sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

VIVER - O VERBO QUE NÃO ACABA¹






Viver é o maior legado, uma herança de Deus. E não se restringe apenas ao existir no corpo, sendo essa condição uma magnífica oportunidade de incrementar aprendizados e alegrias nas estradas desse planeta maravilhoso que a generosidade divina colocou em nossas atuais experiências. A expressão viver se refere à possibilidade universal de sermos vida pujante, acima de sóis e dos mundos, acima do tempo e do espaço infinitos.
          Somos herdeiros da eternidade. Uma eternidade que se define momento a momento. Transforma-se a cada bafejo de pensamento e se constrói a cada passo em que nos definimos diante do insulto constante das situações que carecem de solução e trato.

Marchamos agrupados e se na Terra já somos mais de sete bilhões de Espíritos encarnados, no Universo contamos em cifras que nos foge à capacidade contabilizar. Nenhum exatamente igual a qualquer outro. Formamos grupos que se associam pelas afinidades. Ninguém metade no aguardo de completar-se. Todos formando parcerias aos milhares para a formulação das táticas de cada encarnação. Nem sempre juntos em todas as ocasiões, mas mantidos imantados pelas relações de amizade que outras circunstâncias propiciaram. No fundo da consciência individual a semente da preparação de uma comunidade planetária à custa do esforço de todos, dentro das disposições e habilidades de cada um.
A saga da vida encerra um emaranhado de capítulos que permitem a cada personagem as emoções compatíveis com a sua necessidade e limita-se à visão que tenha produzido para si. Somos personagens de uma história sem ensaios, muito além das ilusões que construímos à medida que nos perdemos do próprio foco e nos afastamos dos caminhos da Paz. A existência do Espírito não se encerra só porque nos fugiu dos olhos, chegada a morte do corpo, ela segue Universo afora em procissão de busca, como se fosse um rio que saído de sua nascente precisa superar todos os obstáculos de uma peregrinação só interrompida no grande abraço da acolhedora salinidade do mar.
Louvemos a nossa atual existência como o momento hoje de nossa viagem sem fim e cheia de propósitos nobres e firmemos o desejo de descobrir portais de evolução que nos permitam a magia das transformações positivas diante dos grandes desafios. Atentemos também para ampliar a nossa visão de eternidade em cada ato de nossas vidas, sem nos deixar enganar quanto à importância dos passos de agora na transformação dos nossos caminhos.
Viver é o nosso maior legado e filhos do Universo é que somos. Habitantes das estrelas que se movem no espaço infinito. Convidados ao Banquete Divino que se repete todos os dias, sem limites de convivas, apenas disposto com as mais apetitosas especiarias que aguardam os comensais sem lhes perguntar a origem e os nomes. Simplesmente está lá.
O melhor e mais curioso é que o endereço desse banquete não está em alguma região perdida do Universo, está na vida, na alma e no coração de cada um de nós. Descubramo-lo!

¹ editorial do programas Antena Espírita de 05.11.2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário