Pular para o conteúdo principal

O ESTADO SOCIAL

 

 


 Por Doris Gandres

Nosso mundo atualmente fervilha, em todos os sentidos, homens e natureza. Valores morais parecem se esfacelar contra conceitos imediatistas de poder, de prazeres equivocados, de felicidade ilusória e enganosa.

O progresso técnico e tecnológico acelerado, o alto incentivo dado ao desenvolvimento da inteligência com o objetivo de superação, não de si mesmo, mas sobretudo do próximo, transformando praticamente todo tipo de relação e atividade numa competição muitas vezes desleal, desviou o homem ainda imaturo espiritualmente de seus verdadeiros interesses, de sua verdadeira finalidade e destinação.

A aparência, física e de condições materiais, tornou-se a meta principal. É preciso parecer bem sucedido independentemente da realidade. As academias se multiplicam, a indústria de cosméticos cresce mesmo diante da crise econômica e o nosso país já ocupa o segundo lugar em número de cirurgias plásticas, porque não se pode envelhecer naturalmente...

“Parece que assistimos a um começo de desagregação da sociedade. O cimento que liga os elementos do edifício, isto é, o espírito de família, a disciplina social, o patriotismo, o sentimento religioso etc., se enfraquecem e se decompõem (...) O estado social não sendo, em seu conjunto, senão o resultado dos valores individuais, importa, antes de tudo, em obstinar-nos nessa luta contra os nossos defeitos, nossas paixões, nossos interesses egoístas. Enquanto não tivermos vencido o ódio, a inveja, a ignorância, não se poderá estabelecer a paz, a fraternidade, a justiça entre os homens; e a solução dos problemas sociais permanecerá incerta e precária”. (1)

As reflexões acima são de Léon Denis, em seu livro Socialismo e Espiritismo – livro esse que sabemos ser de muito pouco conhecimento dos espíritas, apesar da seriedade e do renome do ilustre e respeitado autor.

A Doutrina Espírita apresenta um profundo e vasto aspecto social em seu escopo, fartamente expresso n’O Livro dos Espíritos, particularmente na sua terceira parte, nas Leis Morais, como muito apropriadamente Allan Kardec denominou a exposição didática das leis naturais, divinas. Também n’O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos com facilidade, desde que abertos a tanto, muitos ensinamentos com fundamento social: Bem Aventurados os Mansos e Pacíficos (Cap.IX); Bem Aventurados os Misericordiosos (Cap.X); Que a Mão Esquerda não saiba o que faz a Mão Direita (Cap.XIII); Servir a Deus e a Mamon (Cap.XVI) e outros tantos...

Deolindo Amorim, outro espírita consagrado pelo seu trabalho doutrinário, afirma que: “O pensamento social da Doutrina Espírita ainda não foi descoberto em sua plenitude a não ser pelos que se interessam por esta área de estudos” (...) “A Doutrina reprova a omissão ou o enclausuramento deliberado para fugir do mundo, pois devemos participar e, assim, oferecer à sociedade a nossa cota de serviço. Como poderemos trabalhar pelo melhoramento do mundo se nos afastamos ou nos alienamos?” (2)

Em todos os tempos essas reflexões foram válidas e hoje mais do que nunca, visto que hoje já dispomos de suficiente entendimento, ainda que falho em numerosos pontos, para avaliar e reavaliar nossas posturas diante do perigo de uma derrocada social iminente – fecharmos olhos e ouvidos ao clamor de renovação que nos lançam os Benfeitores Espirituais – encarnados e desencarnados – nos causará um triste e doloroso atraso em nosso progresso espiritual, um recomeço ainda muito mais difícil do que possamos supor. Moralmente estamos marcando passo há muito tempo ou avançando à velocidade da tartaruga.

“O aperfeiçoamento da Humanidade segue uma marcha regular e lenta, que resulta da força das coisas; mas quando um povo não avança bastante rápido, Deus lhe provoca, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma (3) ... A Humanidade progride através dos indivíduos que se melhoram pouco a pouco e se esclarecem (4) ... A questão social não tem, pois, por ponto de partida, a forma de tal ou qual instituição; ela está toda no melhoramento moral dos indivíduos e das massas (5).

Para corroborar a visão social esclarecida do Espiritismo, vou encerrar com Léon Denis, no mesmo livro citado, para que não se pense que aqui transcrevo minha opinião pessoal: “Nosso mundo, dissemos precedentemente, é arrastado por uma corrente poderosa para uma era de transformação social. O Socialismo, qualquer seja a opinião que dele se faça, que se o aprove ou que se o condene, tem perseguido seu caminho, a despeito das resistências, e se tornou uma força com a qual é preciso contar (...) O Socialismo do futuro será o socialismo espiritualista pois realizará um ideal baseado no desenvolvimento da mais alta faculdade da alma. Só ele poderá dissipar os prejuízos de castas, de raças, de cores, de religiões e fazer nascer um sentimento profundo de fraternidade única”. 

Conhecemos o maior de todos os socialistas, não podemos negar: Jesus de Nazaré, que não fazia nenhuma distinção entre nenhuma das criaturas, a quem quer que fosse abria seu coração, estendia sua mão e ofertava seu amor incondicional...

 

 

 

Fontes bibliográficas

 

    Léon Denis – Socialismo e Espiritismo

    Deolindo Amorim – O Espiritismo e os Problemas Humanos

    Allan Kardec – O Livro dos Espíritos q.783

    Allan Kardec – O Livro dos Espíritos q.789

    Allan Kardec – Obras Póstumas/Credo Espírita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...