terça-feira, 12 de janeiro de 2016

DEUS, O GRANDE AMIGO¹







Por Roberto Caldas (*)




Quão maravilhoso podermos nos considerar amigos de Deus! Podermos sentir Deus fazendo parte do nosso respiro a cada momento que passa nas horas do nosso dia. Retirados todos os argumentos que nos fazia sentir medo da Divindade, cessadas quaisquer restrições ao amor incondicional do Pai em nossa direção, vencida qualquer dúvida a respeito da Bondade e da Justiça em que opera junto conosco.
            A Doutrina Espírita descortina em Deus, Aquele que supera qualquer imagem humana. Descobre um Poder que não muda de humor nem cria regras, que não se exalta nem se surpreende jamais, que não persegue nem se sobressalta com as nossas infantilidades frutos das imperfeições que nos são próprias. Ao contrário permite um caminho de ascensão sem limites e disponibiliza através de leis imutáveis, oportunidades para encontrarmos pelo esforço pessoal o caminho do equilíbrio. 

            Nunca mais a antiga idéia daquele ser perseguidor que escolhia de que lado se colocava e punia de forma impiedosa quem se dispusesse de forma diferente ao desejo dos escolhidos. Esquecida a imagem do juiz feroz que via nas atitudes das pessoas um motivo de precipitá-las em regiões de dores aflitivas durante a eternidade.
            Estamos libertos do carrasco poderoso desenhado por homens que simplesmente usavam o conceito de Deus para manter as pessoas cativas de suas políticas de dominação, incapazes que eram de estabelecer um programa de educação pela paz e pela liberdade. Esse carrasco gerado pelas forças de dominação foi historicamente, o responsável por tantas pessoas que deixaram de crer na existência do Poder Divino, por entendê-lo muito pior do que a possibilidade do acaso ou mesmo do nada, mergulhando a humanidade no materialismo.
            Muito bom saber que Deus não precisa de intermediários para falar com cada um de nós, nem de prelados ou oratórios. Ele nos fala pelos ouvidos do coração, pela canção da manhã, pelo cumprimento de um amigo, pelos momentos de dor, pela alegria e pela tristeza que envolve as nossas vidas, pela saudade de quem partiu e pela descoberta dos que visitam os nossos dias.
            Podemos todos os dias sentir a Sua Presença como uma companhia que nos permite a tranquilidade do existir, apesar de todas as dificuldades e testes da estrada, basta que aprendamos a sintonizá-lo desde o despertar de cada manhã entregando em suas mãos toda e qualquer coisa que não esteja em nosso controle solucionar e pedindo forças para a manutenção da melhor atitude naquelas outras situações que dependam da nossa ação. O exercício de mergulhar em Deus o encaminhamento de todos os nossos passos consolida a amizade do Pai com o filho e permite à Natureza cuidar do equilíbrio de nossas almas rumo à vitória sobre nós mesmos.
            “Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” (LE – q 01), Deus é a grande parceria que nos levará à conquista da felicidade aspirada por todos, sem exceção de quem quer que seja.   


(*) escritor espírita, editorialista do programa radiofônico Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

¹ editorial do programa radiofônico Antena Espírita de 10.01.2016.


Um comentário:

  1. A imagem foi muito bem selecionada para o texto, belo e isnpirador.

    ResponderExcluir