Pular para o conteúdo principal

JUNHO, ORGULHO LGBTQIA+ E ESPIRITISMO

 

 

O mês de junho é marcado pelo orgulho LGBTQIA+. Muitas pessoas encontram muita dificuldade para o entendimento da necessidade de afirmação por parte de indivíduos que se enquadram nessas características, envolvendo orientações sexuais e identidades de gênero diferentes da heterocisnormatividade; contudo, ante o apagamento histórico e a marginalização de diversos indivíduos não heterossexuais e não cisgêneros, faz sentido trazer esse assunto e colocá-lo em pauta, pois o lugar de fala é essencial para entendermos o lado do outro e desenvolvermos a nossa alteridade.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

                A origem da data vem de um fato que marcou a história dos Estados Unidos da América, conforme Mariotti (2020):

(...)

            O departamento de Polícia americana era acostumada a invadir subitamente estabelecimentos ocupados por lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais na época há décadas. Muitos desses eram “escondidos” e não tinham a permissão para vender bebidas, o que dava aos guardas justificativa para suas batidas.

            Um dos clubes, Stonewall Inn, na Greenwich Village, tinha a maior parte de seus frequentadores jovens da periferia, que haviam deixado suas famílias justamente pelo preconceito, e drag queens.

            No dia 28 de junho de 1969, a polícia entrou para o ataque no bar para fechá-lo e aproveitou para agredir aqueles que lá estavam e levar sobre custódia quem não usava roupas adequadas ao seu sexo biológico, como mandava a lei. Naquele momento, no entanto, os clientes do bar e as pessoas das redondezas decidiram revidar, ao invés de aceitar a violência. Do lado de fora do prédio, primeiro jogaram moedas e garrafas nos oficiais — Marsha P. Johnson, mulher negra transsexual, foi a primeira a reagir.

            A revolta rapidamente escalou para um incêndio dentro de Stonewall Inn e viaturas sendo viradas de cabeça para baixo. Marchas se deram por seis dias depois. Foi um momento catatônico para o povo LGBT, cansado depois de tantos anos sendo assediado e violentado pelas autoridades. A partir daí, organizações como a Aliança de Ativistas Gays e a Frente da Libertação Gay foram formadas.

(...)

                 Ficam claras aqui a perseguição histórica aos grupos que não seguem a heterocisnormatividade é histórica, e que começou a ser confrontada de maneira mais evidente a partir desse período. Já escrevemos artigos aqui demonstrando o quanto essas populações são perseguidas, a ponto de termos dados alarmantes (Albani, 2020), como o índice de mortalidade de transexuais como o maior do mundo, conforme Nações Unidas Brasil (2021).

                A marginalização começou a diminuir a ponto de garantir a retirada da homossexualidade da Associação Americana de Psiquiatria em 1973 e da versão 10 da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial de Saúde, em 1990, conforme CLAM (2014). A transexualidade, por sua vez, foi retirada somente em 2021, conforme CFP (2019).

            Mesmo assim, ainda há muito a avançar em termos de equiparação de direitos de cidadania para indivíduos LGBTQIA+, conforme vemos em Wikipédia (2021).

SOPA DE LETRINHAS IDENTIFICA ESPÍRITOS IMORTAIS

            Quanto mais os estudos sobre sexualidade avançam, mais as questões identitárias tornam-se complexas, exigindo uma análise mais cuidadosa e acurada sobre o assunto.

            Em um artigo, HMC (2018) apresenta uma sigla divulgada por ativistas britânicos:

 

LGBTQQICAPF2K+

L – lesbian

G – gay

B – bisexual

T – transgender

Q – queer

Q – questioning

I – intersex

A – asexual

A – agender

A – ally

C – curious

P – pansexual

P – polysexual

F – friends and family

2 – two-spirit

K – kink (adicionada recentemente)

                 As siglas acabam englobando orientações sexuais, identidades de gênero, comportamentos sexuais e mesmo constituições físicas:

Orientações sexuais: lésbicas (mulheres que se relacionam com mulheres); gays (homens que se relacionam com homens), bissexuais (indivíduos que se relacionam com homens e mulheres), assexual (indivíduo que não sente atração por nenhum sexo), curioso (quer experimentar); pansexual (indivíduo que não se importa com a constituição física do indivíduo com quem se relaciona, indo além de homens e mulheres), polissexual (indivíduo que não se importa com a constituição física do indivíduo com quem se relaciona, porém menos abrangente que o pansexual).

Identidade de gênero: transgênero (envolvendo transexuais e travestis, indivíduos que não se identificam com os órgãos sexuais nem com os caracteres secundários de seus corpos físicos), agênero (indivíduo que não se identifica nem com o masculino nem com o feminino), two-spirit (sexualidade específica de tribos indígenas estadunidenses e canadenses).

