quinta-feira, 14 de maio de 2020

O QUADRADO DA HIPOTENUSA É IGUAL À SOMA DO QUADRADO DOS CATETOS


 

            Desculpe Pitágoras (Grécia - 570 – c. 495 a.C.), mas ficou complicado continuar ouvindo gracejos com um dos maiores teoremas já descritos em todas as épocas da humanidade. Entornou a paciência outra vez ouvir tantas pessoas dizerem que viveram um ano a mais em suas vidas sem descobrir porque aprenderam que “o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”, como se esse conhecimento não tivesse a menor importância. Perdoe a nossa ignorância, somos pessoas que não sabemos o que dizemos. E o pior fala-se isso fazendo gracejo e parece que passamos por intelectuais ofendidos como se tivéssemos sido enganados.

            No fundo somos pessoas apressadas e irrefletidas. Moramos em um planeta, cuja circunferência comprovada é resultado desse teorema sem importância e moramos em casas, apartamentos que são construídos pela sua Matemática, além de medirmos as distâncias gigantescas baseados nesse mesmo teorema. É lamentável que os nossos olhos só vejam aquilo que os agride e somos cegos ao que passa com suavidade a nossa frente.
            Espero que não lhe deixe triste ver que o esquadro que a sua ideia criou sirva de base para a indústria aeronáutica e ainda assim seja considerado inútil pela maioria daqueles que passaram pelos bancos da escola sem a devida reflexão, cujo percentual não parece ser menor em relação àqueles que reverenciam a sua inteligência privilegiada.
            O ser humano é ingrato com o que não entende e, muitas vezes, trata assuntos muito sérios como se brincadeira fosse. Da mesma forma que tratam o instrumento matemático que calcula o triângulo retângulo deixam de atender aos cuidados com a saúde, desdenham da educação espiritual, riem das atitudes de prevenção de acidentes, brincam com os conceitos de proteção da Ecologia, trocam a expectativa de felicidade por um cofre recheado.  
            Você Pitágoras faz parte de um ciclo pequeno daqueles que vieram para trazer à Terra o conhecimento para que os homens e mulheres comuns, inclusive aqueles que zombam dos seus cálculos, pudéssemos viver melhor. Sua comitiva passou pelo planeta espalhando iluminação e é recheado de nomes que a humanidade reverencia, apesar de não entender muito aquilo que vieram fazer: Sócrates, Platão, Aristóteles, Hipocrates, Demócrito, Galileu, Budha, Descartes, Rousseau, Lutero, Kant, Marx, Newton, Heisenberg, Kardec, Planck, Tesla, Edison, Einstein, entre tantos outros. Todos norteados pelos planos dimensionados por Jesus que compôs uma equipe de primeira linha entre filósofos, pensadores, cientistas com a finalidade. Uma equipe de outro mundo para fazer a Terra progredir.  
            Por isso Pitágoras, pelo respeito ao mágico Teorema de sua lavra, é que faz tanto mal ouvir os gracejos que os nossos pares distribuem mundo afora apenas por não haverem compreendido a grandiosidade daquele enunciado. É certo que, nós que ainda habitamos esse planeta, ainda vamos demorar perdendo tempo com preocupações menores, até percebermos que temos um trabalho importante a executar. Enquanto esse momento de despertar não chegar ainda haveremos de bater cabeças, meio perdidos, Daí, não tem jeito mesmo, teremos que apelar vezes sem conta para que o pensamento luminoso desse esquadrão que passou e trouxe todo aparato do pensamento filosófico,religioso e científico nos alcance de forma a trazer mais agilidade para que alcancemos mais rapidamente o amadurecimento de nossa civilização. Quanto a nós, é certo que podemos tornar menos difícil o caminho se resolvermos pensar antes de falar, refletir antes de fazer. Orar antes de agir, olhar no entorno antes de construir e deixar de opinar enquanto não tivermos certeza do que estamos falando. Obrigado Pitágoras pelo enunciado que esclarece que “o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”, abençoado seja o seu legado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário