domingo, 15 de maio de 2022

DIÁRIO DA MAMA 4 - ANÚNCIO DO CALVÁRIO (Por Dora Incontri)

 


Será excessivo chamar de calvário a previsão de 5 meses de quimioterapia, depois cirurgia e depois rádio? Sei que há muita gente que passa por calvários mais longos, mais torturantes e que parecem sem fim, mas para mim, esse prenúncio me fez tremer nas bases. Assim foi a orientação da equipe do AC Camargo, depois da análise do meu caso.

Nessa semana, passei longas horas no hospital, entre consultas, exames e orientações. Saí carregada de papeis, com um calendário cheio para os próximos dois meses, não só para as aplicações de químio, mas também para profissionais da equipe multidisciplinar: nutricionista, psicólogo (apesar de já estar fazendo terapia por conta própria), endócrino, a enfermagem que acompanha a químio… tudo muito organizado, assertivo, acolhedor.

Mas também desanimador. Quando lemos e ouvimos sobre os efeitos colaterais da droga, agressiva, avassaladora, que vai fazer cair o cabelo, descamar a pele, abaixar a imunidade, que pode mexer com o intestino e o estômago, que pode causar neuropatia e até atacar o coração… meu Jesus Cristinho, é muito veneno sendo injetado em nosso corpo! E não há alternativa, à esperança de que esse ataque diminua o tumor e a operação possa ser menos invasiva e causar menos danos.

Mas o chão parece faltar. Racionalmente sabemos que nem todos os efeitos estarão presentes, que cada pessoa é uma pessoa (embora eu tenha o fator complicador da diabete), mas sempre nos perguntamos: e se eu for aquela pequena parte da estatística que teve a sequela mais grave?

E o chão parece faltar também em relação ao trabalho: será que darei conta de me cuidar, de descansar, de realizar tudo o que é inadiável e necessário para a minha sobrevivência?

Então é a hora da entrega, da confiança, da oração e do colo dos que nos amam. A onda de desânimo vem e depois se esvai. Vamos enfrentar no plural, porque tenho muita gente comigo, desse lado e do outro lado da vida.

O calvário se inicia dia 26 de maio e se até Jesus disse do Horto: “Pai, afasta de mim esse cálice, mas faça-se a tua vontade e não a minha”, então também posso me mostrar hesitante e vulnerável, lembrando que Ele está comigo e que milhões de mulheres, como eu, já passaram ou estão passando por isso… Estamos juntas.

 

Um instante

 

Um trecho da estrada escureceu

 

E assombra-me que a lua se escondeu.

 

Parece que a poesia se faz rala

 

E uma nesga de fel me avassala…

 

Que será que Deus quer comigo

 

Nesse instante fugaz de desabrigo?

 

Que há de certo num poema

 

Que na garganta se entala?

 

Fecho os olhos, respiro,

 

Procuro no alto da montanha

 

Um fôlego, um retiro

 

Que me acuda nessa dor tamanha…

 

E aí estás, coração divino,

 

Em que doce, me reclino…

 

Coração que se espraia no universo inteiro

 

Que é sólido, fagueiro,

 

Infinito luzeiro

 

Para inundar de paz

 

O minuto passageiro…

Um comentário:

  1. Dora, Deus é contigo, Benfeitores são contigo, amados e amores são contigo, nós somos contigo💞

    ResponderExcluir