quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

TEMPO PARA APROVEITAR O TEMPO¹



 
Os dias correm céleres. Mal começamos o ano e ele já atinge o seu ocaso, enquanto lembramos cada passo dos meses passados, como se fosse ontem. A pressa dos dias nos impõem novas reflexões a respeito da forma como temos deixado a vida passar por entre os nossos dedos, num piscar de olhos. O fato de nos mantermos ocupado é um dos mecanismos que faz parecer serem os dias mais curtos e naturalmente surgem as teorias e boatos que tentam envolver as pessoas com falsas premissas de mudança de órbita do planeta ou outras idéias que confundem ficção com realidade.

Bastaria que fossem suprimidas parte das atividades, desligassem a televisão, o computador e o telefone celular, certamente o tempo voltaria a passar de forma mais lenta, como era em outras épocas, quando tínhamos um pouco mais de espaço vazio sem tão grande envolvimento com as tecnologias que atualmente nos cercam. Consideremos, porém que o tempo não volta e as circunstâncias que se nos apresentam hoje são aquelas que mais bem traduzem a condição humana do século XXI.
Decerto que se caminha mais em solidão pelos horários loucos que a sobrevivência impõe, mas será que não estamos nos tornando arredios ao encontro com os amigos? O medo da violência tem limitado o tráfego das pessoas pelas ruas das cidades, mas será que não estamos nos desgarrando dos hábitos mais simples como caminhar `beira mar num fim de tarde?
Vivemos em um mundo onde a discussão entre o necessário e o supérfluo gera uma enorme interrogação, pois ambos não têm limites tão marcantes que facilitem o raciocínio. As notícias que nos chegam dão conta da desvalia do mundo pelo excesso de informações com o agravamento de não se ter o que fazer com as mesmas.
Diante dessas circunstâncias que o momento histórico nos impõe cabe um olhar mais reflexivo. Nessa reflexão a ser aprofundada descobriremos como conseguir nos desvencilhar das armadilhas que se encontram presentes nas propostas dessa correria. É nesse ponto que o nosso grau de espiritualização pode fazer a grande diferença. Assegurar espaço para o encontro com amigos que comunguem idéias e ideais é uma das estratégias a ser implementada quando o cenário aponta para o isolamento social, com o fomento de princípios que valorizem a existência humana com base no respeito e na diversidade.
Inegável que a cada geração é dado viver as circunstâncias mais apropriadas para as suas necessidades e não há um tempo mais adequado que o agora para desenvolvermos novas ambições de crescimento espiritual. Tratar de refrear em nós o ímpeto de manada, prática que nos induz à repetição do que fazem as massas, sem crítica. Urge a apropriação das nossas razões de viver, em todo amanhecer. Ainda assim os dias hão de passar rápidos, pelas ocupações que tornam úteis as nossas vidas sobre o planeta, mas precisamos nortear a atitude com a certeza de que o tempo que contabilizamos antevê a eternidade e que as nossas decisões pessoais precisam apontar para uma realização mais espiritual em contraponto à satisfação exclusiva dos desejos imediatos. Aproveitemos o tempo para fazer o nosso melhor.

¹editorial do programa Antena Espírita de 26.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário