terça-feira, 15 de junho de 2021

QUEM NÃO SE COMUNICA...

 

A Doutrina Espírita é fruto da comunicação. Dois mundos, o material e o espiritual, se encontraram por intermédio do agente denominado por Allan Kardec pelo neologismo de Médium. É sabido que esses elementos (mundo material/espiritual e o médium) existiam antes daquele momento em que se encontraram, mas a comunicação só se deu a partir do momento em que foi possível ser materializada a mensagem.

Comunicar não é um ato casual simplesmente, pois se fundamenta em processo inteligente que objetiva trazer às claras o que oculto estava e depende do amadurecimento do receptor, da disposição do comunicador e da flexibilidade dos meios que traduzem o conteúdo que é produto do ensino.

No caso dos ensinamentos espíritas, as notícias correram toda a Europa e alcançaram os outros continentes ainda nascentes graças à compreensão do Codificador em, quase de imediato, criar mecanismos de divulgação e comunicação à distância, por intermédio da Revista Espírita, no dia 12/01/1858 sob a responsabilidade direta de Allan Kardec e publicada até a sua desencarnação, ocorrida em 31 de março de 1869.

No livro publicado após o desencarne de Kardec, Obras Póstumas, consta texto escrito pelo próprio que expressa a necessidade da divulgação em massa para que se desse a popularização do Espiritismo, com a redação que se segue: “Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até às localidades mais distantes, o conhecimento das ideias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinião geral” (OP – Projeto 1868).

O avançar dos anos trouxe outras possibilidades à publicização das ideias e do ideal espíritas, mormente nesses tempos em que as chamadas live (ao vivo, viver) ganham os espaços no mais amplo sentido da expressão e varam os milhares de quilômetros em torno da Terra. Naturalmente que os meios de comunicação são os grandes responsáveis por permitirem a materialização da expansão da mensagem do Consolador mundo afora.

Mais do que em qualquer época se levanta a urgente necessidade de apresentar a Doutrina Espírita às pessoas, sem qualquer pretensão proselitista na centralidade dos objetivos. Muito mais para acolher, ensinar e educar segundo os princípios de Jesus sob o prisma renovado pelos Espíritos Promotores da Codificação e coordenação de Allan Kardec.

Essa a função que o Programa Antena Espírita coloca em seus ombros todas as semanas quando penetra em tantos lares para iluminar o ambiente familiar e orientar as pessoas que escutam os ensinamentos que suavizam as dificuldades nossas de cada dia. Para realizar essa tarefa conta com uma grande parceira; a médium que lhe permite viajar pelas ondas hertzianas. Sim, Antena Espírita utiliza uma médium para chegar as suas casas caros ouvintes. A Rádio Cidade AM 860.Emissora de rádio concessionada em Maracanaú e sediada em Fortaleza, integrante do Grupo Cidade de Comunicação, fruto do esforço empresarial e criativo de Miguel Dias de Souza, que nos deixou em 19/03/2018. Surgida em 10/06/1982, a Rádio Cidade completa 39 anos de informação, entretenimento, lautos Serviços prestados à sociedade cearense.

O Programa Antena Espírita jamais deixaria de homenagear a sua grande parceira Cidade AM em ocasião tão especial. Bênçãos de Deus envolvam esse empreendimento.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário