segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O CONSOLADOR PROMETIDO (*)






 Por Roberto Caldas (**)



Jesus Cristo, considerado como sendo o aniversariante do mês, legou uma mensagem à humanidade e predisse que a mesma precisaria ser complementada com o passar do tempo. E Então a sua mensagem que muitas vezes se revestia com o sentido figurado, parabólico como ele mesmo esclarecera (“Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem” Mateus 13:13) abre as cortinas e retira os véus na segunda metade do século XIX e passa a ser reconhecida como Doutrina Espírita.
            Segundo relatos espirituais, foi o próprio Jesus que, do mundo espiritual, repassou as informações que comporiam a 3ª Revelação diretamente a Allan Kardec que sabidamente precisaria amadurecer no corpo físico e só depois de completados 50 anos de idade é que seria chamado para iniciar a missão que lhe cabia na Terra, comprovadas a sua capacidade técnica e moral para representar a nova vestimenta da doutrina cristã.

            Diferente da mensagem de Jesus apenas na forma de comunicação, mantida toda a sua essência, Kardec é a linguagem que esclarece pela clareza e concisão. Toda a sua produção literária indica a sua capacidade de síntese e o caráter de seriedade que revestiu a pedagogia de composição do Espiritismo. A seguir combinamos algumas frases de Allan Kardec em comparação com outras ditas por Jesus.
            “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a lei” é a clara promulgação da lei da Reencarnação que complementa a expressão “em verdade vos digo que terás de nascer de novo”, dito a Nicodemus.
“Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade” reedita a poesia de “se tivesses a fé do tamanho de um grão de mostarda...”
“A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra” retrata a assertiva “o reino de Deus está dentro de cada um”.
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações” reestabelece a mesma verdade contida em “nem todo aquele que diz Senhor! Senhor! Entrará nos reino dos céus”.
“Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende além dos limites de nossa esfera corpórea” insere nova compreensão para “o vento sopra onde quer; ouve-lhes o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”.
Consolidada a previsão do Consolador Prometido vemos o Espiritismo tornar renovada a mensagem de Jesus, que não prometera retornar pessoalmente, mas afirmara que iria pedir ao Pai nos permitisse receber o Espírito da Verdade que ficaria conosco até o final dos tempos. 

(*) editorial do Programa Antena Espírita, de 16.12.2012.
(**) médico e integrante da equipe do Programa Antena Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário