Pular para o conteúdo principal

MÉDICO, A REMUNERAÇÃO DO OURO PELA FANTASIA





 Por Jorge Daher (*)


O website especializado em finanças da CNN (veja) destacou que os dois empregos mais rentáveis da América são os de Cirurgião Ortopédico e de Anestesista (leia aqui) com rendimentos anuais estimados em USD$410mil e USD$340mil e ouso dizer que esses valores não são diferentes dos recebidos no Brasil, com a diferença que no caso americano estes profissionais são funcionários de grandes corporações hospitalares, enquanto que no Brasil são autônomos.
            O objetivo desse texto não é falar em remuneração médica em si, mas do imaginário em torno dos valores recebidos pelos médicos, presente em toda a população, desde que os médicos existem. Montaigne, filósofo francês que viveu no século XVI tinha horror aos médicos e à Medicina. Dedica alguns capítulos de seus Ensaios a escarnecer dos esculápios e da sagrada profissão, a ponto de afirmar: “Quem jamais viu um médico confirmar simplesmente a receita de um confrade, sem nada acrescentar ou cortar? Revelam assim a inanidade de sua arte e mostram que mais os preocupam a própria fama e os lucros do que os doentes.” (REZENDE, Joffre Marcondes de. À sombra do plátano: Crônicas de História da Medicina. 2009).

            No Brasil, no século XIX, a profissão médica gerava queixa por ser alcançável apenas pelos que tinham recursos. Em discurso que se tornou célebre e resgatado pelo Deputado Federal Freitas Nobre, o então Deputado Imperial e médico, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, proclama que um médico que se recusa subir uma favela para salvar uma vida não era digno da Medicina, era sim mercenário da nobre profissão. Bezerra de Menezes viveu e morreu como médico e foi conhecido como médico dos pobres e, consequentemente, era médico pobre do ouro e do lucro, tão acusados por Montaigne em seus Ensaios.
            Lewis Thomas, renomado médico-cientista americano, em seu livro de memórias, chamado The Youngest Science, relata a vida de seu pai, médico generalista entre as décadas de 1910 a 1950, em pequena cidade do Estado de Nova York, Estados Unidos. Tratando especificamente do dinheiro que seu pai recebia das consultas, lembra de agastado caderno, cujas anotações de consultas não recebidas preenchiam dezenas de folhas. Pôde dizer que o pai trabalhava muito e era mal remunerado por simplesmente não receber dos pacientes os valores devidos das consultas, mas nem por isso deixou de atender a todos eles.
            Noah Gordon, em seu livro O Xamã, anota os seguintes versos escritos em uma nota de 1 dólar (USD$1,00) por um médico americano do século XIX: “No momento da morte iminente, e não antes/recorre-se a Deus e ao médico/ Passado o perigo/tudo está pago/Deus esquecido e o médico ignorado.
            A Medicina popularizou-se no século XX e a população de todas as classes sociais passaram a ter acesso aos consultórios, públicos ou privados, onde são atendidos por médicos que se dedicam ao preço de sua devoção à profissão. Todavia, mesmo em rincões de pobreza, onde o médico atua como funcionário de um sistema público de saúde, sua remuneração recheia as fantasias populares, tornando-o, na idéia dos sonhadores, dono de fortunas e de reluzente ouro.
            O salario médio mensal dos médicos no Brasil, segundo o IPEA, é R$8.400,00, valor muito acima do salário mínimo, mas insuficiente para comprar o ouro imaginado por muitos. É também um valor bem abaixo do recebido por profissionais americanos, funcionários de grandes corporações de saúde e de conterrâneos brasileiros que, a muito custo, conseguiram estabelecer uma carreira médica em clínicas privadas.
            Como o imaginário é mais poderoso que a realidade, sustenta não apenas as fantasias, mas também os sonhos e as ilusões, cada profissional que ostenta a pedra de esmeralda em seu anel, o estetoscópio no pescoço e a pequena pasta na mão, continuará sendo os que garimpam o ouro no sofrimento, e quando sanado, como Deus esquecido, será o médico ignorado.


(*) presidente da AME-GO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...