipa o medo da morte certificando a continuidade da existência, depois porque facilita a aceitação dos momentos mais graves que trazem dor aos nossos caminhos. A consolação espírita descansa na inabalável crença na consequência dos fatos, em saber-se que Deus só age para o Bem e seja lá o que aconteça em nossas vidas, sempre haverá uma lição a ser aprendida e um desvio a ser corrigido e naturalmente arbitrado pela Justiça Maior, aquela que não atende aos nossos desejos exatamente, mas será uma resposta inequívoca as nossas necessidades.

Estejamos nas salas de cinema a partir do dia 03 de julho, além de levarmos conosco algum amigo para que compreenda melhor a mecânica da existência que muito poderá nos ajudar a desvencilhar-nos do cipoal de inconformação que muitas vezes nos invade a alma diante dos chamados de retificação pela dor. Causa e Efeito é a ficção do momento, nos nossos cinemas, que traduz uma lei verdadeira através da sétima arte.      


¹ editorial do programa Antena Espírita de 30/06/2014.
(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário