terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2014 - ANO DE RENOVAÇÃO¹

            

Por Roberto Caldas (*)



           
              Feliz ano novo, de novo! Estamos celebrando e é preciso mesmo celebrar, a vida que segue. Entre tantas pessoas que foram convidadas para o retorno ao mundo espiritual, deixando para traz o corpo físico, fomos distinguidos com a honra da continuidade e permanência nesse lado de cá pela determinação, jamais equivocada, da justiça divina. Tenha sido por mérito ou necessidade essa permanência, não importa a razão, significa que ainda temos muito a aprender e ensinar nesse caminho sob o Sol. O planeta continua nos dando guarida e oportunidades para que completemos, de forma satisfatória deseja-se, essa existência que se apresenta a nossa frente.
            Provavelmente experimentamos durante esse ano que se encerra vitórias e derrotas em nossas lutas diárias, o que muito naturalmente se justifica pela forma como desempenhamos o nosso papel tanto na colheita feliz quanto naquela indesejada, pois os resultados que obtemos no somatório de nossas horas retratam as escolhas que fazemos em meio aos desafios que enfrentamos. 
            A percepção da importância de cada dia que despertamos em nossas vidas é a mais fundamental das lições a ser aprendida nessa marcha que empreendemos, quando estamos minimamente concentrados nas responsabilidades que nos cabem dentro do processo de auto-aprendizado, o qual se constitui a maior razão da totalidade de nossas encarnações. Cometemos engano, que reclama conserto, ao julgarmos que amealhar valores, conquistar a fama, encantar as multidões, obter o poder e outros tantos reconhecimentos, são objetivos fins de uma existência. Nada contra a busca do sucesso que se estampa nos jornais e da popularidade que confere condição de influenciar milhares de outras pessoas, contudo se o esforço se dirigir apenas ao aplauso externo, sem as iniciativas de engrandecimento interior que se caracteriza pela generosidade nas atitudes, possivelmente estaremos desperdiçando as horas destinadas ao crescimento espiritual.
            A epístola de Paulo aos Coríntios se revela auspiciosa lição de que podemos fazer muitas coisas no tempo que nos dedicamos, mas o que se revela é o sentimento que nos guia a cada momento. Nos versículos 11 e 12, o Apóstolo dos Gentios arremata: “Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido”.

            O espelho da vida é a nossa consciência. Contando os dias, concluímos os anos numa frenética marcha de horas. É fundamental que comemoremos a existência que flui em cada ano que passa, façamos festa e nos confraternizemos, tudo isso faz parte do espetáculo do existir. Importa, porém que tenhamos a coragem de encarar as marcas que deixamos no ano velho que se despede decidindo por um ano completamente novo. Renovado o coração e a atitude, os dias hão de se renovar num feliz 2014. Essa é uma aposta que podemos fazer. 

¹ editorial do programa Antena Espírita de 29.12.2013.
(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.       

3 comentários:

  1. Caríssimo Roberto!
    Felicíssima abordagem. O tempo dentro da relatividade das coisas da matéria, é sempre possibilidade de renovação, ou seja ação dirigida para o novo; o Homem Novo que o Meigo Nazareno espera de cada um de nós.
    Com a sua mensagem felicito todos os leitores e seguidores do Canteiro de Ideias.
    Feliz 2014!
    Fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  2. 2014 - Um Ano de Renovação, e o Blog já começa renovando sua imagem. Parabéns Jorge Luiz, ficou mais leve e mais agradável o verde do Canteiro no fundo azul e os textos no fundo amarelo deram um tom de força e renovação, continua belo o Canteiro. Feliz 2014 - que venham mais transformações!
    Francisco Castro de Sousa

    ResponderExcluir