sexta-feira, 27 de setembro de 2013

COMUNICANDO O MUNDO ESPIRITUAL¹






 Por Roberto Caldas (*)

Desde que os primeiros grupamentos humanos se estabeleceram no solo do planeta, passado todo o imenso período de preparação para a encarnação humana, que se intentou através de formas e sinais buscar uma maneira de nos comunicarmos uns com os outros. Foram utilizados sinais de fumaça, riscos e caracteres, muitos tipos de percussão, sons e grunhidos. O advento da escrita, talvez a maior das conquistas evolucionais de todos os tempos, foi o grande salto para que a informação pudesse ser repassada através dos tempos.
            O século XIX foi pródigo em inventos de comunicação de longa distância começando em idos de 1844 com o advento da Telegrafia pela genialidade de Samuel Morse, mas foi no final deste século que a comunicação em massa teria a sua primeira grande vitória com o surgimento do Rádio, um sistema de transmissão da voz através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que teve a sua primeira transmissão por Marconi utilizando várias patentes de Nikola Tesla.

            O Rádio tornou-se, e foi por muito tempo, um dos maiores canais de comunicação entre povos destacando-se pela sua utilidade em muitos salvamentos de pessoas perdidas em locais longínquos e em naufrágios. Nos dias de hoje, competindo com tecnologias muito mais avançadas, ainda ocupa um espaço importante na vida dos aglomerados humanos destacando-se como uma das mais importantes formas de divulgação de idéias.
            Justificado o empenho de Antena Espírita que, nesses últimos anos, tem buscado levar a mensagem da Doutrina Espírita a um número cada vez maior de lares através desse meio de comunicação. Aliás, a doutrina que Antena Espírita propaga é também resultado de outro tipo de comunicação muito mais aperfeiçoado que é a emissão de pensamentos através da mediunidade, que permitiu aos Espíritos Codificadores trazerem pela associação com médiuns capitaneados por Allan Kardec, a maior das notícias a que poderíamos aspirar, de que a vida jamais acaba.
            O compromisso de Antena Espírita, muito além das posições pessoais daqueles que o fazem, é abrir espaço para que os seus ouvintes possam ter da Doutrina Espírita uma visão clara, sem ranços de sectarismo ou perseguição a qualquer outra crença, da forma mais próxima possível daquela que foi esculpida pela equipe do Espírito da Verdade, assim expressa na resposta à pergunta 799 ao questionar-se “de que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?”: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas e de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos”.
            Antena Espírita, 07 anos no ar pelas ondas da Rádio Cidade AM 860. Estamos muito gratos, nós que ficamos atrás dos microfones, pois sem sombra de dúvidas, somos os maiores beneficiários desse projeto.
   

¹ editorial do programa Antena Espírita de 22.09.2013.

(*) integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Um comentário: