quinta-feira, 19 de março de 2020

O ESPIRITISMO ANTE O MERECIMENTO E AS DESIGUALDADES SOCIAIS


A economia do mundo atual está periclitante e não consegue se recuperar da debacle econômica de 2008, aliás, a maior das últimas 8 décadas. Tudo teve início nas quebras de grandes bancos nos EUA, deixando um rombo estimado em quase US$ 3 trilhões. A crise de então se expandiu pelo planeta, provocando amplos cenários de desemprego e recessão. A rigor, as principais economias do mundo ainda não se recuperaram. Apesar de toda essa tempestade econômica, paradoxalmente o número de bilionários duplicou.


Os fatos demonstram que as crises econômicas têm o poder de concentrar renda e deixar os ricos mais ricos. Como resolver isso? Seguramente não será com as ideologias extremistas do igualitarismo. Quanto maior a desigualdade econômica num país, mais forte tende a ser a divisão ideológica entre os chamados grupos do “igualitarismo” e do “liberalismo”. E a história sugere que a superconcentração de recursos redunda em algum tipo de desordem. Por isso, a desigualdade das riquezas é um dos problemas que preocupa muita gente. Mas, debalde se procurará resolver tal desigualdade levando em conta apenas a unicidade das existências.

Afinal, por que não são igualmente ricos todos os homens? Indagou Kardec aos Benfeitores que responderam: “Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar”. [1] E mais, é fato matematicamente demonstrado que “a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente. Por outra, se efetuada essa partilha, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões. Supondo ainda que seja possível e durável essa divisão, cada um teria somente com o que viver e o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade”. [2]

Ora, “se Deus concentra a riqueza em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades. Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos”. [3] Eis aí uma prova da Sabedoria e da Bondade Divina. Dando o livre-arbítrio ao homem, quer Deus que o mesmo chegue, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e opte pelo bem, de livre vontade e por seus esforços. Obviamente a harmonia da sociedade não virá por decretos, nem de parlamentos que caracterizam sua ação por uma força excessivamente passageira.

Os conceitos do Espiritismo defendem a meritocracia do ideário liberal, a liberdade individual e quem pugna por esses valores não deve ser tido como um reacionário. O princípio da improfícua ideologia igualitária sempre fascinou a mente revoltosa, porque parece ser mais “justa”, e atender melhor à parte mais desprotegida da humanidade. Irrisão! Essa ideologia carrega consigo uma mancha execrável. Não é capaz de respeitar o que é inerente ao ser humano, que é o livre arbítrio individual. Como não conseguirá jamais se estabelecer com a concordância dos cidadãos, precisa se impor à força para que os “mais iguais” (grupos artificiais) minoritários liderem e dirijam a “liberdade” do resto da população reprimida.

Reafirmamos que os adeptos do materialismo sonham com a igualdade irrestrita das criaturas, sem compreender que, recebendo os mesmos direitos de trabalho e de aquisição perante Deus [aceitem ou não!], os homens, por suas próprias ações, são profundamente desiguais entre si, em inteligência, virtude, compreensão e moralidade. E consta nos anais da História que o “trabalho” , o “batente”, o “rala rala”, o “labor diário” para o ganha pão não é a credencial moral dos reivindicadores do princípio igualitário.

Sob o ponto de vista reencarnacionista, o Espiritismo ilustra os contra-sensos das teorias radicais do igualitarismo e coopera na restauração do adequado caminho da evolução social. Emoldurando a ideologia igualitária nos apelos cristãos, não se deslumbra com as reformas exteriores, para rematar que a excepcional renovação considerável é a do homem interior, célula viva do organismo social de todos os tempos, justando pela intensificação dos movimentos educativos da criatura, à luz eterna do Evangelho do Cristo.

