quinta-feira, 19 de junho de 2014

PAZ ESPORTIVA











Por Paulo Eduardo (*)

João Batista afirmou: "Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaias". A verdade é que essa exortação permanece no ar. Convocação permanente aos homens e mulheres de boa vontade à regeneração das estradas comuns. Qual o caminho? - As perguntas deste porte emergem a cada dia em textos novos. Relembrar Mahatma Gandhi, na sua famosa alocução: "Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho".
Por que a lembrança? 
Acreditamos para dizer sobre a máxima de Gandhi já responsável pela produção de vários livros sob o título "A paz é o caminho", na tentativa de acabar com as guerras e a violência! - Será possível alcançar tal desiderato? - Os autores Deepak Chopra e Mário Kaúla, por exemplo, mostram o poder da paz em lúcidos escritos de inteligência. Notem os leitores a existência do "Caminho, verdade e vida", num ditado do espírito Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier ao aduzir: Endireitai os caminhos! 

Estamos caminhando tropegamente entre as fronteiras da fé e da razão. As religiões clamam por Jesus e fogem da sua convocação aos caminhos de luz. Esta não é uma pregação religiosa. É o apelo de jornalista no sentido de ter o seu texto aproveitado como força necessária para ser conducente ao caminho do bem. Será piegas acolher, com entusiasmo, prédicas cuja razão salta de pronto do Evangelho de Jesus? 
O caminho existe. Falta coragem para por o pé na estrada em busca da paz. Não é por becos tortuosos dos movimentos insanos que vamos encontrar o tal caminho. "Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho". A partir dessa reflexão vamos à paz esportiva?

(*) jornalista e integrante da equipe do programa Antena Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário