domingo, 6 de outubro de 2013

UMA GRANDE SINERGIA






 Por Francisco Castro (*)


Allan Kardec, entre os escritos que deixou, e que, vários anos após o seu desencarne, foram publicadas sob o título Obras Póstumas, se encontra um capítulo sob o título “Projeto 1868” onde, no quarto parágrafo do texto introdutório, leem-se as seguintes palavras do Codificador:
“Dois elementos hão de concorrer para o progresso do Espiritismo: O estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de a popularizar. O desenvolvimento cada dia maior, que ela toma, multiplica as nossas relações, que somente tendem a ampliar-se, pelo impulso que lhe darão a nova edição de O Livro dos Espíritos e a publicidade que se fará a esse propósito.”

Sabemos que a primeira edição de O Livro dos Espíritos foi publicada em 18 de abril 1857, a qual tinha apenas 501 perguntas e respostas, e que a segunda edição, a que se tornou definitiva, veio a público em março 1860, notícia publicada na Revista Espírita daquele mês, apresentando mais do dobro das questões contidas na primeira edição, por isso temos fundadas razões para considerar que esse texto  transcrito acima, tenha sido escrito por Kardec bem próximo da  época de lançamento da segunda edição de O Livro dos Espíritos.
Mais adiante, já no corpo do projeto 1868, Kardec coloca um parágrafo a que ele dá o título, “Publicidade”, o qual transcrevemos integralmente:
“Dar-se-ia maior desenvolvimento à Revista, quer aumentando-lhe o número de páginas, quer tornando-se-lhe mais frequente a publicação. Agregar-se-lhe-ia um redator remunerado.”
“Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até às localidades mais distantes, o conhecimento das ideias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinião geral.”

Voltemos ao título desse texto para explicar o termo sinergia, que significa: O todo ser maior que a soma das partes, dizendo de outra forma, é quando dois mais dois a soma é cinco, sem a conta estar errada.
É esse o efeito que observamos da parceria entre o Programa Antena Espírita e o Blog Canteiro de ideias, que, através dessas duas mídias, aqui de Fortaleza-Ceará, a Doutrina Espírita está sendo colocada à disposição de pessoas em vários países, dentre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, Canadá, Índia, Ucrânia, Portugal, Espanha, Taiwan, Indonésia, e muitos outros.
Sabemos de trabalhos semelhantes em vários Estados da Federação, e até muito mais avançados que esse aqui realizado, no entanto, não entendemos porque uma grande parte dos Centros Espíritas que conhecemos não atuarem com mais força no tripé proposto pela FEB como objetivo para os Centros Espíritas: O Estudo, a Difusão e a Prática da Doutrina Espírita.
Percebemos que muitos ainda entendem que, quando se fala em prática da Doutrina, seja de reunião mediúnica que se está falando, quando na verdade o sentido é muito mais profundo, o ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA deve levar o indivíduo a colocar em prática o que aprendeu, ou seja, a realizar a tão propalada reforma interior, entendendo que o Espírito reencarna para evoluir, para reconstruir o que destruiu em outras existências, sendo hoje melhor do que foi ontem, e amanhã, melhor do que está sendo hoje, e assim, sucessivamente. 

4 comentários:

  1. Caríssimo amigo!
    Parabéns pela feliz e oportuna ideia, principalmente pelo fato de podermos compartilhar juntos das duas iniciativas. Para um movimento espírita cambaleante como o do nosso Estado, algo necessitava se fazer. Consolidados estão: o Antena Espírita e o Canteiro de Ideias.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. O maior, o mais difícil e o mais importante trabalho, do ser humano numa encarnação é a sua reforma interior! A Doutrina espírita nos mostra com muita clareza!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Dr.Castro excelente texto. Parabéns e contiue produzindo essas peças de arquitetura. Abraços do amigo/irmão Paulo Vale.

    ResponderExcluir