Pular para o conteúdo principal

13.05 SEIS ANOS DO CANTEIRO DE IDEIAS




O Canteiro de Ideias nasceu em 13 de maio de 2012, dia em que se comemora a libertação dos Escravos no Brasil, embora no Ceará esse auspicioso evento tenha ocorrido antes, em 25 de março de 1884.
inicialmente apenas como um Blog, hoje já ostenta a posição de um site, nesse 13 de maio de 2018 completará 6(seis) anos de existência, em termos de idade é ainda um infante, mas já tem muita história para contar!
A ideia que o inspirou encontra-se no livro Obras Póstumas, embora esse livro não seja da responsabilidade do Mestre Lionês, posto que foi publicado em janeiro de 1890, portanto ele não o revisou, nos reportamos, mais especificamente, ao Projeto 1868, onde ele diz textualmente:
“Dois elementos hão de concorrer para o progresso do Espiritismo: O estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de a popularizar. O desenvolvimento cada dia maior, que ela toma, multiplica as nossas relações, que somente tendem a ampliar-se, pelo impulso que lhe darão a nova edição de O Livro dos Espíritos e a publicidade que se fará a esse propósito.”
Vê-se que o Projeto 1868 tinha como objetivo massificar a divulgação da Doutrina nascente e fazê-la chegar a lugares ainda não alcançados pelas Obras Básicas, concluídas com a publicação de A Gênese em janeiro de 1868.
O “Canteiro de Ideias” nasceu como mais uma ferramenta com o intuito de divulgar o Espiritismo através da publicação de artigos sobre a Doutrina. Como se sabe, um Blog é uma ferramenta com certa limitação, logo sentiu-se a necessidade de uma ferramenta com maior amplitude, e o Blog foi transmudado em um Site, mas mantendo o título original: CANTEIRO DE IDEIAS!
O “Canteiro de Ideias” já apresenta números bastante expressivos, tendo publicado 1226 artigos de espíritas de vários Estados do Brasil, nesse período já foi acessado mais de 347.000 vezes, em várias partes do mundo! Além do Brasil podemos citar: Estados Unidos, França, Rússia, Afeganistão, Itália, Japão, Alemanha, Ucrânia, Chile, Coréia, Tailândia, Israel, Egito, dentre outros!
Assinam artigos no Canteiro de Ideias mais de 30(trinta) articulistas de várias partes do Brasil sendo, portanto, uma ferramenta já consolidada em termos de divulgação da Doutrina Espírita!
Na ocasião em que o Canteiro de Ideias comemora 6(seis) anos de existência com números tão expressivos em termos de divulgação da Doutrina Espírita para boa parte do mundo, isso para nós, que integramos também a equipe de Canteiro de Ideias é motivo de grande alegria, como também reafirma o compromisso de toda a equipe de O Canteiro de Ideias, em continuar cada vez mais aperfeiçoando essa ferramenta de divulgação da Doutrina Espírita como desejava Allan Kardec, e que se consolida a partir da Terra de Bezerra de Menezes e Vianna de Carvalho, o Ceará!


Comentários

  1. Francisco Castro de Sousa13 de maio de 2018 às 10:00

    PARABÉNS CANTEIRO DE IDEIAS! UM VEÍCULO JÁ CONSOLIDADO EM TERMOS DE DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA! PARABÉNS AMIGO JORGE LUIZ PELA BRILHANTE IDEIA!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Castro, tens participação na "brilhante ideia".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.