domingo, 4 de agosto de 2013

PODER TERRENO X TEMAS ESPIRITUAIS ¹





 Por Roberto Caldas (*)


No primeiro dia de agosto de 2013 a luta a favor da vida sofreu um revés. A primeira mandatária, instituída na posição de presidente do Brasil, assinou sem vetos uma lei aprovada no congresso nacional que dá espaço para enxertar a legalização do aborto no Brasil, antes mesmo que a tal aberração tenha sido aprovada em sua total acepção, visto que o supremo tribunal federal teria aberto precedente ao liberar o aborto aos anencéfalos. Para tal ato a presidente ignorou documento subscrito e entregue a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Federação Espírita  Brasileira, Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, Confederação Nacional das Entidades de Família e Associação Nacional da Cidadania pela Vida.

            A presidente do Brasil que, salvo erro de juízo, jamais aprova leis vindas do congresso sem cortes e vetos, faz continência ideológica à PLC 03/2013 sob a bandeira social de evitar a gravidez derivada do estupro, crime hediondo e brutal contra a mulher, apesar do texto estabelecer a condição proposital de “relação não consentida” para que a interpretação possibilite uma gama de práticas sexuais que torne livre o “direito” da mulher arbitrar sobre o conceito de consentimento.
            É inacreditável que o grupo que se ajoelhou ao Papa Francisco aprove no decorrer da mesma semana um texto que fere, de forma cruel, as promessas de cristandade esboçadas nos falsos votos que deve ter registrado à figura mais proeminente da igreja católica. Isso mostra a versatilidade da honestidade de princípios desses homens e mulheres que dominam a política brasileira.
"O Livro dos Espíritos" no item 880 assim teria questionado e respondido a respeito dessa iniciativa governamental: “Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? – O de viver. Ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante nem fazer o que possa comprometer sua existência física”.
É uma pena que verdadeiros ignorantes das condições espirituais da humanidade tenham em mãos a capacidade de definirem a respeito de tais temas, sem reunirem a menor qualificação para assumirem as verdades terrenas no campo da educação, saúde e segurança, avaliemos quanto às realidades do Espírito. No Evangelho de João (III: 12), Jesus admoesta a Nicodemos: “Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu?”.
Afinal quem tem capacidade, sobre a Terra, para definir quanto à permissão de viver-se ou não? Sendo a vida uma condição que extrapola à tecnologia humana fazer-se iniciar deveria também ser vedado o direito de retirá-la em qualquer que fosse a circunstância, exceto quando pudesse colocar em jogo a continuidade da vida de sua mãe, única opção em que o aborto deveria ser cogitado. 


¹ editorial do programa Antena Espírita de 04.08.2013

(*) médico, integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do c.E. Grão de Mostarda.

2 comentários:

  1. Como diz o vulgo "na veia". Belo texto do confrade Roberto Caldas. Somente a ignorância das coisas espirituais pode explicar aberrações desta natureza. A sociedade necessita reagir, como vem reagindo em outros setores sem tanta relevância como a Vida, de quem não pode se defender; não pode reagir.

    ResponderExcluir
  2. Compartilhando... Parabéns pelo tema.

    ResponderExcluir