Pular para o conteúdo principal

ANTES BUSCAI A JUSTIÇA

 

        

           Há conceitos que geram controvérsias desde sempre. O conceito de Justiça é um desses. A ideia contemporânea de relativizar tudo, muitas vezes confunde, pois estabelece um entendimento de que tudo é relativo. A Justiça, no entanto não devia ser tida como relativa.   

Diversas vezes os emissários espirituais que orquestraram a Codificação afirmaram que cabia aos encarnados se entenderem quanto aos conceitos com os quais lidam a todo o momento. Uma narrativa, qualquer que seja, mormente quando se ocupe uma posição em sociedade, e cada pessoa ocupa, exige cautela e bom senso. Estar desperto aos processos civilizatórios exige atenção às práticas nos diversos segmentos sociais para interpretar, além das palavras, o que sugerem as ações. Entender a realidade supõe ter base em princípios, como se fossem prismas. A Doutrina Espírita se propõe como um conjunto de princípios.

Fundamental não se confundir Justiça com justiçamento. A primeira se traduz como “Prática e exercício do que é de direito, conformidade com o direito, equidade e bondade” (dicionário Priberam) e seu executante chamado de justo. A segunda traduzida por “ato ou efeito de justiçar, de punir com a morte” (idem) e seu executante conhecido como justiceiro.

O Livro dos Espíritos reserva um espaço importante para a análise do tema quando trata da Lei de Justiça, Amor e Caridade. Isso pode ser visto na questão 875 que se segue: “Como se pode definir a justiça? – A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um”. Discussão que se estende à questão seguinte ao ser afirmado – “o Cristo vos disse ‘querer para os outros o que quereis para vós mesmos’”.

Por que todas as filosofias deístas afirmam que Deus é Justo e não proferem que Ele seja justiceiro? Provável que entendimento é de que Deus siga regras, mesmo que não as conheçamos minimamente. Logo se admite que Ele não utilize leis que persigam alguns grupos de pessoas e beneficiem outros de forma arbitrária e parcial. Para ser Justo necessariamente haverá de ser imparcial.

São esses princípios que vale a pena discutir quando consideramos a época difícil que se abate sobre o planeta. Um passeio no Sermão do Monte (Mateus capítulos 5, 6, 7) pode ser cuidado restaurador às oscilações de humor diante das situações de violência que adentram a vida das pessoas cotidianamente. No capítulo 6 (v.33), Jesus ensina: “mas, buscai primeiro o reino de Deus, e toda a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Norteados pelo prisma que a Doutrina Espírita nos propõe, mercê dos princípios consolidados pela ética moral de Jesus, urge que haja atenção redobrada sempre que nos virmos diante de situações que se desgarrem da justiça para gerar justiçamento. A certeza de que ocupamos um planeta que serve de casa para um universo de Espíritos imperfeitos é um convite para reforçarmos o desejo de seguir pelas regras da justiça e da caridade. É preciso ter em mente que não são as regras que fazem homens de bem nem os tratados de paz que evitam as guerras, mas quando são ultrajadas as regras e rasgados os tratados a humanidade dá um passo atrás e se arrisca a cair da barbárie. Na barbárie vale apenas a lei do mais forte, não necessariamente a lei do mais habilidoso para a construção do bem. E se a barbárie atinge àquele que está ao lado também pode atingir a todos ao derredor.

Vale a pena consultar a consciência diante de tantos delitos que campeiam no mundo. Entender que a justiça não deve ser relativizada pode ser exatamente o caminho que precisamos começar a caminhar, apesar dos que ainda não despertaram para a mesma opção. E estar desejosos de que a justiça que nos alcança seja a mesma que lhes propomos.      

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...