Pular para o conteúdo principal

O MENDIGO E O VEREADOR: O SER OU O POLÍTICO?



"Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe"
(José Paulo Carvalho de Oliveira, vereador pelo PT do B
- Barra do Piraí – RJ)




Por Jorge Luiz (*)



           
                  Maioria dos políticos brasileiros são ignaros ao ponto de não se darem conta do que representam as manifestações que ocorrem praticamente em todo o Brasil desde o dia 16 de junho deste ano. Não se dão conta sequer para com os seus deveres de cidadão e do mandato a que foi revestido por vontade popular, que contempla dentre outras, a principal atribuição: trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e os três poderes instituídos.
            Parece que o vereador José Paulo, autor da declaração que inspira o presente artigo desconhece esta atribuição.
            Na realidade, as palavras e atitudes do vereador, mesmo se ditas sob forte emoção, ultrajam os princípios inalienáveis de liberdade, igualdade e justiça inerentes a todos os membros da família Humana, insertos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.  

            O edil, no entanto, expõe o abismo social e os valores espirituais que regem a Opera Mundi dos desafortunados do mundo e a maioria daqueles que detêm o poder e a riqueza.
            Dados recentes divulgados da economia mundial mostram o mapa da desigualdade em 2013: 0,7% da população detém 41% da riqueza mundial. Em valores acumulados, a riqueza mundial atingiu neste ano o recorde de todos os tempos: US$241 trilhões. Se este valor fosse distribuído de forma equitativa pela população mundial, a média da riqueza seria de US$51.600/pessoa, equivalentes a R$112.373,00 (dólar cotado a R$2,182).
            Mesmo com todo o crescimento da riqueza mundial, a desigualdade social continua com índices elevados. Os 10% mais ricos do planeta detêm atualmente 86% da riqueza mundial. Destes, 0,7% da população detêm US$98,7 trilhões de dólares.

            Agora pasmem: segundo projeção dos pesquisadores do Banco Credit Suisse o Brasil está entre os países em que o crescimento dos milionários em 2013 ocorrerá na ordem de 84%.
            Ainda no Brasil, 3,5 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza em 2012, segundo dados do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (IPEA).  Apesar disto, 15,7 milhões de brasileiros viviam abaixo da linha da pobreza em 2012, isto é, sobreviviam com menos de R$150,00/mês (R$5,00/dia). Outras estimativas apontam que há 1,8 milhões de moradores de rua em todo território brasileiro.
            Em “O Livro dos Espíritos”, questão nº 877, os Reveladores Celestiais afirmam que a primeira de todas as obrigações particulares da vida em sociedade é “respeitar os direitos dos semelhantes; aquele que respeita esses direitos será sempre justo. (...)”. Já na questão nº 879, eles acentuam que o caráter do verdadeiro homem justo seria o de seguir o exemplo de Jesus, “porque praticaria também o amor ao próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça.” Na questão nº 880, afirmam que o primeiro de todos os direitos naturais do homem é o de viver.
            É fácil de se entender que a observância dos princípios de justiça, amor e caridade em nosso Planeta estão ainda distantes do necessário para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
            A ambição é quase sempre o moto diretor das pessoas que se alçam a concorrer a poder político ou profissional. Os seres humanos são por natureza ambiciosos por várias razões, algumas delas saudáveis e positivas, pois são embaladas pela lei do progresso.
            À época de Jesus, a expectativa que se tinha dele não era diferente. Os próprios discípulos discutiam entre si sobre quem seria a figura mais importante no reino político que seria criado por Jesus. É emblemática a passagem da mãe dos filhos de Zebedeu que pede a Jesus que seus filhos Tiago e João - que se assentem em seu Reino, um a direita e outro a esquerda. Jesus responde:

“Sabeis que os príncipes das nações dominam os seus vassalos, e que os maiores exercitam sobre eles o seu poder. Não será assim entre vós; mas aquele que quiser ser o maior, esse seja o vosso servidor, e o que entre vós quiser ser o primeiro, seja o vosso escravo; assim como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em redenção de muitos. (Mt, 20-28).”

