quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

31 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE





"Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se."
 (“Betinho” – Herbert José de Sousa – 1935-1997)



            Acabo concordando com Betinho. O que nos resta comemorar nas tragédias humanas e nos flagelos destruidores naturais é o sentimento de solidariedade que se revela no coração do homem.

            Solidariedade é do francês solidarité, significa “responsabilidade mútua”. Cunhada em 1765, de solidaire, “inteiro, completo, interdependente; de solide, do latim solidus, “firme, inteiro, sólido”.

            Em Santa Maria (RS), jovem salvo, constata que irmã está bem, adentra novamente a boite Kiss, ajuda quatorze vítimas a sair e terrmina desencarnando. A solidariedade genuína faz o ser esquecer-se dele próprio. É doação ao outro total e integral.

            Allan Kardec insere-a na tríade-lema de sua bandeira, para as atividades espíritas: Trabalho, solidariedade e tolerância. Inspirada na tríade de Pestalozzzi, que havia estabelecido que o êxito da educação é consequência de três elementos indissociáveis: Trabalho, Solidariedade e a Perserverança.

            Quem sabe, Pestalozzi não se inspirou nos ideais libertadores da Revolução Francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Para se alcançar a fraternidade, é necessário vivenciar a solidariedade.

 
            A solidariedade, portanto, é o primeiro passo e fundamental para alcançar-se a união, vez que o solitário não é solidário. No exercício da solidariedade, vibra em consonância com o equilíbrio universal.

            Ouso em afirmar que a solidariedade é filha da piedade, virtude que mais nos aproxima dos anjos. A piedade abala as fibras mais íntimas, frente aos sofrimentos dos irmãos de jornada, fazendo estender à mão caridosa em socorro às suas necessidades, enxugando às lágrimas de simpatia.

            Ser solidário é renunciar ao domínio do egocentrismo; é caminhar em direção ao outro desprovido de qualquer interesse, pois já não seria solidariedade.. Quando estagia nessa dimensão, o homem amadureceu emocionalmente. É no dizer do mosqueteiro: “todos por um e um por todos”.

            O homem tocado pela solidariedade edifica-se mediante a construção do bem geral, fomentando a distribuição justa das riquezas da Terra, para se alcançar o progresso comum.

            31 de janeiro, Dia Mundial da Solidariedade! 

            A solidariedade é silenciosa, talvez por isso a mídia não lhe dê o devido destaque, já que não promove os bens materiais, mas os elevados sentimentos da alma.





           

4 comentários:

  1. Belo texto em homenagem a tao nobre sentimento e acao ! Aline

    ResponderExcluir
  2. Legal mais agora vou jogar e arrancar umas cabeças

    ResponderExcluir
  3. Lamentável esse comentário de quem não teve a coragem de assinar. Se não tem o que dizer é melhor ficar calado. Que pobreza de espírito! Francisco Castro de Sousa

    ResponderExcluir