domingo, 20 de janeiro de 2013

UMA NOVA ERA NA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO






Por Jorge Luiz (*)



            Foi com grata e feliz surpresa que ao visitar o site da Federação Espírita Brasileira - (FEB), deparei-me com a disponibilidade de cursos à distância para a capacitação de gestão de centros espíritas. Dentro da campanha intitulada “Uma Nova Era na Divulgação do Espiritismo”, a FEB criou o “Projeto Gestão de Centros Espíritas”, com inscrições abertas para os cursos: I – Centro Espírita – Visão Geral; II – Estrutura e Funcionamento do Movimento Espírita.
            O projeto, no entanto, prevê a oferta de outros cursos já em desenvolvimento: O Dirigente e os Colaboradores; O Dirigente e o Processo de Trabalho; Aspectos Gerais da Organização Jurídica no Centro Espírita e a Sustentabilidade Financeira do Centro Espírita. Referendamos a iniciativa, pois do conteúdo ainda não temos conhecimento.
            Na realidade, fiquei duplamente feliz e gratificado. No biênio 2005-2006, oportunidade em que exerci as funções de secretário-geral da Federação Espírita do Ceará, elaborei, inclusive com apoio de recursos audiovisuais, curso para dirigentes espíritas parecido com os atuais ofertados pela FEB. O treinamento é constituído pelos seguintes módulos:

·         Módulo I – O Centro Espírita;
·         Módulo II – O Dirigente Espírita;
·         Módulo III – O Dirigente e o Movimento Espírita;
·         Módulo IV – O Dirigente e os colaboradores espíritas;
·         Módulo V – O Dirigente Espírita COACH;
·         Módulo VI – O Dirigente Espírita e o seu processo de trabalho;
·         Módulo VII – Lidando com a consciência espírita.

            O curso ainda conta com a análise de filmes que abordam a liderança eficaz, trabalho em equipe, técnica de reunião, criatividade, direção sensata, além de uma bibliografia vastíssima, espírita e não espírita.

               Infelizmente, por falta de apoio logístico não se conseguiu viabilizar o treinamento.
            Os leitores deste blog têm acompanhado a forma enfática e insistente que postamos artigos que fazem referência à gestão dos centros espíritas; ao estilo de liderança; a falta de planejamento. O último “canteiro” sobre “Liderança Espírita” demostrei claramente onde está a gênese de todas as dificuldades que atravessa o movimento doutrinário-espírita.
            Não considerem isso como laivo de vaidade ou coisa parecida. Abraham Lincoln (1809-1865), 16º presidente do EUA, afirmava que “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.” Contribuir para a melhoria desses processos é o principal móvel que nos anima. Portanto, esta demonstração é pela justeza das nossas insistentes observações sobre o assunto.
            A iniciativa da FEB é louvável, não restam dúvidas. O sucesso da empreitada, entretanto, está na ponta. As Federativas Estaduais devem articular de forma planejada com os órgãos informais de unificação para que os dirigentes realizem os cursos. Os dirigentes espíritas não só devem participar como estimular a participação de outros colaboradores, que comporão equipe de multiplicadores. A equipe, coordenada pelo dirigente, compartilhará os conhecimentos e experiências para que delas surjam mudanças estruturais, diretivas e tornem a dinâmica operacional-administrativa das Casas mais eficientes.
            O desafio está lançado.
            As possibilidades estão sendo ofertadas.
            As iniciativas devem ser tomadas.
          O movimento espírita que hoje participamos não é o desejável para operar as mudanças que a Humanidade espera. Cabe a cada um a adoção de posturas que contribuam para a sua melhoria.
       Chegamos naquele estágio da evolução em que Allan Kardec, em “A Gênese”, prognosticou: O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Somente o Espiritismo é mais apto, do que qualquer doutrina a secundar o movimento de regeneração.
           
            E o apelo do Mestre Jesus ainda ecoa, na Parábola do Mordomo Infiel:

            “Dá contas da tua administração, porque já não poderás ser meu administrador.”


Post Scriptum: maiores informações: http://www.sistemas.febnet.org.br/gestao/
(*) livre pensador, blogueiro e voluntário do ICE.

3 comentários:

  1. Caro, Jorge. Ótimo artigo.
    Acho que dentro de alguns anos o espiritismo irá sofrer uma reviravolta positiva.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, Jorge, Parabéns. ( Nonato/CE A B E M )

    ResponderExcluir