segunda-feira, 4 de abril de 2016

NASCIMENTO E DESENCARNAÇÃO - NOSSAS HOMENAGENS¹



          Os últimos dias nos permitiram festejar, em datas inesquecíveis no calendário do movimento espírita, duas efemérides da maior importância.

        O dia 02/03 celebra a data de nascimento de Francisco Candido Xavier, imortalizado pelo codinome de Chico Xavier e considerado o maior médium de todos os tempos, cuja produção literária é de uma grandiosidade inalcançável, resultado que o próprio atribuía ao esforço da espiritualidade, aceitando apenas o papel de coadjuvante imperfeito do plano invisível, o qual para ele era tão concreto quanto a matéria é para os demais encarnados. Homem de escassa cultura escolar alcançou com rara inteligência espiritual o domínio de temas complexos a ponto de possibilitar aos Espíritos amplo arquivo de conhecimentos inconscientes para que cumprissem as suas finalidades de orientar a humanidade nos caminhos da ciência e da ética, com enfoque na renovação da alma.

        O dia 31/03 traz à memória a desencarnação do Codificador, Allan Kardec. Homem de intelectualidade incontestável e magistral capacidade de síntese, laureado pelas academias do saber pelo seu contributo no campo do ensino enquanto Hippolyte Léon, consagrado pedagogo, tradutor e estudioso das ciências sendo aclamado por todo o território francês. Chamado ao estudo da ciência do imponderável soube enxergar muito além do que podiam a diversidade de pessoas que corriam aos salões para se divertir com os fenômenos físicos e inteligentes protagonizados pelas cestas e pranchetas às assembléias de curiosos. Daqueles acontecimentos, como garimpeiro experiente, Allan Kardec extraiu a essência dos conhecimentos da espiritualidade e revolucionou o mundo com o lançamento do maior tratado de filosofia espiritualista, obra sem precedente nem sucedânea nos quesitos em que se aprofunda, cuja mais importante finalidade foi trazer ao mundo o sentido de espiritualidade inaugurado por Jesus e que havia se perdido ao longo do tempo, passados dezenove séculos de sua vinda ao planeta.

            Homens diferentes, com papéis diferentes, desempenharam duas entre as muitas importantes missões em prol da mensagem transformadora da Doutrina Espírita. O Codificador com inigualável desempenho na tessitura do corpo doutrinário com maestria digna dos grandes missionários planetários, obedecendo a ordem de Jesus para colocar a luz no velador para que se fizesse luz para o mundo. O médium como uma lâmpada de vigorosa claridade que chamou a atenção do Brasil e do mundo para a aceitação crescente da mediunidade como o mais incontestável caminho de consagração da imortalidade até então aceita apenas na condição de dogma e agora comprovada pelas vozes do além, que tornavam para comprovar a realidade da continuidade da existência.

            Para o movimento espírita haverá de ser sempre uma honra fazer um tempo de silêncio e reflexão para homenagear tais memórias. Certamente o mundo não seria o mesmo se por essas paragens não tivéssemos contado com as existências de personalidades encarnadas, tais quanto foram Chico Xavier e Allan Kardec, aos quais rendemos nossos mais profundos agradecimentos pelo bem que fizeram e continuam fazendo à humanidade.


¹ editorial do programa Antena Espírita de 04.04.2016

(*) escritor espírita, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário