Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA ANTENA ESPÍRITA - 8 ANOS NO AR¹




Por Roberto Caldas (*)




Antena Espírita completa 08 anos de circulação, nesse setembro de 2014, a partir das ondas hertzianas da Rádio Cidade AM 860 e pelo acesso www.cidadeam860.com.br, com transmissão global e gerando uma onda invisível que se encontra muito além do que podemos imaginar, limitados que estamos pelo ponto de vista fragmentado que o corpo físico nos confere. Sua criação e manutenção, mais do que uma empreitada necessária ao encargo desses humildes serviçais que semana pós semana ocupam esse estúdio de rádio, estão ancoradas numa iniciativa muito maior, sob o comando da espiritualidade que julga urgente e necessária a divulgação da mensagem espírita para o mundo.

            Não restam dúvidas que as emanações que alcançam os lares espalhados pelo mundo, e que nos recebem de forma tão carinhosa, transformam as noites de domingo em uma gigantesca reunião de evangelho no lar, quando acontecem visitas espirituais dos parentes e amigos que já partiram para o outro plano, aconselhamento por parte de mentores pela ampliação da sensibilidade intuitiva dos ouvintes, além da libertação de vinculações desagradáveis que porventura possam estar acontecendo no seio das famílias. As energias geradas por esse sistema possibilitam ainda a produção cargas de forças que permitem alcançar os limites da circunvizinhança, dessa forma colaborando com a amplificação da harmonia nas cidades, tarefa silenciosa dos amigos da espiritualidade.
            A consciência de tão grandes consequências gerados por esses 60 minutos semanais, consideradas as imperfeições daqueles que produzem Antena Espírita, nos impõem a responsabilidade de, a cada dia, manter o maior dos nossos empenhos, com a clara pretensão de reduzir ao mínimo possível as interferências individuais que possam vir a atrapalhar o serviço do plano espiritual. A Doutrina Espírita é grande demais para depender de opiniões pessoais, visto estar consagrada no Pentateuco Kardeciano, o qual se constitui na grande bússola norteadora dos nossos empenhos quando nos dirigimos a sua seleta audiência.
            De nossa parte estamos dispostos a caminhar tantos anos quanto nos permitam as forças físicas nesse engajamento que mais nos beneficia do que nós a ele, pois sabemos que a tarefa prescinde de alguém especificamente e que a troca de pessoas jamais deverá fazer cessar a divulgação. Resta-nos reiterar o convite de iniciarmos mais um ciclo na certeza de corrermos juntos para descerrar os portais do nono ano de existência.
            No dia 03/09/2006 iniciamos uma caminhada que parecia ser um empreendimento de encarnados para a divulgação espírita. Descobrimos nesse meio tempo que fazemos parte de um plano mais ambicioso de regeneração humana. Congraçamo-nos com espíritas e não espíritas do mundo inteiro, sem nenhuma pretensão de conversão de idéias. Vimos Antena Espírita se transformar em instrumental das forças ligadas a Jesus para o melhoramento da humanidade. Que venham mais 08 anos. 

¹ editorial do programa Antena Espírita  de 07/09/2014

(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.  

Comentários

  1. Francisco Castro de Sousa16 de setembro de 2014 às 16:44

    O Programa Antena Espírita faz o seu 8º aniversário, são mais de 400 horas de Espiritismo ao vivo através do Rádio! Se você é ouvinte, compartilhe no Face!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSÉ ALDENOR DE OLIVEIRA11 de janeiro de 2015 às 21:01

      OUÇO O PROGRAMA ANTENA ESPÍRITA DESDE O INÍCIO, APESAR DE FREQUENTAR AO CENTRO ESPÍRITA, O TEMA ME COFORTA AO OUVIR, OS COMPONENTES DO PROGRAMA. TEM UMA PARTE QUE NÃO POSSO FICAR SEM OUVIR,É A PARTICIPAÇÃO DO DR. CID CARVALHO. AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS QUE OS OUVINTES FORMULAM É EXCELENTE E ALGUMAS PARECEM COM A QUE EU IRIA FAZER, E PARA TERMINAR FICOU UM VAZIO MUITO GRANDE COM O DESENCARNE DO CAÚLA. BÔA NOITE E FILIZ 2015 PARA TÔDOS COMPONENTES DO PROGRAMA E TAMBÉM DA RADIO CIDADE.

      Excluir
    2. SOU OUVINTE NOVO DO PROGRAMA ANTENA ESPIRITA, GOSTO MUITO E ELE ESCLARECE MUITO SOBRE A NOSSA DOUTRINA ESPIRITA, É UMA PENA QUE SÓ TENHA NO DOMINGO.

      Excluir
  2. O PROGRAMA É MUITO BOM, GOSTEI DA DIVISÃO EM PARTES PARA RESPONDER AS PERGUNTAS DOS OUVINTES, AS PARTICIPAÇÕES, E TAMBÉM OS SORTEIOS. MANDEM UM ALO PRA MIM EU SOU BRUNO FILHO DA SOCIEDADE ESPIRITA ANTONIO JUSTA FORT-CE

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PELO PROGRAMA MUITOS ANOS DE VIDA

    ResponderExcluir
  4. TO DIVULGANDO O NOSSO PROGRAMA ANTENA ESPIRITA EM TODO CANTO Q CHEGO, POIS ACHO MUITO IMPORTANTE ESTE PROGRAMA. DIVULGUEM A MINHA A MINHA AUDIENCIA COMO OUVINTE. BONS FLUIDOS PRA TODOS VCS.



    BRUNOFILHO

    SOCIEDADE ESPIRITA ANTONIO JUSTA.

    ResponderExcluir
  5. O PROGRAMA ANTENA ESPIRITA, É UM PROGRAMA QUE VEM CUMPRINDO COM O SEU PROPOSITO, ISTO É ; SER UM FORUM PARA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO KARDECISTA.
    PARABENS IRMÃOS.

    BRUNO FILHO
    SOCIEDADE ESPIRITA DOUTOR ANTONIO JUSTA.

    ResponderExcluir
  6. CARO IRMÃO PAULO VALE QUE DEUS TE ABENÇOE. SOU PAI DO TALVANES COMPANHEIRO DE TRABALHO DO JEAN NA CASA DOS RELOJOEIROS. EU O PRESENTEEI COM UM LIVRO DE CONTOS POÉTICOS E POESIAS "MINHA INSPIRAÇÃO" QUE VOCÊ VAI ANALISAR E ESCREVER ALGO NO DIÁRIO DO NORDESTE. QUERIA SABER O DIA DA SUA COLUNA LÁ NO DIÁRIO ONDE JÁ FUI COLABORADOR. COMO JEAN LHE EMPRESTOU O LIVRO PARA ANÁLISE EU QUERIA TE OFERTAR UM EXEMPLAR. POSSO? EU SOU IDEALIZADOR DO PL QUE CRIOU O DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO A SER COMEMORADO NO DIA 18 ABRIL QUANDO KARDEC LANÇOU A PRIMEIRA PARTE DO CITADO LIVRO. A DEPUTADA GORETE PEREIRA FICOU COM A RESPONSABILIDADE DE TENTAR APROVAR O PROJETO QUE PARA NOSSA ALEGRIA FOI APROVADO POR UNANIMIDADE. FUI DOUTRINADO NO ICE PELO DOUTOR CAJAZEIRAS. SOU COLABORADOR DO JORNAL O POVO NO CADERNO ESPIRITUALIDADE. ATUALMENTE ESTOU DANDO PALESTRAS TODAS AS SEXTAS-FEIRAS NO CENTRO EVANGÉLICO BEZERRA DE MENEZES DO NOSSO IRMÃO MILTON BORGES. DE VEZ EM QUANDO VOU A RESIDÊNCIA DO DR. CID CARVALHO. QUANDO CONCLUI O CURSO DE JORNALISMO A MINHA MONOGRAFIA FOI " OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O ESPIRITISMO", A PRIMEIRA NO ASSUNTO. QUERO AGRADECER POR TER CITADO O MEU NOME E O MEU LIVRO NO PROGRAMA DE ONTEM. ESTOU RECEBENDO NESSES DIAS LIVROS DE YAN STEVENSON; ALEXANDER AKSAKOF ENTRE OUTROS. GOSTO MUITO DOS LIVROS DO ESPÍRITA JOSÉ CARLO DE LUCCA. JÁ TRABALHEI EM RÁDIO COMUNITÁRIA E RÁDIO EDUCATIVA, NO ENTANTO COMO RADIALISTA PROFISSIONAL , SINDICALIZADO E COM CARTEIRA DO TRABALHO NÃO POSSO PAGAR PARA FAZER PROGRAMAS, POIS A EMISSORA DE RÁDIO E QUE DEVERIA REMUNERAR O PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E QUE CONTINUEM DIVULGANDO A MAIS BELA DOUTRINA DO MUNDO. ABRAÇOS FRATERNOS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

PUREZA ENGESSADA

  Por Marcelo Teixeira Era o ano de 2010, a Cia. de teatro da qual Luís Estêvão faz parte iria apresentar, na capital de seu Estado, uma peça teatral que estava sendo muito elogiada. Várias cidades de dois Estados já haviam assistido e aplaudido a comovente história de perdão e redenção à luz dos ensinamentos espíritas. A peça estreara dez anos antes. Desde então, teatros lotados. Gente espírita e não espírita aplaudindo e se emocionando. E com a aprovação de gente conhecida no movimento espírita! Pessoas com anos de estrada que, inclusive, deram depoimento elogiando o trabalho da Cia. teatral.

SOBRE A INSISTÊNCIA EM QUERER CONTROLAR AS MULHERES

  Gravura da série O Conto da Aia, disponível na Netflix Por Maurício Zanolini Mulheres precisam se casar com homens intelectualmente e financeiramente superiores a elas ou o casamento não vai durar. Para o homem, a esposa substitui a mãe nos cuidados que ele precisa receber (e isso inclui cozinhar, lavar, passar e limpar a casa). Ao homem, cabe o papel de prover para que nada falte no lar. O marido é portanto a cabeça do casal, enquanto a mulher é o corpo. Como corpo, a mulher deve ser virtuosa e doce, bela e recatada, sem nunca ansiar por independência. E para que o lar tenha uma atmosfera agradável, é importante que a mulher sempre cuide de sua aparência e sorria.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

O MOVIMENTO ESPÍRITA MUNDIAL É HOJE MAIS AMPLO E COMPLEXO, MAS NÃO É UM MUNDO CAÓTICO DE UMA DOUTRINA DESPEDAÇADA*

    Por Wilson Garcia Vivemos, sem dúvida, a fase do aperfeiçoamento do Espiritismo. Após sua aurora no século XIX e do esforço de sistematização realizado por Allan Kardec, coube às gerações seguintes não apenas preservar a herança recebida, mas também ampliá-la, revendo equívocos e incorporando novos horizontes de reflexão. Nosso tempo é marcado pela aceleração do conhecimento humano e pela expansão dos meios de comunicação. Nesse cenário, o Espiritismo encontra uma dupla tarefa: de um lado, retornar às fontes genuínas do pensamento kardequiano, revendo interpretações imprecisas e sedimentações religiosas que se afastaram de seu caráter filosófico-científico; de outro, abrir-se à interlocução com as descobertas contemporâneas da ciência e com os debates atuais da filosofia e da espiritualidade, como o fez com as fontes que geraram as obras clássicas do espiritismo, no pós-Kardec.

ALLAN KARDEC E A DOUTRINA ESPÍRITA

  Por Doris Gandres Deolindo Amorim, ilustre espírita, profundo estudioso e divulgador da Codificação Espírita, fundador do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, em dado momento, em seu livro Allan Kardec (1), pergunta qual o objetivo do estudo de uma biografia do codificador, ao que responde: “Naturalmente um objetivo didático: tirar a lição de que necessitamos aprender com ele, através de sua vida e de sua obra, aplicando essa lição às diversas circunstâncias da vida”.

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.