            Jesus estava sempre disposto a renunciar qualquer coisa politicamente correta para preservar o seu poder pessoal. O poder pessoal deve ser sempre motivado pelo amor. Por isso Jesus priorizou o Ser e não a política, quando disse: 
“o maior entre vós será o vosso servo”. (Mt, 23:11).
            Assim deve ser a maneira de se viver o poder pessoal que refletirá no poder político.  
        Allan Kardec, em O Credo Espírita, inserido em Obras Póstumas, facilita o entendimento:

“Por melhor que seja uma instituição social, sendo maus os homens, eles a falsearão e lhe desfigurarão o espírito para a explorarem em proveito próprio. Quando os homens forem bons, organizarão boas instituições, que serão duráveis, porque todos terão interesse em conservá-las.”

            Enquanto isto não acontece, ouçamos Jesus novamente (Mt, 25:40):

“Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”


Post Scriptum: Barra do Piraí tem mais de 70 mil eleitores. O vereador José Paulo Carvalho de Oliveira obteve 322 votos, e cumpre o seu primeiro mandato. No dia 29.10.2013, quando já havia produzido o artigo, concedeu entrevista a um portal de notícias e reconheceu o erro. Segundo ele, há 17 anos seu irmão acolheu em sua residência um andarilho, um mendigo com crianças. Seis meses depois o mendigo assassinou seu irmão.

(*) livre-pensador, blogueiro e voluntário do Instituto de Cultura Espírita - ICE.

Comentários

  1. Francisco Castro de Sousa31 de outubro de 2013 às 18:42

    JORGE, INTERESSANTE ABORDAGEM. A DOUTRINA ESPÍRITA SE APLICA A TODAS AS SITUAÇÕES DA NOSSA EXISTÊNCIA. ESPERO QUE OS LEITORES COMPREENDAM. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jorge, temos um ano para fazer valer o nosso propósito de fazer esse país entrar nos trilhos. O Brasil e os brasileiros precisam de um choque de grande voltagem para despertarmos dessa realidade perversa que aflige o nosso território de existência. Provavelmente não devamos repetir a mesma estratégia de outros tempos diante das urnas sob a crença de "boas almas' chegarem lá para fazer mudanças. Temos que fazer valer os nossos DIREITOS e DEVERES para, em nome da Caridade, verdadeiramente mostrarmos o quanto todos estamos insatisfeitos com o rumos que pensamos coletivamente até agora. Roberto caldas

    ResponderExcluir
  3. Castro e Roberto!
    Grato pelos registros!
    O Castro utilizou a expressão "Espiritismo Aplicado" para abordagens da espécie - fatos do cotidiano - que devemos refletir à luz da Doutrina Espírita. Esperamos que os leitores saúdem a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Castro de Sousa1 de novembro de 2013 às 18:03

      Concordo Roberto, mas sem Black e sem Block, só com o voto!

      Excluir
  4. Jorge, irmão:
    Parabéns. Teus textos são sempre bem construídos.
    Para os políticos, semelhantes e próximos, são referências que eles trocam apenas quando diz respeito a eles próprios. Povo, está num plano real infinitamente cego, não se vê.
    Deusimar Apoliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

O CORDEIRO SILENCIADO: AS TEOLOGIAS QUE ABENÇOARAM O MASSACRE DO ALEMÃO.

  Imagem capa da obra Fe e Fuzíl de Bruno Manso   Por Jorge Luiz O Choque da Contradição As comunidades do Complexo do Alemão e Penha, no Estado do Rio de Janeiro, presenciaram uma megaoperação, como define o Governador Cláudio Castro, iniciada na madrugada de 28/10, contra o Comando Vermelho. A ação, que contou com 2.500 homens da polícia militar e civil, culminou com 117 mortos, considerados suspeitos, e 4 policiais. Na manhã seguinte, 29/10, os moradores adentraram a zona de mata e começaram a recolher os corpos abandonados pelas polícias, reunindo-os na Praça São Lucas, na Penha, no centro da comunidade. Cenas dantescas se seguiram, com relatos de corpos sem cabeça e desfigurados.

