Pular para o conteúdo principal

UMA NOVA ERA NA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO






Por Jorge Luiz (*)



            Foi com grata e feliz surpresa que ao visitar o site da Federação Espírita Brasileira - (FEB), deparei-me com a disponibilidade de cursos à distância para a capacitação de gestão de centros espíritas. Dentro da campanha intitulada “Uma Nova Era na Divulgação do Espiritismo”, a FEB criou o “Projeto Gestão de Centros Espíritas”, com inscrições abertas para os cursos: I – Centro Espírita – Visão Geral; II – Estrutura e Funcionamento do Movimento Espírita.
            O projeto, no entanto, prevê a oferta de outros cursos já em desenvolvimento: O Dirigente e os Colaboradores; O Dirigente e o Processo de Trabalho; Aspectos Gerais da Organização Jurídica no Centro Espírita e a Sustentabilidade Financeira do Centro Espírita. Referendamos a iniciativa, pois do conteúdo ainda não temos conhecimento.
            Na realidade, fiquei duplamente feliz e gratificado. No biênio 2005-2006, oportunidade em que exerci as funções de secretário-geral da Federação Espírita do Ceará, elaborei, inclusive com apoio de recursos audiovisuais, curso para dirigentes espíritas parecido com os atuais ofertados pela FEB. O treinamento é constituído pelos seguintes módulos:

·         Módulo I – O Centro Espírita;
·         Módulo II – O Dirigente Espírita;
·         Módulo III – O Dirigente e o Movimento Espírita;
·         Módulo IV – O Dirigente e os colaboradores espíritas;
·         Módulo V – O Dirigente Espírita COACH;
·         Módulo VI – O Dirigente Espírita e o seu processo de trabalho;
·         Módulo VII – Lidando com a consciência espírita.

            O curso ainda conta com a análise de filmes que abordam a liderança eficaz, trabalho em equipe, técnica de reunião, criatividade, direção sensata, além de uma bibliografia vastíssima, espírita e não espírita.

               Infelizmente, por falta de apoio logístico não se conseguiu viabilizar o treinamento.
            Os leitores deste blog têm acompanhado a forma enfática e insistente que postamos artigos que fazem referência à gestão dos centros espíritas; ao estilo de liderança; a falta de planejamento. O último “canteiro” sobre “Liderança Espírita” demostrei claramente onde está a gênese de todas as dificuldades que atravessa o movimento doutrinário-espírita.
            Não considerem isso como laivo de vaidade ou coisa parecida. Abraham Lincoln (1809-1865), 16º presidente do EUA, afirmava que “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.” Contribuir para a melhoria desses processos é o principal móvel que nos anima. Portanto, esta demonstração é pela justeza das nossas insistentes observações sobre o assunto.
            A iniciativa da FEB é louvável, não restam dúvidas. O sucesso da empreitada, entretanto, está na ponta. As Federativas Estaduais devem articular de forma planejada com os órgãos informais de unificação para que os dirigentes realizem os cursos. Os dirigentes espíritas não só devem participar como estimular a participação de outros colaboradores, que comporão equipe de multiplicadores. A equipe, coordenada pelo dirigente, compartilhará os conhecimentos e experiências para que delas surjam mudanças estruturais, diretivas e tornem a dinâmica operacional-administrativa das Casas mais eficientes.
            O desafio está lançado.
            As possibilidades estão sendo ofertadas.
            As iniciativas devem ser tomadas.
          O movimento espírita que hoje participamos não é o desejável para operar as mudanças que a Humanidade espera. Cabe a cada um a adoção de posturas que contribuam para a sua melhoria.
       Chegamos naquele estágio da evolução em que Allan Kardec, em “A Gênese”, prognosticou: O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Somente o Espiritismo é mais apto, do que qualquer doutrina a secundar o movimento de regeneração.
           
            E o apelo do Mestre Jesus ainda ecoa, na Parábola do Mordomo Infiel:

            “Dá contas da tua administração, porque já não poderás ser meu administrador.”


Post Scriptum: maiores informações: http://www.sistemas.febnet.org.br/gestao/
(*) livre pensador, blogueiro e voluntário do ICE.

Comentários

  1. Caro, Jorge. Ótimo artigo.
    Acho que dentro de alguns anos o espiritismo irá sofrer uma reviravolta positiva.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, Jorge, Parabéns. ( Nonato/CE A B E M )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

“EU VI A CARA DA MORTE!”