Queer (termo hiperônimo que engloba diversas orientações e identidades de gênero diferentes do padrão heterocisnormativo);

Constituição física: intersexo (indivíduo que nasce com os dois órgãos sexuais);

Comportamento sexual: Kink (fetiches);

Ally: aliado(a) ou amigo(a);

Familiares.

                 Essa diversidade demonstra a necessidade de se especificar melhor as necessidades e as vivências de cada grupo, bem como as intercessões entre essas denominações (por exemplo, um homem heterossexual cisgênero pode ter desejo por sentir prazer na região anal; uma mulher transgênero pode ser homossexual, bissexual ou heterossexual).

            Em próximo artigo, vamos desenvolver melhor que tipo de relação é possível estabelecer entre a doutrina espírita e a diversidade sexual.

 

REFERÊNCIAS

ALBANI, Filipe. O espírita e a segurança pública parte I – “Bandido bom é bandido morto”. In: Canteiro de Ideias. Disponível em <http://www.canteiroideias.com.br/2020/10/o-espirita-e-seguranca-publica-parte-i.html >. Publicado em 29 out. 2020. Acessado em 03 jun. 2021.

CENTRO LATINOAMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS (CLAM). Orientação sexual na CID-11. Disponível em < http://www.clam.org.br/noticias-clam/conteudo.asp?cod=11863 >. Publicado em 21 out. 2014. Acessado em 03 jun. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Transexualidade não é transtorno mental, oficializa OMS. Disponível em < https://site.cfp.org.br/transexualidade-nao-e-transtorno-mental-oficializa-oms>. Publicado em 25 mai. 2019. Acessado em 03 jun. 2021.

HMC, Pedro. LGBTQQICAPF2K+ é a nova sigla da comunidade LGBT segundo alguns ativistas do Reino Unido. In: Põe na roda. Disponível em <https://poenaroda.com.br/diversidade/direitos/lgbtqqicapf2k-e-a-nova-sigla-da-comunidade-lgbt-segundo-alguns-ativistas-do-reino-unido>. Publicado em 05 fev. 2018. Acessado em 20 set. 2020.

MARIOTTI, Domitilla. Entenda por que junho é considerado o mês do orgulho. In: Fala Universidades. Disponível em < https://falauniversidades.com.br/entenda-por-que-junho-e-considerado-o-mes-do-orgulho/>. Publicado em 04 jun. 2020. Acessado em 03 jun. 2021.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo, alerta relatório da sociedade civil entregue ao UNFPA. Disponível em < https://brasil.un.org/pt-br/110425-brasil-e-o-pais-que-mais-mata-travestis-e-pessoas-trans-no-mundo-alerta-relatorio-da >. Publicado em 03 fev. 2021. Acessado em 03 jun. 2021.

WIKIPÉDIA. Legislação sobre pessoas LGBT no mundo. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Legislação_sobre_pessoas_LGBT_no_mundo>. Acessado em 03 jun. 2021.

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

AFINAL, QUANDO O ESPIRITISMO SE TORNOU RELIGIÃO? UMA CONVERSA FRANCA SOBRE CULTURA, PODER E TRANSFORMAÇÃO NO ESPIRITISMO BRASILEIRO

  Por Wilson Garcia A Dissertação Espiritismo transnacional: poder, habitus e mitopráxis na configuração religiosa brasileira em décadas de perseguições, defendida na PUC-SP por Adair Ribeiro Júnior em 2026, tenta responder a uma pergunta que há décadas tira o sono de quem estuda ou vive o espiritismo: como e por que o espiritismo se tornou uma religião no Brasil?               A resposta que o autor apresenta é fundamentada, bem documentada, mas não é definitiva. E é justamente aí que mora seu valor. Ela nos obriga a pensar. Quem conhece Allan Kardec sabe: o projeto original não era religioso. Era um tripé — ciência, filosofia e moral — apoiado na investigação metódica dos fenômenos espirituais. Observação, comparação, controle das comunicações: um verdadeiro laboratório do invisível.             Mas aí essa ideia atravessou o Atlântico, desembarcou ...

A INVERSÃO DO QUERIGMA: BOLSONARISMO E NEOPENTECOSTALISMO COMO ANTÍTESES SOCIOPOLÍTICAS DO JESUS HISTÓRICO

    Por Jorge Luiz              O Escândalo do Banco Master como sintoma da inversão.             Em outro momento defini a relação entre o status político chamando eufemisticamente de extrema-direita, simbolizada aqui como bolsonarismo e o neopentecostalismo, como uma “simbiose promíscua”. O escândalo do Banco Master, oferece uma nova definição, resultante dessa simbiose, que agora defino-a como “escândalo ontológico” , por não se constituir em um mero desvio ético de indivíduos isolados. Para alguns, como Glair Arruda, essa simbiose pode ser interpretada como cristofascismo, fenômeno que não é novo, mas ganhou proeminência nos anos de recrudescimento de uma ideologia de extrema direita especialmente nos Estados Unidos e Brasil (Passos, 2025). A definição de Arruda, ela mesma reforça a conceituação, ao admitir que o líder que se autoproclama como o salvador da pát...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

DEÍSMO OU ATEÍSMO?

