terça-feira, 29 de outubro de 2013

"IMAGINATION"






 Por Francisco Castro (*)



A população mundial é algo mais de 7,3 bilhões de habitantes, dos quais 31,5% se dizem cristãos, ou seja, são os católicos, evangélicos, espíritas e outros, perfazendo assim uma população mundial em torno de 2,3 bilhões. A população muçulmana, bastante numerosa, é algo em torno de 23,5 % da população mundial, o que perfaz aproximadamente 2 bilhões de habitantes, sendo que o restante da população mundial, ou acredita em outras divindades ou não tem religião.
Analisando-se os dados acima, percebemos que mais de quatro bilhões de pessoas, acredita em Deus, e desse contingente mais de dois bilhões de pessoas, acredita em Deus e em Jesus. O leitor deve estar se indagando: Por que tantos números e tantos percentuais nesse texto?
Por uma razão muito simples, há poucos dias um teólogo norte americano, Joseph Atwill, (foto abaixo) anunciou que vai lançar um livro onde provará por seus estudos, que a vida de Jesus foi uma ficção criada pelos romanos! Abalando, assim, a crença de mais de mais de dois bilhões de criaturas no mundo inteiro.
Há algum tempo atrás, mais precisamente em 2006, um biólogo britânico, Richard Dawkins, publicou um livro no qual afirma que “Deus é um Delírio”. Dawkins e mais outros estudiosos, dentre eles Daniel Dennett, Lewis Wolpert, Sam Harris e Victor Stenger, formam o grupo de novos ateístas, cujos estudos tenta afetar a crença de mais 4 bilhões de criaturas no mundo inteiro, somados os Cristãos e os Muçulmanos.
No ano de 2004, publiquei no Jornal Gazeta Espírita, um texto sob o título Educação em Valores Espíritas. Nesse texto fiz criticas a uma matéria publicada em um jornal de uma casa espírita, no qual se divulgava um método “Educação em Valores Humanos”, onde contestava essa proposta formulada por um guru indiano, Sri Sathya Sai Baba, falecido em 24 de abril de 2011, no qual procuro mostrar que o método de Educação em Valores Espíritas, que se conhece como Evangelização Espírita, tem sua proposta baseada na Doutrina Espírita que tem em Jesus, segundo a questão 625 de “O Livro dos Espíritos”, o Guia e Modelo da Humanidade!
Nesse mesmo artigo citado logo acima, questiono uma expressão desse guru indiano, na qual ele afirma ser a figura de Jesus, apenas, “IMAGINATION”, ora o que é ficção senão algo irreal, fruto da imaginação?
Façamos agora a soma dessas duas teorias acima, a de que “Deus É Um Delírio” e de que “Jesus É Uma Ficção Criada Pelos Romanos”, senão a mesma coisa, frutos da imaginação de alguém?
Dessa forma, mais da metade da população do planeta teria sua crença religiosa, a sua Fé, baseada em algo que existe apenas nos devaneios, na imaginação das pessoas, sem apoio na realidade, sem base nas leis naturais!  Da mesma forma que as teorias acima mencionadas!
Caso essas teorias tivessem bases verdadeiras, isso teria um efeito devastador para todos os esforços desenvolvidos por todos os povos pela Paz Mundial. O efeito desse tipo de teoria, caso se comprovem a sua veracidade, seria o mesmo que o de se abrir as porteiras de um curral onde lá se encontrasse uma manada de potros ou de touros bravios, e todos os esforços para a melhoria individual dos seres humanos iriam por água abaixo, ou melhor, porteira abaixo!
Mas, nem tudo está perdido! Na mesma área daqueles que afirmam que a crença em Deus e em Jesus é apenas fruto da imaginação, existem estudiosos cujos estudos concluem exatamente o contrário, abro espaço para citar o livro “Um Ateu Garante: Deus Existe” do filósofo, também inglês, hoje Deísta, Antony Flew, o qual travou intensos debates orais e escritos com o biólogo inglês Richard Dawkins autor da obra “Deus Um Delírio”.
No seu livro, cujo título citamos acima, na 2ª Parte sob o título: MINHA DESCOBERTA DO DIVINO, Antony Flew, apresenta alguns questionamentos que mudaram sua crença: Quem Escreveu as Leis da Natureza? O Universo Sabia Que Íamos Chegar? Como Surgiu A Vida? Alguma Coisa Vem do Nada? E ele conclui com os capítulos: Abrindo espaço Para Deus e Aberto à Onipotência!
Felizmente, os Espíritos Superiores, que são as potências do Céu nos afirmam na questão Nº 1 de “O Livro dos Espíritos:” que “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas;” na questão Nº 76, “que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo fora do mundo material”; e na questão 625, citada acima, que Jesus “É Guia e Modelo da Humanidade!”