      Por Jerri Almeida Em 1972, quando ingressou na faculdade de medicina, o Dr. Raymond   A.   Moody Jr., já havia coletado um número significativo de relatos de pessoas que estiveram entre a fronteira da vida com a morte. Essas experiências – cerca de 150 casos – coletadas e investigadas pelo Dr. Moody, deram origem à denominação E.Q.M., ou Experiências de Quase Morte, cujos relatos foram catalogados em três situações distintas:   1) pessoas que foram ressuscitada depois de terem sido declaradas ou consideradas mortas pelos seus médicos; 2) pessoas que, no decorrer de acidentes ou doenças ou ferimentos graves, estiveram muito próximas da morte; 3)   pessoas que, enquanto morriam, contaram a outras pessoas que estavam presentes o conteúdo de suas experiências naquele momento.

PERDA LETAL DO DNA DA CIVILIDADE AMEAÇA O GLOBO

                                          Por Ana Cláúdia Laurindo Fenômenos climáticos estão gerando tempestades em partes do globo, e estas modificam paulatinamente algumas regiões da Terra. Cientistas observam, alertam. Animais migram e ameaçam o habitat de outras espécies. Plantas tóxicas são arrancadas e espalhadas para além do seu nicho conhecido. Novos comportamentos de cuidados são sugeridos ao ser humano. No entanto, a hecatombe cultural humana também espalha veneno e ameaça a espécie. O DNA da civilidade está sendo modificado.

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE: QUANDO A CIÊNCIA CHEGA AO LIMITE

    Por Wilson Garcia   Um fenômeno real, um enigma persistente e os limites do paradigma neurológico   Apesar de todos os avanços da neurociência contemporânea, as Experiências de Quase Morte (EQMs) continuam a ocupar um território desconfortável entre o que a ciência consegue explicar e aquilo que ainda escapa aos seus modelos. A recente matéria publicada pelo UOL reconhece esse impasse de forma rara na divulgação científica: não há, até o momento, uma explicação conclusiva, consensual e plenamente satisfatória para o fenômeno. Esse reconhecimento, por si só, já representa um deslocamento importante. Durante décadas, EQMs foram tratadas como simples subprodutos do cérebro em colapso — alucinações, fantasias induzidas por anoxia, descargas químicas aleatórias. Hoje, esse discurso mostra sinais claros de esgotamento.

PERVERSAS CARTAS “CONSOLADORAS” E A NECESSIDADE DE RESPONSABILIDADE À LUZ DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

  Por Jorge Hessen No Brasil há um fenômeno perturbador: mães enlutadas, devastadas pela perda de filhos, sendo iludidas por supostas comunicações mediúnicas produzidas por pessoa que se apresenta  como “intermediária” do além, mas que, na realidade, utiliza informações obtidas em redes sociais e bancos de dados digitais para simular mensagens espirituais.             Trata-se de prática moralmente repugnante e juridicamente questionável , que pode ser compreendida como verdadeiro estelionato do luto , pois explora o sofrimento extremo para obtenção de fama, prestígio ou vantagens materiais. É verdade que a Constituição Federal brasileira assegura a liberdade religiosa (art. 5º, VI), garantindo o livre exercício dos cultos e das crenças. Mas tal garantia não pode ser confundida com autorização para fraude . A própria ordem constitucional estabelece que ninguém está acima da lei e que a liberdade termina quando começa o direito do outro,...

PARA ONDE VAMOS DEPOIS DA MORTE?

Se raciocinarmos com aqueles que acham, que do “pó viemos e para o pó voltaremos”, a resposta é simples, para a sepultura. Ao contrário, raciocinando com os que admitem a existência da alma, a resposta não é tão simples assim. Esse grupo formado por mais de noventa por cento da população do globo, se divide entre os que acreditam que após a morte a alma volta para o todo universal, perdendo sua individualidade, e os que defendem a sobrevivência da alma, porém individualizada, são os espiritualistas. Essa corrente não é unânime, uns admitem para a alma após a morte apenas dois caminhos: A salvação, se pensarem e uma maneira, e o fogo do inferno, se pensarem de maneira diferente. Outros admitem para a alma, além do Céu e o inferno um terceiro caminho, o Purgatório.   Ambas as vertentes, porém, aniquilam assim um dos atributos de Deus, a Justiça, e veem a divindade dirigindo um grande tribunal, inocentando uns e condenando outros, a nenhum permitindo uma chance seq...

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...