terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

INTEGRAR





 Por Paulo Eduardo(*)


Cidadão do bem indaga, desculpando-se: O Espiritismo esclarece tudo? - Ele mesmo responde: "Acho que não!" Refletimos sorrindo ao redarguir afirmando que nenhuma religião do mundo tem resposta para tudo. Se assim fora já teríamos a tão sonhada paz pela integração. Vamos usar o integrar na sua inteireza.

Tentar completar ou materializar um pensamento de teor edificante. Totalizar a nossa matemática das realizações a fim de passar do sonho de renovação próprio dos começos de ano. Será possível determinar a integral de uma equação diferencial? A verdade é que vivemos de indagações. Temos realmente sede de respostas objetivas. A Doutrina Espírita até que tenta elucidar mistérios.


O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, contém 1.019 perguntas com respostas inteligentes. Gama enorme de assuntos capazes de asserenar angústias e dúvidas inquietantes. Formas belíssimas para explicar a própria vida estuante na esteira racional da imortalidade capaz de justificar o porquê da Justiça Divina. A integração de pessoas é modo correto, adequado, de fomentar a paz. É a abertura para a fraternidade apontada pelo Espiritismo, no sentido de percorrer caminhos da fé raciocinada.

Vamos integrar o que de melhor existe em cada religião e teremos um todo de coerência o problema da existência. Farias Brito dissertou sobre a finalidade do mundo em três volumes e não conseguiu esgotar o assunto. Foi filósofo de profunda persecução e nos ajudou a encontrar respostas para muitas das indagações que teimam em dividir os seres humanos tão carentes por uma integração real. Integrar é a meta.


(*) jornalistae integrante da equipe do programa Antena Espírita.

2 comentários: