sexta-feira, 6 de março de 2020

MULHERES ESPÍRITAS À ESQUERDA, SIM!



 
Amélie Boudet (Sra. Allan Kardec)
 
Mulheres espíritas, progressistas e politicamente à “esquerda” marcamos o cenário da contemporaneidade brasileira, nas plataformas plurais de luta por visibilidade de gênero, ocupação do território de fala e direcionamento intelectual dos estudos sobre espiritismo na perspectiva da igualdade de direitos e valores.

Sim, chegou a era da grande transição, e nossos rostos sem medo denunciam o silenciamento que o patriarcado nos impôs na invisível condição de tarefeiras e ativistas vestidas de românticas roupagens, no reinado masculino. Isso não é de Deus, é do poder dominante, agressivo, heteronormativo e violador impune do reconhecimento de igual para igual nas matérias das vivências.


Saímos do véu que tentava nos manter em eterna véspera de noivado. Estamos atuando na sociedade e na vida para sermos vistas, ouvidas, reconhecidas e valorizadas em nossas potencialidades.

Estamos na condição justa de participantes deste momento histórico, defendendo a vida e a liberdade em um país à beira do abismo fascista. O conhecimento espírita nos fortalece ideais, nos impulsiona libertação, porque assim transbordamos mais amor abrindo caminhos conscienciais autorizados pela razão.

Mulheres espíritas brasileiras não contam letras e palavras na expressão do arbítrio por um país sem feminicídio e misoginia, repudiando o machismo que atrasa a evolução do conjunto e espalha sangue na história que o romantismo inventou.

Assumindo a nossa intelectualidade com ativismo social, abraçamos politicamente a dianteira de uma fé que humaniza e contesta a dor planejada, a morte tramada, a injustiça institucionalizada.

É Jesus conosco, dessedentando as esperanças nas águas da samaritana; com as mulheres rejeitadas, discriminadas, mas plenas de capacidades para doarem um pouco mais de vida e refrigério, porque entendemos todas as maneiras de amar.

Agora a vez e a voz são nossas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário