Pular para o conteúdo principal

JUNHO, ORGULHO LGBTQIA+ E ESPIRITISMO

 

 

O mês de junho é marcado pelo orgulho LGBTQIA+. Muitas pessoas encontram muita dificuldade para o entendimento da necessidade de afirmação por parte de indivíduos que se enquadram nessas características, envolvendo orientações sexuais e identidades de gênero diferentes da heterocisnormatividade; contudo, ante o apagamento histórico e a marginalização de diversos indivíduos não heterossexuais e não cisgêneros, faz sentido trazer esse assunto e colocá-lo em pauta, pois o lugar de fala é essencial para entendermos o lado do outro e desenvolvermos a nossa alteridade.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

                A origem da data vem de um fato que marcou a história dos Estados Unidos da América, conforme Mariotti (2020):

(...)

            O departamento de Polícia americana era acostumada a invadir subitamente estabelecimentos ocupados por lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais na época há décadas. Muitos desses eram “escondidos” e não tinham a permissão para vender bebidas, o que dava aos guardas justificativa para suas batidas.

            Um dos clubes, Stonewall Inn, na Greenwich Village, tinha a maior parte de seus frequentadores jovens da periferia, que haviam deixado suas famílias justamente pelo preconceito, e drag queens.

            No dia 28 de junho de 1969, a polícia entrou para o ataque no bar para fechá-lo e aproveitou para agredir aqueles que lá estavam e levar sobre custódia quem não usava roupas adequadas ao seu sexo biológico, como mandava a lei. Naquele momento, no entanto, os clientes do bar e as pessoas das redondezas decidiram revidar, ao invés de aceitar a violência. Do lado de fora do prédio, primeiro jogaram moedas e garrafas nos oficiais — Marsha P. Johnson, mulher negra transsexual, foi a primeira a reagir.

            A revolta rapidamente escalou para um incêndio dentro de Stonewall Inn e viaturas sendo viradas de cabeça para baixo. Marchas se deram por seis dias depois. Foi um momento catatônico para o povo LGBT, cansado depois de tantos anos sendo assediado e violentado pelas autoridades. A partir daí, organizações como a Aliança de Ativistas Gays e a Frente da Libertação Gay foram formadas.

(...)

                 Ficam claras aqui a perseguição histórica aos grupos que não seguem a heterocisnormatividade é histórica, e que começou a ser confrontada de maneira mais evidente a partir desse período. Já escrevemos artigos aqui demonstrando o quanto essas populações são perseguidas, a ponto de termos dados alarmantes (Albani, 2020), como o índice de mortalidade de transexuais como o maior do mundo, conforme Nações Unidas Brasil (2021).

                A marginalização começou a diminuir a ponto de garantir a retirada da homossexualidade da Associação Americana de Psiquiatria em 1973 e da versão 10 da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial de Saúde, em 1990, conforme CLAM (2014). A transexualidade, por sua vez, foi retirada somente em 2021, conforme CFP (2019).

            Mesmo assim, ainda há muito a avançar em termos de equiparação de direitos de cidadania para indivíduos LGBTQIA+, conforme vemos em Wikipédia (2021).

SOPA DE LETRINHAS IDENTIFICA ESPÍRITOS IMORTAIS

            Quanto mais os estudos sobre sexualidade avançam, mais as questões identitárias tornam-se complexas, exigindo uma análise mais cuidadosa e acurada sobre o assunto.

            Em um artigo, HMC (2018) apresenta uma sigla divulgada por ativistas britânicos:

 

LGBTQQICAPF2K+

L – lesbian

G – gay

B – bisexual

T – transgender

Q – queer

Q – questioning

I – intersex

A – asexual

A – agender

A – ally

C – curious

P – pansexual

P – polysexual

F – friends and family

2 – two-spirit

K – kink (adicionada recentemente)

                 As siglas acabam englobando orientações sexuais, identidades de gênero, comportamentos sexuais e mesmo constituições físicas:

Orientações sexuais: lésbicas (mulheres que se relacionam com mulheres); gays (homens que se relacionam com homens), bissexuais (indivíduos que se relacionam com homens e mulheres), assexual (indivíduo que não sente atração por nenhum sexo), curioso (quer experimentar); pansexual (indivíduo que não se importa com a constituição física do indivíduo com quem se relaciona, indo além de homens e mulheres), polissexual (indivíduo que não se importa com a constituição física do indivíduo com quem se relaciona, porém menos abrangente que o pansexual).

Identidade de gênero: transgênero (envolvendo transexuais e travestis, indivíduos que não se identificam com os órgãos sexuais nem com os caracteres secundários de seus corpos físicos), agênero (indivíduo que não se identifica nem com o masculino nem com o feminino), two-spirit (sexualidade específica de tribos indígenas estadunidenses e canadenses).

Queer (termo hiperônimo que engloba diversas orientações e identidades de gênero diferentes do padrão heterocisnormativo);

Constituição física: intersexo (indivíduo que nasce com os dois órgãos sexuais);

Comportamento sexual: Kink (fetiches);

Ally: aliado(a) ou amigo(a);

Familiares.

                 Essa diversidade demonstra a necessidade de se especificar melhor as necessidades e as vivências de cada grupo, bem como as intercessões entre essas denominações (por exemplo, um homem heterossexual cisgênero pode ter desejo por sentir prazer na região anal; uma mulher transgênero pode ser homossexual, bissexual ou heterossexual).

            Em próximo artigo, vamos desenvolver melhor que tipo de relação é possível estabelecer entre a doutrina espírita e a diversidade sexual.

 

REFERÊNCIAS

ALBANI, Filipe. O espírita e a segurança pública parte I – “Bandido bom é bandido morto”. In: Canteiro de Ideias. Disponível em <http://www.canteiroideias.com.br/2020/10/o-espirita-e-seguranca-publica-parte-i.html >. Publicado em 29 out. 2020. Acessado em 03 jun. 2021.

CENTRO LATINOAMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS (CLAM). Orientação sexual na CID-11. Disponível em < http://www.clam.org.br/noticias-clam/conteudo.asp?cod=11863 >. Publicado em 21 out. 2014. Acessado em 03 jun. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Transexualidade não é transtorno mental, oficializa OMS. Disponível em < https://site.cfp.org.br/transexualidade-nao-e-transtorno-mental-oficializa-oms>. Publicado em 25 mai. 2019. Acessado em 03 jun. 2021.

HMC, Pedro. LGBTQQICAPF2K+ é a nova sigla da comunidade LGBT segundo alguns ativistas do Reino Unido. In: Põe na roda. Disponível em <https://poenaroda.com.br/diversidade/direitos/lgbtqqicapf2k-e-a-nova-sigla-da-comunidade-lgbt-segundo-alguns-ativistas-do-reino-unido>. Publicado em 05 fev. 2018. Acessado em 20 set. 2020.

MARIOTTI, Domitilla. Entenda por que junho é considerado o mês do orgulho. In: Fala Universidades. Disponível em < https://falauniversidades.com.br/entenda-por-que-junho-e-considerado-o-mes-do-orgulho/>. Publicado em 04 jun. 2020. Acessado em 03 jun. 2021.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo, alerta relatório da sociedade civil entregue ao UNFPA. Disponível em < https://brasil.un.org/pt-br/110425-brasil-e-o-pais-que-mais-mata-travestis-e-pessoas-trans-no-mundo-alerta-relatorio-da >. Publicado em 03 fev. 2021. Acessado em 03 jun. 2021.

WIKIPÉDIA. Legislação sobre pessoas LGBT no mundo. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Legislação_sobre_pessoas_LGBT_no_mundo>. Acessado em 03 jun. 2021.

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEMOCRACIA SEM ORIENTAÇÃO CRISTÃ?

  Por Orson P. Carrara Afirma o nobre Emmanuel em seu livro Sentinelas da luz (psicografia de Chico Xavier e edição conjunta CEU/ FEB), no capítulo 8 – Nas convulsões do século XX, que democracia sem orientação cristã não pode conduzir-nos à concórdia desejada. Grifos são meus, face à atualidade da afirmação. Há que se ressaltar que o livro tem Prefácio de 1990, poucas décadas após a Segunda Guerra e, como pode identificar o leitor, refere-se ao século passado, mas a atualidade do texto impressiona, face a uma realidade que se repete. O livro reúne uma seleção de mensagens, a maioria de Emmanuel.

JESUS E A QUESTÃO SOCIAL

              Por Jorge Luiz                       A Pobreza como Questão Social Para Hanna Arendt, filósofa alemã, uma das mais influentes do século XXI, aquilo que se convencionou chamar no século XVII de questão social, é um eufemismo para aquilo que seria mais fácil e compreensível se denominar de pobreza. A pobreza, para ela, é mais do que privação, é um estado de carência constante e miséria aguda cuja ignomínia consiste em sua força desumanizadora; a pobreza é sórdida porque coloca os homens sob o ditame absoluto de seus corpos, isto é, sob o ditame absoluto da necessidade que todos os homens conhecem pela mais íntima experiência e fora de qualquer especulação (Arendt, 1963).              A pobreza é uma das principais contradições do capitalismo e tem a sua origem na exploração do trabalho e na acumulação do capital.

A FÉ NÃO EXCLUI A DÚVIDA

  Por Jerri Almeida A fé não exclui a dúvida! No espiritismo, a dúvida dialoga filosoficamente com a fé. O argumento da “verdade absoluta”, em qualquer área do conhecimento, é um “erro absoluto”. No exercício intelectual, na busca do conhecimento e da construção da fé, não se deve desconsiderar os limites naturais de cada um, e a possibilidade de autoengano. Certezas e dúvidas fazem parte desse percurso!

ESPIRITISMO NÃO É UM ATO DE FÉ

  Por Ana Cláudia Laurindo Amar o Espiritismo é desafiador como qualquer outro tipo de relação amorosa estabelecida sobre a gama de objetividades e subjetividades que nos mantém coesos e razoáveis, em uma manifestação corpórea que não traduz apenas matéria. Laica estou agora, em primeira pessoa afirmando viver a melhor hora dessa história contemporânea nos meandros do livre pensamento, sem mendigar qualquer validação, por não necessitar de fato dela.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

TRAPALHADAS "ESPÍRITAS" - ROLAM AS PEDRAS

  Por Marcelo Teixeira Pensei muito antes de escrever as linhas a seguir. Fiquei com receio de ser levado à conta de um arrogante fazendo troça da fé alheia. Minha intenção não é essa. Muito do que vou narrar neste e nos próximos episódios talvez soe engraçado. Meu objetivo, no entanto, é chamar atenção para a necessidade de estudarmos Kardec. Alguns locais e situações que citarei não se dizem espíritas, mas espiritualistas ou ecléticos. Por isso, é importante que eu diga que também não estou dizendo que eles estão errados e que o movimento espírita, do qual faço parte, é que está certo. Seria muita presunção de minha parte. Mesmo porque, pelo que me foi passado, todos primam pela boa intenção. E isso é o que vale.

ÉTICA E PODER

     Por Doris Gandres Do ponto de vista filosófico, ética e moral são conceitos diferentes, embora, preferivelmente, devessem caminhar juntos. A ética busca fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver de acordo com o pensamento e o interesse humanos. Enquanto que a moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos – e mais, se fundamenta em princípios de respeito a valores superiores de justiça, fraternidade e solidariedade, ou seja, nas próprias leis naturais, as leis divinas.

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...