domingo, 7 de junho de 2015

EDUCAÇÃO DA MORALIDADE






Por Gilberto Veras (*)



O universo da vida humana é composto de dois mundos em atividade, a intelectualidade e a moralidade, que, harmonizados, produzem a otimização de proveitos na caminhada evolutiva, pretendo aqui esclarecer o desempenho da moralidade nesta dinâmica.

O mundo da moralidade se desenvolve no íntimo da alma e envolve elementos essenciais divinos sob comando do sentimento áureo, o amor, lá, embora seja lugar de apurada luz, não dispensa ordem nem disciplina, na forma da educação, cuja prática não deve ser confundida com a intelectualidade que, aqui, aparece como recurso supridor, não como elemento realizador. A educação consiste em aplicar, no âmbito interativo, a potencialidade moral com respeito aos bons usos e costumes, civilizados e adotados na fatia em que se realiza a atividade pessoal, rejeita o confronto do personalismo em favor da humildade moldada ao espírito social de grupo e não ao de individualidade, mesmo amparada por intelectualidade desenvolvida, a convivência social saudável solicita em qualquer agrupamento, no exercício de  atividade comum, comportamentos, de toda natureza, ajustados e disciplinados a normas sociais. Para atingir objetivos planejados, a observância à educação é condição imperiosa nos seus aspectos básicos, sociais e emocionais, no relacionamento humano pessoal ou grupal, voltado a propósitos comuns e de interesse dos envolvidos, desconsiderar essa necessidade implica abraçar insucessos, com repercussões comprometedoras do projeto imaginado, o fim da atividade não será alcançado e propiciará frustrações com prejuízos indesejáveis, retardadores da prosperidade, objetivo maior de nossas vidas, cuidados especiais devem ser adotados no desenvolvimento dos trabalhos, para consolidação da disciplina e da fraternidade.


(*) poeta e escritor espírita.

Um comentário:

  1. GOSTEI DO ASSUNTO, MUITAS VEZES AS PESSOAS E NA MAIORIA DAS VEZES SÓ USA A INDIVIDUALIDAE, O EGOÍSMO NO DIA A DIA. ESQUECE DA HUMILDADE, DO TRABALHO DE GRUPO, QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS TRABALHEM COM UM SÓ FOCO , EM BENEFICIO DO PRÓXIMO, E EMPREGANDO A FRATERNIDADE, INDO NO RUMO DA SUA PRÓPRIA EVOLUÇAO.



    BRUNO FILHO
    SOCIEDADE ESPIRITA ANTONIO JUSTA.

    ResponderExcluir