terça-feira, 4 de setembro de 2012

A EDUCAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

O educador Ney Lobo desencarnou na madrugada de 29 de agosto de 2012, em Curitiba, aos 93 anos. Submetido a uma angioplastia, não resistiu à cirurgia. Essa é a nossa merecida e justa homenagem a esse grande espírita, compartilhando entrevista reeeditada no site Correio Fraterno.

A educação que faz a diferença

4 comentários:

  1. Reproduzo aqui, como homenagem a este grande educador, parte da reportagem citada neste blog. Parabéns Ney, e muito obrigado!!!
    Fernando Bezerra.

    O que é a Pedagogia da Espiritualidade?

    É a espinha dorsal da educação. Aquela que é capaz de atingir a alma do educando. Infelizmente hoje os chamados sistemas educativos (federais, estaduais e municipais) acham que estão fazendo educação. Mas não estão. Só estão transmitindo instrução do corpo docente ao corpo dicente. E a alma só é atingida por outra alma e por contribuições que também são de natureza espiritual.

    Quais são essas contribuições?

    As contribuições de natureza espiritual são os valores espirituais como a fraternidade, a esperança, a justiça, a honestidade, a lealdade, a indulgência, a caridade, a simplicidade. São verdadeiros mísseis que uma alma lança na direção de outra alma.

    Como isso funciona na prática?

    Muitos educadores já fazem isso naturalmente e sem saber. Eles adquirem essa capacidade de educar. Mas na maioria dos colégios o estudo dos valores espirituais se torna apenas uma instrução. Os professores sabem o que é a caridade e a justiça, mas não têm condição pedagógica de fazer com que o aluno faça crescer dentro dele esses valores.

    E qual é essa condição pedagógica necessária?

    É a pedagogia da Espiritualidade, também chamada de valores morais. Está em toda religião. Todos procuram isso. A religião mostra o caminho do Espírito aos planos superiores de felicidade. Por isso, todos têm que se espiritualizar.

    ResponderExcluir
  2. Quantas coisas boas esse Blog vem nos mostrar. Eu particularmente não conhecia o educador Ney Lobo. Achei fantástica sua proposta educativa atráves dos princípios da Doutrina Espírita.
    Parabéns mais uma vez a todos os idealizadores desse maravilhoso canteiro de ideias.
    Que todos possam permanecer nesse trabalho por muitos anos, fornecendo Luz, Paz e Amor.
    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais orientação educacional vindo de um plano superior!

    ResponderExcluir