quarta-feira, 6 de maio de 2015

A ALQUIMIA DO VIVER¹



               

 Por Roberto Caldas (*)


               Se há um verbo que consiga caracterizar a condição de vida sobre o planeta que nos abriga, esse verbo é o TRANSFORMAR. A capacidade de mutação e adaptação é uma das maiores qualidades que um ser pode desejar, desde que passe pela sua idéia qualquer ambição de progresso. A falta de aspiração em galgar novas posições denota senso de apatia, seja qual for o patamar em que se estagie. É possível que uma conquista recente e ainda repleta de prazeres se torne um ambiente propício para certo relaxamento momentâneo, porém passada a pausa para refazimento, depois do objetivo alcançado, é importante retomar o plano de seguir se superando na busca de novos desafios.
            Naturalmente é de grande importância festejar-se o passado, mas é muito mais fundamental que se preze a disposição do presente na construção de realidades que ansiamos para a manutenção do equilíbrio. A decisão de seguir adiante tipifica um comportamento que favorece o melhor aproveitamento das oportunidades de progresso em qualquer seguimento de atividade que o indivíduo exerça.

            É lógico que qualquer caminhada é repleta de obstáculos que exigem concentração de esforços para serem vencidos. Também é inegável que as dificuldades da estrada estão relacionadas com as lacunas emocionais que caracterizam cada pessoa, razão que nos impede, se quisermos ser justos, de lançar críticas ao outro quando o flagramos em processo de fragilidade quando visitado pelas agruras de sua própria existência. As razões que levam alguém a claudicar frente aos embates de sua vida, por mais simples que pareçam àquele que acompanha à distância, podem ser tão grandes quanto aquelas que julgamos intransponíveis quando chega a nossa hora do testemunho ou da renúncia.
            Cada conquista exige uma mudança de hábitos para se concretizar. A única estrada para que se alcance a vitória abalizada pela ética e a honestidade, qualidades sem as quais não pode ser chamada de vitória, terá que repousar na clareza de objetivos e na persistência inteligente, ingredientes que acarpetam a passagem, apesar de todas as necessárias paradas para correção de propósitos e reabastecimento de ânimo. 
            Importante que se faça uma sondagem de todas as virtudes e dos defeitos que fazem parte da nossa bagagem existencial, com a finalidade de aperfeiçoar as primeiras e corrigir os últimos e certamente esse levantamento é uma das maiores pontes para a exatidão das escolhas do caminho a seguir, por isso tão complexa a sua realização de forma apropriada. A nossa imperfeição nos leva a exaltar as virtudes e minimizam os defeitos, daí muitas buscas acabam levando à frustração, pois os instrumentos da escalada acabam fragilizando as nossas posições diante das armadilhas que nós mesmos criamos.
            Existimos primariamente numa condição de simplicidade e ignorância (LE – q 121) e o ato de transformar-nos é o único caminho que exista se quisermos chegar em algum lugar que faça diferença para a nossa existência. A satisfação com o que alcançamos é alçapão que nos impede avançar. Mesmo quando tudo pareça completamente adequada é fundamental alimentar a certeza de que podemos fazer ainda melhor. Viver é sinônimo de transformação.  

¹ editorial do programa Antena Espírita de 03.05.2015
(*) escritor espírita, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

3 comentários:

  1. Que texto maravilhoso, de esclarecimento e estímulo ao nosso avanço existencial e, por conseguinte, espiritual. Caminhar TRANSFORMANDO é a nossa ordem do dia. Estacionar é não enxergar as oportunidades que Deus nos coloca para sermos felizes, com o nosso próprio mérito e esforço. Cabe a cada um de nós decidir qual será o nosso amanhã: se de lamentos e tristeza, ou de vitórias conquistadas. Que possamos enxergar o HOJE como possibilidade REAL para as mudanças que precisamos em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Jorge Luiz, parabéns desenvolvimento e atualização constantes do Blog Canteiro de Ideias. Um lugar de consulta doutrinária completo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana Luiza!
    Sua opinião é muito valiosa para todos nós do Canteiro de Ideias. Jubilamo-nos com a sua iniciativa.
    Abraço fraternal!

    ResponderExcluir