De acordo com a História sempre existiram, existem e deploravelmente existirão grupos de materialistas, ateus e rebeldes extremistas em número significativo, que são estrepitosos, violentos e constituem ameaça à liberdade do cidadão. E quem se opõe à sua cartilha agressiva não pode ser considerada uma “maioria” alienada e muito menos cidadãos que se sentem ameaçados nas suas conquistas, construídas com trabalho e dignidade. Ora, qualquer ideologia de princípios igualitários não pode perder de vista a sábia máxima do Cristo “a cada um segundo seus merecimentos”.

Cabe ressaltar ainda que os princípios contidos em o Livro dos Espíritos relativos às leis morais, e mesmo no Evangelho de Jesus, dão sustentação à fraternidade sem quaisquer pechas de ideologias igualitárias. Será perda de tempo valer-se da retórica vazia de que o livro “Nosso Lar” descreve uma comunidade com as falácias socialistas igualitárias, não é verdade! Pois lá se reafirma a lógica da meritocracia em que o indivíduo é abonado pelas virtudes e talentos morais conquistados. Aliás, um exemplo para qualquer sociedade de hoje ou amanhã.




Referência bibliográfica:

[1]           Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVI, RJ: Ed. FEB

[2]           Idem

[3]           Idem

2 comentários:

  1. Precisa contratar um hacker❓ Entre em contato com a PYTHONAX✅

    O negócio realmente incrível de entrar em contato com a PYTHONAX é que o Hack realizado por nós não pode ser rastreado até você, pois todo trabalho de Hacking que fazemos é fortemente protegido por nosso Firewall. É como dizer que se alguém tentar rastrear o Hack, ele os levará até nós e bloqueamos as ações que estão fazendo.

      Estamos invisíveis para as autoridades há quase uma década e, se você pesquisar no PYTHONAX, não se trata realmente de nós, você poderá ver apenas comentários feitos por nós ou sobre nós.

      Outra coisa surpreendente para você se beneficiar da contratação de nossos hackers é que você obtém um Legit e o melhor serviço de hackers, pois fornecemos a você hackers profissionais com áreas de especialização em hackers.
       Realizamos todos os hackers existentes, usando ferramentas especiais de hackers que obtemos da dark web.

       Alguma lista de serviços de hackers que fornecemos são:
    ▪️Promoção e clonagem de telefone ✅
    ▪️ Hacking de computador ✅
    ▪️Emails e hackers de contas de mídia social✅
    ▪️Recuperando arquivos excluídos✅
    ▪️Como rastrear e encontrar pessoas ✅
    ▪️Huntting Scammers✅
    ▪️Hack detecção ✅
    ▪️Ladrão / cópia de arquivos e documentos de redes e servidores restritos ✅
    ▪️Multiplicação Bitcoin✅
    ▪️ Recuperação de dinheiro com opção binária ✅
    ▪️ Recuperação de Dinheiro em Negociação Forex✅
    ▪️IQ Option Money Recovery✅
    E muito mais......


    Qualquer que seja o serviço de hacking que você precisar, envie-nos um e-mail para o endereço de e-mail fornecido abaixo.
    pythonaxhacks@gmail.com
    pythonaxservices@gmail.com

      PITONAX.
    2020 © Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Irrisão é o articulista utilizar as palavras de O Livro dos Espíritos para falar em "meritocracia dos liberais".Trata-se de um insulto. A questão 120 daquele livro questiona se todos os Espíritos são obrigados a passar pela fieira do mal para se aperfeiçoar e a resposta NEGA que seja necessário passar pelo MAL senão pela IGNORÂNCIA. O Capitalismo é uma escolha do MAL e por favor acabem com essa ideia que o ideal dos progressistas é que TODOS TENHAM IGUAL, essa é uma das mentiras que se repete a fim de tornar verdade. Luta-se pela redução absurda da desigualdade mercê de um Estado que recebe de todos (menos dos mais ricos) para entregar cada vez mais nas mãos dos que pagam menos. Os Bilionários são a grande chaga da humanidade e a meritocracia sem uma base de partida é amoral e imoral. Não venham dizer que Jesus foi capitalista, ou foi? altava só isso. Esse texto acima dá náuseas (desculpem o destempero) Roberto Caldas

    ResponderExcluir