(*) integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.


11 comentários:

  1. Caro amigo Castro,
    Ensaiava escrever algo sobre o tema, o que se tornou desnecessário. Na realidade, a declaração não passa de jogada de marketing em cima da obra. Debruçar-se para analisá-la, ver-se-á que é mera repetição de obras de autores citados por você no artigo. No entanto, estudiosos dos Evangelhos afirmam que dificilmente um ser humano seria capaz de produzir ensinos morais tão harmônicos como os de Jesus, e olha que muito foi alterado e outros livros foram considerados apócrifos pela Igreja. Quanto ao Sai Baba, você abordou muito bem, considerando que há correntes dentro do movimento espírita que defendem as suas ideias, inclusive divulgando a sua metodologia "Educação em Valores Humanos", como enfatizastes. Muito elucidativo seu artigo, principalmente para "espíritas saibabistas." Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    Não tens medo de apedrejarem o Blog? Gostei do teu comentário, principalmente de que gostarias de escrever algo parecido. Vamos aprofundar o assunto, em outras oportunidades.
    Castro

    ResponderExcluir
  3. Estes esclarecimentos são necessários. Nem sempre lemos essas publicações, e ao vermos uma matéria como esta, até aprendemos mais e, nos atualizamos um pouco sobre o assunto em pauta. Parabéns Castro!

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Vera!
    Grato pelo registro. Tirando a parte que me toca, este blog é um desfile de excelências.
    Fraternal Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Castro, é claro que concordo com a sua linha de pensamento. O fato é que o livro citado não vai ser publicado, andei pesquisando o autor e ele assevera que o livro foi lançado há 10 anos e que só agora alcança o nível inicial de especulação. Ele afirma que não exibiu nenhuma opinião pessoal apenas colocou lado a lado a bíblia cristã(Novo Testamento) e a obra escrita no século II(salvo engano) intitulada A Guerra Judaica sem qualquer crítica pessoal. Talvez fosse o caso de discutirmos essa obra publicada para vermos a sua capacidade de tornar Jesus uma iniciativa da Mídia romana para dominar as pessoas. No artigo/entrevista que li o autor mais se refere ao poder destruidor da Igreja Católica durante os primeiros séculos que ele imputa a Jesus(Cristianismo). Roberto Caldas

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos, Castro e Roberto!
    A Guerra Judaica é de Flávio Josefo, assim como História dos Hebreus, que a tenho. Josefo é talvez o único historiador da Antiguidade que dá notícia de Jesus. No Livro XX, item 856 de Antiguidades Judaicas, Josefo escreve:"... diante do qual fez comparecer Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo, e alguns outros;... Josefo viveu entre 37 e 103 d.C. Vamos continuar pesquisando.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jorge, se você tem a obra que o autor apresentou como PROVA de que Jesus foi mera produção romana julgo da maior importância que seja avaliada a fonte e que possamos trazer à luz dos fatos aquilo que não temos dúvidas: Jesus é o Grande Mestre da humanidade. Roberto Caldas

      Excluir
  7. Roberto, apenas comentei uma notícia veiculada pelo G1. Aproveitei para realçar o que os Espíritos disseram, sem qualquer crédito à obra que, segundo o site, ainda ia ser publicada. Essa que você se referiu no seu comentário não cheguei a ver, mas acho que não vai mais valer a pena se houve desmentido do próprio autor. Castro

    ResponderExcluir
  8. Olá, Castro e Roberto!
    Temos que ler esta obra. Vamos "caçá-la".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei feliz depois de 4 anos revisitar esse texto e as conversas que entretemos. Muito bom. Roberto Caldas

    ResponderExcluir