O DISFARCE NO SAGRADO: QUANDO A PRUDÊNCIA VIRA CONTRADIÇÃO ESPIRITUAL

    Por Wilson Garcia O ser humano passa boa parte da vida ocultando partes de si, retraindo suas crenças, controlando gestos e palavras para garantir certa harmonia nos ambientes em que transita. É um disfarce silencioso, muitas vezes inconsciente, movido pela necessidade de aceitação e pertencimento. Desde cedo, aprende-se que mostrar o que se pensa pode gerar conflito, e que a conveniência protege. Assim, as convicções se tornam subterrâneas — não desaparecem, mas se acomodam em zonas de sombra.   A psicologia existencial reconhece nesse movimento um traço universal da condição humana. Jean-Paul Sartre chamou de má-fé essa tentativa de viver sem confrontar a própria verdade, de representar papéis sociais para evitar o desconforto da liberdade (SARTRE, 2007). O indivíduo sabe que mente para si mesmo, mas finge não saber; e, nessa duplicidade, constrói uma persona funcional, embora distante da autenticidade. Carl Gustav Jung, por outro lado, observou que essa “másc...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

"FOGO FÁTUO" E "DUPLO ETÉRICO" - O QUE É ISSO?

  Um amigo indagou-me o que era “fogo fátuo” e “duplo etérico”. Respondi-lhe que uma das opiniões que se defende sobre o “fogo fátuo”, acena para a emanação “ectoplásmica” de um cadáver que, à noite ou no escuro, é visível, pela luminosidade provocada com a queima do fósforo “ectoplásmico” em presença do oxigênio atmosférico. Essa tese tenta demonstrar que um “cadáver” de um animal pode liberar “ectoplasma”. Outra explicação encontramos no dicionarista laico, definindo o “fogo fátuo” como uma fosforescência produzida por emanações de gases dos cadáveres em putrefação[1], ou uma labareda tênue e fugidia produzida pela combustão espontânea do metano e de outros gases inflamáveis que se evola dos pântanos e dos lugares onde se encontram matérias animais em decomposição. Ou, ainda, a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

DIA DE FINADOS À LUZ DO ESPIRITISMO

  Por Doris Gandres Em português, de acordo com a definição em dicionário, finados significa que findou, acabou, faleceu. Entretanto, nós espíritas temos um outro entendimento a respeito dessa situação, cultuada há tanto tempo por diversos segmentos sociais e religiosos. Na Revista Espírita de dezembro de 1868 (1) , sob o título Sessão Anual Comemorativa dos Mortos, na Sociedade Espírita de Paris fundada por Kardec, o mestre espírita nos fala que “estamos reunidos, neste dia consagrado pelo uso à comemoração dos mortos, para dar aos nossos irmãos que deixaram a terra, um testemunho particular de simpatia; para continuar as relações de afeição e fraternidade que existiam entre eles e nós em vida, e para chamar sobre eles as bondades do Todo Poderoso.”

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

O MEDO SOB A ÓTICA ESPÍRITA

  Imagens da internet Por Marcelo Henrique Por que o Espiritismo destrói o medo em nós? Quem de nós já não sentiu ou sente medo (ou medos)? Medo do escuro; dos mortos; de aranhas ou cobras; de lugares fechados… De perder; de lutar; de chorar; de perder quem se ama… De empobrecer; de não ser amado… De dentista; de sentir dor… Da violência; de ser vítima de crimes… Do vestibular; das provas escolares; de novas oportunidades de trabalho ou emprego…

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...