Pular para o conteúdo principal

LUZ E FÉ





 

 Por Paulo Eduardo (*)





O Espiritismo vai buscar "a luz do mundo". Assim o tema do 11º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo. É o movimento em ação na temática de reforma íntima para uma vivência verdadeiramente Cristã. O conclave em apreço transcorrerá dos dias 30 de agosto a 1º de setembro próximo vindouro. Oportunidade de ver para crer. Luz e fé na sedimentação de uma ideia progressista em termos de religião, de ciência e da boa filosofia dos estudiosos da vida de um modo geral. Luz e fé numa conjugação de esperança.


A lanterna direcionada a projetar o clarão da verdade que redime. A prédica do Evangelho de Jesus no linguajar atual, em palestras ao alcance de todas as crenças que circulam e voltam ao ponto de origem da existência de um Deus único. Somos todos iguais. Irmãos na fraternidade universal. Precisamos acreditar na luz que vem do infinito e sustentar a fé no amanhã. Viver o hoje com equilíbrio resistindo às intempéries das imperfeições da alma, do espírito paradoxalmente em evolução neste nosso século da esperança.

Aqui em Fortaleza o "cidadão cearense" Divaldo Pereira Franco estará entre nós no próximo dia 16 de agosto discorrendo a respeito de saúde integral. Esclarecimentos necessários para entender a existência sob a luz do mundo. Há integração de assuntos na harmonia do que se contém na Doutrina Espírita.

A luz e a fé que se busca pode e deve reverter o quadro da violência que aí está inquietando a todos. É o momento preciso de abrir os olhos e iluminar a própria vida dando um basta à intolerância religiosa espalhada pelo mundo. É hora de acender a luz da fé!





(*) jornalista e integrante da equipe do programa Antena Espírita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.