quarta-feira, 11 de julho de 2018

MAIS QUE UM JOGO




          Há situações que permitem treino e ensaio para se obter melhores resultados no momento da execução. Viver não é uma dessas situações. Enquanto vivemos estamos consumindo um combustível impossível de ser readquirido, o tempo.
          Conveniente pensar que é possível e se deve planejar a vida, mas bom que se esclareça que o planejamento ocupa o seu espaço vivencial e ainda assim não impede que venha a cair por terra o treinamento quando o assunto vem “de vera” auscultar a nossa atitude. Frequentemente se opina sobre algo que acontece na realidade alheia e quando o problema nos visita adota-se comportamento semelhante e às vezes mais desastroso em relação àquele que criticamos.

          Seria útil a adoção de uma revisão constante de como funciona os fluxos de pensamentos que nos acometem, pois exatamente na capacidade de perceber a qualidade dessas vibrações é que se situa o rumo da estratégia de cada individualidade. Entender que trafegamos numa estrada que é a Mente, a janela que nos permite ver o mundo que está posto. Selecionar quais os estímulos a ser escolhidos para servirem de base ao nosso programa pessoal. Dispor de uma forma peculiar de corresponder aos próprios anseios, atento em não se deixar levar pelos caminhos preparados por outrem e concebidos para atender anseios que não nos pertencem. O Tempo/Pensamento é o estar presente absolutamente no Hoje, formado que ele é pelas experiências do passado, mas com os faróis ligados para frente, caso não seja o nosso desejo ser atropelados pelo ontem.
          A disposição para manter os armários constantemente arrumados encontra ressonância nos conselhos amigos proferidos por Santo Agostinho à questão 919a de O Livro dos Espíritos, quando entre outras palavras nos ensina: “...Aquele que todas as noites lembrasse todas as suas ações do dia, e, se perguntasse o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me, Deus o assistirá. Formulai, portanto, as vossas perguntas, indagai o que fizestes e com que fito agistes em determinada circunstância, se fizestes alguma coisa que censuraríeis nos outros, se praticastes uma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda isto: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, ao entrar no mundo dos Espíritos, onde nada é oculto, teria eu de temer o olhar de alguém?...”
          A vida sucede enquanto o tempo transcorre. Não há treinamentos nem ensaios. Todo empenho já representa o ato de viver. Portanto manter os olhos abertos, os ouvidos preparados e ser rápidos no discernimento de cada ocasião são estratégias importantes para aquele que pretende encadear uma sequência de vitórias no aproveitamento das oportunidades de aprender, crescer e evoluir. 
 



editorial do programa Antena Espírita de 17.06.2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário