Pular para o conteúdo principal

CENTRO ESPÍRITA AO AR LIVRE







Há algum tempo, aproximadamente oito anos, publicamos um pequeno opúsculo com o título: Fundação e Funcionamento de Centros Espíritas – Perguntas e Respostas, onde procuramos explicar que Centro Espírita pode ser assim considerado, um local onde se reúne um grupo de pessoas com o fim de desenvolver atividades de estudo, difusão e prática da Doutrina Espírita, que tanto pode ser de pequeno, médio como de grande porte, dando a entender que nos referíamos a um local circundado por paredes, com piso e cobertura de telhado.
Nessa mesma publicação, distribuída gratuitamente a quem demonstrasse interesse, transcrevemos um conceito emitido por Emmanuel, através do médium Francisco Cândido Xavier, de que “Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros na senda eterna”, desse conceito do benfeitor espiritual, me parece que o aspecto físico é o que menos importa.
Assim, passa a ser de fundamental importância que nele se possa aprender e ensinar, e isso pode acontecer a qualquer tempo e em qualquer lugar. Para que se faça algum tipo de plantação, basta que o terreno seja fértil e que se tenha uma boa semente. Ora, a boa semente é a Doutrina Espírita, o semeador é alguém com o mínimo de conhecimento do mister a que se propõe e aquele que vai recolher as graças através do aprimoramento íntimo, o terreno fértil é quando alguém deseja, ou necessita, ouvir a mensagem esclarecedora, orientadora e consoladora da Doutrina Espírita.
Pois bem, prezado leitor, fizemos essa introdução, para dizer que havíamos sido convidados para proferir uma palestra sobre “O Livro dos Espíritos”, no local intitulado Centro Cultural Jáder de Carvalho, nome de um cidadão (foto abaixo) que, quando encarnado, foi o pai do Professor, Advogado, Jornalista e Ex-Senador Constituinte, Cid Carvalho, ambos figuras muito conhecidas em nossa terra.


A palestra a que nos referimos seria no dia 03 de outubro deste ano de 2013, exatamente no dia em que o Professor Hipolyte Leon Deninard Rivail, que se imortalizou como Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, se ainda estivesse encarnado, estaria completando 209 anos de existência.
Já sabíamos que lá, há algum tempo, funcionava um trabalho de divulgação da Doutrina Espírita através da venda, empréstimos e doações de Livros Espíritas, denominado Ônibus Chico Xavier; um trabalho que, incialmente, foi muito perseguido por alguns funcionários da municipalidade, mas que, finalmente, conseguiu a autorização do Poder Público para ali permanecer.
Chegamos com a antecedência de uns quinze a vinte minutos da hora marcada para o início da tarefa que nos havia sido confiada, e lá encontramos um grupo de aproximadamente vinte pessoas, sentadas em círculo e acomodadas em cadeiras de plástico, onde um confrade desenvolvia um trabalho de prática do Evangelho Segundo O Espiritismo, a maioria ouvia atentamente a explanação do texto escolhido e, de quando em vez, um mais agitado era acalmado através de um passe magnético aplicado por um confrade, tudo dentro da maior ordem.
Um pouco atrás desse grupo, via-se um luminoso informando o título da palestra da noite, o nome do expositor, e veiculando também outras informações sobre o trabalho que ali se realizava sistematicamente. À frente do grupo um telão com sistema de alto falante e microfone aguardando o início do trabalho principal daquela noite, que era a palestra sobre “O Livro dos Espíritos”, a ser proferida por nós.
Por ser a primeira vez, confesso que estava um pouco apreensivo, de como seria falar em um Centro Espírita ao ar livre! Apreensão que não se justificava e que deu lugar a uma satisfação crescente à medida que discorríamos sobre o tema que nos havia sido confiado e, pelo qual temos uma grande predileção, que é falar sobre “O Livro dos Espíritos”!
A maioria dos leitores do “Blog Canteiro de Ideias, sabe que faço parte da equipe que, todos os domingos, a mais de sete anos, apresenta o “Programa Antena Espírita”, que vai ao ar das 21h às 22h, pela Rádio Cidade AM 860 e onde, em uma semana apresento o quadro intitulado “O Livro dos Espíritos Passo a Passo”, e na outra semana o quadro “O Evangelho Segundo O Espiritismo Passo a Passo”, e assim sucessivamente.
Finalizamos deixando o convite, indo ao calçadão da Avenida Beira Mar, por trás do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, visite o Ônibus Chico Xavier e o espaço cultural Jáder de Carvalho, que nada mais é do que um CENTRO ESPÍRITA AO AR LIVRE!

(*) integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Comentários

  1. Francisco Castro de Sousa19 de outubro de 2013 às 21:23

    Jorge, parabéns! Você transformou um pequeno texto em uma mensagem bastante agradável com essas ilustrações. Espero que os leitores também gostem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Castro!
    Grato pelas referências. Acho que por ser um espaço atípico as ilustrações contribuiriam para uma melhor compreensão dos nossos leitores.
    Que bom!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Francisco Castro de Sousa26 de março de 2017 às 10:04

    Muito bom Jorge, o trabalho que se realiza na Beira Mar realmente merece o destaque que você procurou dar. Parabéns! Agora surgiu um novo trabalho, às terças-feiras o Programa Antenas e Rotativas na Rádio Cidade AM, de 12:00 às 13:00 enfoca a Doutrina Espírita através de um bate-papo com aquela equipe do Centro Espírita ao Ar Livre. O ônibus Chico Xavier foi desativado devido às perseguições da municipalidade e também do assaltos, infelizmente! Parabéns amigo, aquele trabalho realmente merece o destaque que você tem dado! As entrevistas são realizadas pelo Dr. CID CARVALHO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

QUANDO A VIDA TEM ROTEIRO: FATALIDADE, ESCOLHA E PLANEJAMENTO REENCARNATÓRIO

  Por Wilson Garcia Há perguntas que atravessam séculos com a mesma inquietação: existe destino? Somos conduzidos por um fio invisível que determina o fim de nossa história, ou caminhamos em terreno aberto, onde cada decisão pode alterar o curso dos acontecimentos? A questão 853 de O Livro dos Espíritos volta a frequentar esse debate com força. O texto descreve situações em que uma pessoa escapa de um perigo mortal apenas para cair em outro — e questiona: seria isso fatalidade? O termo, carregado de ressonâncias filosóficas e religiosas do século XIX, parece sugerir um destino inflexível.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

OS PIORES INIMIGOS – EPÍLOGO: A VAIDADE

  Por Marcelo Teixeira         Visito pela última vez o capítulo 31 do livro “Luz Acima”, ditado pelo espírito Irmão X e psicografado pelo médium Chico Xavier, para encerrar a série sobre os piores inimigos. Na história narrada, o apóstolo Pedro viaja a pé com Jesus. No trajeto, é visitado por cinco inimigos internos. Chegou a hora do inimigo ainda não abordado: a vaidade.            Pedro e o Cristo cruzam com um romano chamado Rufo Grácus, que é semiparalítico e viaja a bordo de uma liteira carregada por fortes escravos. Ao ver a dupla, Rufo sorri para ambos com ar de desdém. O apóstolo, sem hesitar, diz que tem vontade de cruzar novamente com o “pecador impenitente, a fim de dobrar-lhe o coração para Deus”. Jesus lhe afaga o ombro e indaga: “Por que instituiríamos a violência ao mundo, se o próprio Pai nunca se impôs a ninguém?”. E arremata: “A vaidade é um verdugo sutil”.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

COMPULSÃO SEXUAL E ESPIRITISMO

  Certamente, na quase totalidade dos distúrbios na área da sexualidade, a presença da espiritualidade refratária à luz está presente ativamente, participando como causa ou mesmo coadjuvante do processo. O Livro dos Espíritos, na questão 567, é bem claro, ensinando-nos que espíritos vulgares se imiscuem em nossos prazeres porquanto estão incessantemente ao nosso redor, tomando parte ativamente naquilo que fazemos, segundo a faixa vibratória na qual nos encontramos. Realmente, na compulsão sexual ou ninfomania, a atuação deletéria de seres espirituais não esclarecidos é atuante, apresentando-se como verdadeiros vampiros, sugando as energias vitais dos doentes. O excelso sistematizador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, em A Gênese, capítulo 14, define a obsessão como "(...) a ação persistente que um mau espírito exerce sobre um indivíduo". Diz, igualmente, que "ela apresenta características muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem sin...

“CANALHA! CANALHA! CANALHA!”: O GRITO DE INDIGNAÇÃO CONTRA A CANALHICE ESTRUTURAL BRASILEIRA

    Por Jorge Luiz     O Grito da Canalhice: Uma Definição Multifacetada             “Assim sendo, declaro vaga a Presidência da República.” Com essas palavras,  o presidente do Senado, Auro Moura Andrade, anunciou a um tumultuado Congresso Nacional, na madrugada do dia 2 de abril de 1964, que João Goulart não era mais o presidente do Brasil. Jango estava em Porto Alegre. Na gritaria que se seguiu à fala de Auro, o deputado Almino Afonso ouviu Tancredo Neves, líder do governo na Câmara, gritar: “Canalha! Canalha! Canalha”. A frase é frequentemente citada por outros políticos em momentos de crise, como fez o senador Roberto Requião, em 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, evocando a memória do ato de Moura Andrade e a reação de Tancredo.

ALUCINAÇÃO - UMA REVISÃO EM KARDEC

  Todas as vezes que me sento diante do computador para escrever algum artigo, penso seriamente naquilo que seria possível para mim, mas que, antes de tudo, poderia despertar algum sentido mais profundo para os que me leem. Naturalmente, a minha pretensão é grande, pois reconheço a minha pequenez para tal, no entanto, parto do princípio de que, se possível, eu possa escrever sobre um assunto que não seja corriqueiro. Entretanto, como psiquiatra, não consigo fugir muito aos assuntos ligados ao dia-a-dia da minha experiência profissional. Portanto, escolhi mais uma vez abordar um tema voltado à questão patológica: a alucinação. Contudo, desta vez, mais do que nunca, o meu referencial é Kardec.

UMA AMOSTRAGEM DA TESE ESPÍRITA: DOIS CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO (FINAL)

  Por Jerri Almeida   O caso Rodrigo e Fernando (Estudado por Hernani Guimarães Andrade) Imagine um casal no período de uma semana, enfrentar a morte de dois de seus filhos? Entre os dias 7 e 13 de janeiro de 1923 esse doloroso fato foi vivenciado pelo Sr. Jesuíno V. Marques e sua esposa D. Eulina Sl. Vilares. Cristiano, com seis meses, desencarnou com uma gastroenterite, e Fernando, de 4 anos, seis dias após, vitimado por uma doença de complexo tratamento para a época. Após a morte dos dois meninos, os pais com a filha Antônia, resolveram mudar daquela casa, adquirindo outra residência onde passaram a morar.