sábado, 2 de março de 2024

FANTASIAS CARNAVALESCAS DE BABY E IVETE

 


Por Ana Cláudia Laurindo

A necessidade de assumir lados religiosos tem sido imposta como parte das relações nas redes sociais. Uma imensa configuração de grupos trabalhando pela distinção, segue alimentando a correria pela visibilidade a partir de temáticas fugazes, embora a maioria seja antiga.

Importa fomentar algum tipo de debate; como levantar a ponta de uma película, na certeza de que a inflamação do ato reverterá em engajamento, pelo bem ou pelo mal estar causado.

Embora esteja eu mesma aconchegada em um lugar próprio onde sigo espírita, mas poeticamente laica, percebo o manejo com o termo “evangélico” a partir de figuras recentes, conhecidas a partir de fama e dinheiro, participação política fundamentalista, como se fossem os únicos representantes do evangelismo.

Sabemos que não são. Mas na mistura das redes o óbvio é esquecido.

Desse modo, considero armadilha dissertar sobre opiniões que servem apenas para alimentar o cotidiano das big techs, expondo muitas vezes preconceitos sob bases de crenças que pertencem a muitos, para responder a um fenômeno de mídia.

Baby não representa os evangélicos nem Ivete representa um pensamento libertário. Ambas gravitam em torno de percepções e likes, fazendo parte da órbita esvaziada de sentido histórico comum com retorno financeiro em forma de monetização online.

Acabou o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário