domingo, 28 de outubro de 2012

ELOGIO À SIMPLICIDADE




“Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva
com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte
corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem

da simplicidade que há em Cristo.” (2Cor, 11:3)
 

            Como a simplicidade da unidade de Allan Kardec tornou-se o “bicho de sete cabeças” chamado unificação do movimento espírita brasileiro.

            Jesus utilizou-se da simplicidade das parábolas para facilitar o entendimento daqueles que o ouviam.
            O triunfo da simplicidade é o surgimento do fogo. Mentes simples e ignorantes através de um pedaço de madeira esfregando noutro realizam a maior conquista do ser humano na pré-história. Podemos vislumbrar essa epopeia no belíssimo filme “Guerra do Fogo”.
           Segundo o professor Herculano Pires, Jesus criou a didática naturalista, ao recorrer frequentemente em termos comparativos, sem artifícios, com simplicidade e naturalidade. A Pedagogia de Jesus e sua didática naturalista renascem em Pestalozzi, que as transmite a Allan Kardec.

           Portanto a didática de Kardec segue a didática naturalista de Jesus, que emprega uma linguagem de simplicidade e os métodos naturais da razão e intuição.
         Na sua condição de educador, Allan Kardec utilizou-se da maiêutica socrática para a elaboração de “O Livro dos Espíritos”. Através do diálogo com as Vozes do Céu, com perguntas simples, em “O Livro dos Espíritos” traz luz aos mais complexos problemas do passado e do futuro da Humanidade.
         Procurou formular a Doutrina com clareza e precisão até nos mínimos detalhes com vista a propiciar aos discípulos a construção da unidade, fundamental para a sua marcha progressiva. Elaborou para isso o Projeto 1868.
           Na edição da Revista Espírita de dezembro de 1861, em artigo intitulado “Organização do Espiritismo”, Kardec mostra de forma clara e simples o caminho a ser seguido para se fundar a unidade de princípios. Observem:
“(...) Quer a sociedade seja uma ou fracionada, a uniformidade será a consequência natural da unidade de base que os grupos adotarem. Será completa em todos os que seguirem a linha traçada em “O Livro dos Espíritos” e em “O Livro dos Médiuns”. Um contém os princípios da filosofia da ciência; o outro, as regras da parte experimental e prática. Estas obras estão escritas com bastante clareza, de modo a não ensejar interpretações divergentes, condição essencial de toda doutrina nova.”
       A simplicidade para Kardec seria o estudo sistematizado das obras acima citadas.  Deveria ser. Mas, como nos versos de Drummond, no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho: a vaidade humana. A vaidade subtrai o bom senso.
           Sistematizado significa, reduzido a sistema, metódico, ordenado ou sistemático.
    Em função da palavra sistematizado, somaram-se os cursos em busca dessa sistematização. Surge a complexidade, nascida da multiplicidade. Processos que oneram a instituição e o educando.
          Economizar tempo e recursos de toda ordem é simplicidade.
        O Mestre lionês previu que o Espiritismo teria que lutar contra as ideias tenazes daqueles que sempre estão prontos por ligar seus nomes a uma inovação qualquer. Dos que adoram criar novidades, pois sofrem com o amor-próprio por ocuparem posição secundária.
            A complexidade corrompeu o entendimento e apartou-nos da simplicidade que há em Cristo e em Kardec.
            Atualmente, temos um contexto doutrinário de superfície e o exercício da mediunidade distante dos singelos ensinamentos dos Espíritos Reveladores.
      Para Paulo Freire (1921-1997) a simplicidade é a eterna virtude existencial. A simplicidade como virtude está na atitude de ir direto às coisas, de não fazer curvas, de não ser cavernoso. Por isso, a simplicidade de Paulo Freire não é sinônimo de facilidade, ao contrário, ser simples não é ser fácil.
            Simplicidade é perceber o essencial. O Universo é simples. Da simplicidade de uma célula é que nascemos e nos multiplicamos.
     Para John Maeda, designer gráfico, artista visual e cientista da computação estadunidense, a simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo. Não tendo o Espiritismo obviedades, nada tem, portanto, a se subtrair ou acrescentar nas obras assinaladas por Kardec.
            A simplicidade é a porta aberta para a sabedoria.
            A simplicidade segundo Rubem Alves, é o voo das aves de volta à casa ao crepúsculo.
            Simplicidade é isso, quando o coração busca uma só coisa.
            Compartilho nesse cenário, um verso do Espírito Casimiro Cunha:
“Recorres, em pranto, ao Mestre,
            Na luta que te complica,
            E Jesus pede em silêncio:
            Simplifica, simplifica.

            Simplifiquemos ! Sigamos Kardec!  Sigamos Jesus!


Post Scriptum: É bem provável que amanhã saiam por aí a dizer que sou contra o ESDE, ou tantos outros cursos. Não sou. O propósito do texto foi apenas o de expor a ideia que Kardec defendeu para o concurso da unidade de princípios e não afirmar se essa ou aquela metodologia é ou não adequada. Eximir-me, ainda, de tecer comentários sobre a influência histórica, cultural e religiosa que interferem no processo em comento.

7 comentários:

  1. Parabéns Jorge, muito dirigente e espiritas precisam ler, ouvir e atentar pra simplicidade há muito perdida, como diz Herculano Pires, o Amadorismo precisa voltar aos centros espiritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez a empatia, observando o outro com aquele se ar de... "se fosse eu no lugar dele, será que eu aprenderia assim"... é quase um sentimento de companherismo.

      Excluir
  2. Parabéns amigo! Entendi o que vc disse!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto amigo. Abraço fraterno a todos!

    Fernando Bezerra

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, gente boa! Excelente conselho!!!

    ResponderExcluir
  5. Hey, parabéns a simplicidade! Pestalozzi é de fato um marco na educação, visto que na época em que atuou os castigos físicos eram comuns nas escolas. Paulo Freire renovou a questão dos métodos de alfabezição.

    Neles o sucesso se deu atraves da metodologia que utilizavam. Observe o aprendiz e aí terá o método.

    Gostei da simplicidade do artigo, foi direto ao ponto: metodologia.

    T+

    ResponderExcluir