quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O ESPÍRITA TOMA PARTIDO EM DISCUSSÕES POLÍTICAS?

 


O que é política? Realizei rápida pesquisa, achei em termos claros esse significado para política: Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

O conceito acima está diretamente relacionado à vida em sociedade, principalmente no espaço público, aquilo que é comum a todos; assim busquei no Livro dos Espíritos sobre a vida em comunidade, separei as perguntas 776, 767 e 779:

  • 776 - A vida social está em a Natureza? Resposta: “Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.”
  •  767 – É contrário à lei da Natureza o insulamento absoluto? Resposta: “Sem dúvida, pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para progresso, auxiliando-se mutuamente”
  •  779 – A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento? Resposta: “O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contacto social.”

Vale citar a pergunta 785, Kardec pergunta qual o principal obstáculo para o progresso, a resposta anotada é: o orgulho e o egoísmo.

A política trata da governança de um país ou Estado, bem como está ligada à arte de conseguirmos alinhavar interesses pessoais em prol de um interesse comum maior. As respostas destacadas do Livro do Espírito deixam claro que a vida acontece em sociedade, no espaço público, e que temos responsabilidades por esse espaço, inclusive de ajudar aqueles que estão em necessidades, como podemos ser auxiliados por pessoas que se encontrem em melhores condições do que nós.

Assim, o espiritismo não isenta aqueles que comungam sua proposta de visão de mundo de tomar partido em discussões políticas, pelo contrário, faz parte da Lei do Progresso.

A visão de mundo que o espiritismo deflagra é a da igualdade entre as pessoas, da universalidade dos direitos, e da proteção aos menos favorecidos (sob qualquer ponto de vista); de forma geral; tais conceitos, então, não combinam com exploração de pessoas, violência física e psicológica, cultura de privilégios, sistemas hegemônicos e dominantes, cerceamento de liberdades e direitos individuais/coletivos, ações discriminatórias, e qualquer ato de interesse de alguns em detrimento de outros.

O espiritismo não é uma escolha simples, no caso da política é necessário um eterno estar atento, pois as coisas do mundo acontecem sempre motivadas por algum tipo de interesse; para se apoiar ou rejeitar o que está acontecendo, é preciso um grande esforço de validação e confrontação, mas no fim vale a pena, faz parte da Lei.

Um comentário:

  1. Creio que o espírita colocar-se como isento e evitar a participação é sonegar o seu dever como elemento pertencente à sociedade humana.
    Tudo bem que devemos procurar sempre trazer a visão do Espírito imortal; contudo, não devemos deixar de lado que vivemos uma sociedade física, bem como as questões a ela pertinentes.

    ResponderExcluir