                      Entre as muitas escolas do pensamento algumas há que buscam discutir questões, cujas comprovações estão muito longe de ser determinadas pela Matemática ou qualquer ciência exata. Apesar dos esforços para tornar o debate enriquecido pelas equações da Física Moderna, tais temas haverão de trazer a polêmica para o campo de uma filosofia opinativa ou de viés religioso. Assim é quando se trata da discussão quanto a existência de Deus.

“BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA PORQUE SERÃO SACIADOS...” (Mt 4, 23-25)

  Doris Gandres Essa uma das bem aventuranças proferidas pelo Mestre Jesus em seu Sermão da Montanha, há quase 2 mil anos e da qual bem pouco se fala... Não foi mencionada nem comentada no Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec e os Espíritos que com ele trabalharam, quando tantas outras lhes mereceram a atenção... E de algum tempo me pergunto por que... Julgaram talvez, Kardec e a equipe espiritual, que ainda não tínhamos capacidade de entender o significado dessa afirmativa de Jesus? Que talvez, famintos e sedentos por justiça como estávamos – e ainda continuamos a estar – para nos saciarmos recorreríamos a métodos separatistas e violentos? Afinal, mesmo assim, mesmo relegando essa bem aventurança a segundo plano, praticamente ao ostracismo, povos e nações de todos os tempos, mesmo após o vinda do Cristo e mesmo ainda após o surgimento da doutrina espírita, recorreram ao domínio pela força de todo tipo com a justificativa de estabelecer e implantar justiça.

A ANÁLISE DOS FRUTOS (*)

Por Francisco Cajazeiras(**) “O homem bom tira boas coisas de seu bom tesouro e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Jesus – Mt, 12:35) Há pessoas que se apegam ruidosamente a uma ideia, acreditando   – por vezes de boa fé – no que franquearam se arquitetasse e aninhasse em nível íntimo, que se obstinam em levar às últimas consequências os objetivos adrede delineados. Se a perseverança é uma virtude indispensável ao progresso do Espírito em curso evolutivo, não menos o são a prudência e o bom senso, sendo-lhe a teimosia óbice dos mais difíceis de transpor. Indispensável, por conseguinte, analisar, sem paixões, os frutos do esforço desprendido, certo de que não pode doá-los maus a boa árvore, como a árvore má não os produz bons. Se, pois, há desequilíbrio, mágoas, rancores e outros sentimentos menos dignos, ainda que dissimulados, por solvente do que se quer apresentar; e se há utilização de expedientes condenáveis, em desesperada ânsia ...

"NOSSO LAR" É SUSTENTÁVEL?

Por André Trigueiro (*) O filme mais caro da história do cinema nacional consumiu boa parte dos 20 milhões de reais de seu orçamento em efeitos especiais que se prestam à impressionante visualização da cidade espiritual descrita pelo Espírito André Luiz através da psicografia de Francisco Cândido Xavier. “Nosso Lar” impressiona pelo bom gosto na justa distribuição dos espaços de área construída intercaladas por gramados e lagos. As áreas verdes e a presença da água marcam o projeto urbanístico da cidade, onde os pedestres circulam livremente sem disputar espaços com qualquer gênero de transporte individual. O transporte público de massa é o aérobus , muito parecido com o nosso metrô de superfície, só que sem trilhos. O magnetismo que impulsiona o veiculo é o mesmo que por aqui já empurra trens-bala de alta velocidade.

TERRA: MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES

Questão 1018 (O Livro dos Espíritos) – Jamais o reino do bem poderá ter lugar sobre a Terra? Resposta: O bem reinará sobre a Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons vencerem sobre os maus. Os sofrimentos existentes no planeta Terra são devidos às imperfeições morais dos seres, encarnados e desencarnados, que nela habitam. Embora com a intelectualidade até certo ponto desenvolvida e apurada, as criaturas humanas que aqui se encontram, na sua maioria, estão com a moral atrofiada pelas paixões inferiores alimentadas pelo orgulho, pelo egoísmo e pela vaidade, sentimentos estes precursores de todas as desgraças humanas. A iniquidade reinante no globo terrestre não pode ser ignorada pois, em todos os recantos do mundo, ela é visível e concreta. Não duvidamos que a Lei do Progresso é uma lei natural, emanada de Deus e, por isso mesmo, imutável atingindo a tudo e a todos. É certo também que o progresso intelectual precede ao progresso moral, possibilit...