quarta-feira, 13 de maio de 2020

HOMENAGEM AO CONFRADE E IRMÃO FRANCISCO CAJAZEIRAS


           
Francisco Cajazeiras, ao centro, com os colaboradores do Instituto de Cultura Espírita.
           
Tive a alegria e felicidade de conhecer Francisco Cajazeiras, a quem passei a tratá-lo por Francisco, no início da década de 1990, quando residia em Sobral, norte do Estado do Ceará, apresentado-o pelos colegas Everaldo Mapurunga e Geovani de Castro Pacheco, do Banco do Brasil em Viçosa Ceará, empresa onde também trabalhei. À época, abracei o ideal espírita e me vinculei ao Grupo Espírita Bezerra de Menezes, em Sobral. A aproximação entre os familiares foi alegre reencontro de almas – Rejilane (esposa), Alana e Ariane (filhas), logo em seguida nasceu Ítalo.


Realizamos alguns eventos doutrinários em Sobral, sempre dois por ano. Através dele foi que conheci, Nilton Souza, Luciano Klein Filho, Tarcísio Lima, Tom Trajano, Benvindo Melo, Mário Kaúla, Wesley Calderaro, que o acompanharam nesses eventos.

Foram várias jornadas juntos, tanto no interior do Estado como na capital. Foram momentos agradabilíssimos, sempre festejados com a pureza dos ensinamentos espíritas, que dele se aprende a cultivar. Sim, não podemos esquecer a mesa farta, era uma das suas predileções. Acho que é hábito de espírita. Todos gostam.

Eu pilheriava muito com ele. Uma das minhas favoritas era ao dizê-lo que quando o conheci, no início da trajetória espírita, significou muita economia financeira, em decorrência dos autores espíritas que ele me recomendava. Não adquiri obras não espíritas, de caráter não doutrinário. Ele ria muito.

Através dele fui apresentado aos autores como Herculano Pires, Léon Denis, Gabriel Dellane, Hermínio Miranda. Com ele passei a admirar o espírita Allan Kardec.

Com o Francisco me instruir a falar em público. Copiava suas muitas palestras em powerpoint, para retroprojetor, com as trabalhosas transparências, que ainda as tenho. Por me considerar um discípulo aplicado, sem falsa modéstia, nunca encontrei dificuldade em discorrer dos diversos temas nas exposições por ele elaboradas.

Depois se lançou como autor espírita com obras psicografadas e de sua própria lavra.

É um homem de bem no sentido da expressão do Evangelho Segundo o Espiritismo.

A Individualidade imortal que revestiu a personalidade Francisco Cajazeiras, alou-se ao Além Túmulo. Que a Espiritualidade Maior o receba e console a toda a sua família. A nós, a saudade deverá ser transformada em coragem, abnegação, devotamento à causa espírita, como ele sempre nos ensinou, pelo exemplo.

Ave, meu amigo Francisco! (Sob intensa emoção)

8 comentários:

  1. Deixou uma imensa contribuição ao Espiritismo, aproveitei muitos de seus ensinamentos,foi e ainda continuará sendo fiel ao ideal espirita, sempre seguiu o correto, o verdadeiro ensino espirita, sem aceitar nada do que não fosse o puro ensinamento da doutrina. Não tenho duvidas que ele foi convocado a auxiliar os milhares de desencarnados que estão a necessitar de auxilio. Deixo meus Parabéns por ter cumprido sua jornada com o dever de missão cumprida! A família , meus sinceros sentimentos. E a missão continua meu Irmão!

    ResponderExcluir
  2. Belas e profundas palavras sobre Francisco Cajazeiras.
    Divulgou muito bem a Doutrina Espírita.
    Que façamos da saudade, o exemplo que ele nos deixou.

    Maurício Linhares

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a história de vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. Sr. Jorge! Meus sentimentos pela passagem de seu amigo. Estou certo que ele está em paz e bem. Estamos em orações por todos vocês!!! Grande e fraternal abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carneiro Neto!
      Certamente, querido!
      Fará uma falta grande a todos nós próximos dele, e como também ao movimento espírita cearense e brasileiro. Paz e bem!

      Excluir
  5. Que lindo amigo! Sentiremos muitas saudades dele, mas certos que ele olhará por nós. 💙

    ResponderExcluir
  6. Francisco Cajazeiras,um Mestre,Professor e Amigo e nos ensinou muito a Doutrina Espirita...
    Ele mesmo no plano espiritual irá nos ensinar através da sintonia...
    Obrigado meu amigão e irmão,um abração fraterno a todos...

    ResponderExcluir
  7. Oh querido amigo, que lindas palavras. Saudades de nosso amado mestre e amigo!!! Abraço fraterno!!!💙

    ResponderExcluir