sábado, 1 de setembro de 2012

300 PROGRAMAS AO VIVO!





 Por Francisco Castro



Recordando... Iniciava-se o mês de agosto de 2006, quando o Luis Jean Rodrigues concluiu a carga horária de aulas teóricas de um Curso de Radialista. Faltava-lhe a carga horária de microfone, quando a diretoria da Rádio Cidade AM 860 ofereceu-lhe um horário aos domingos das 21:00h às 22:00h.
Esse horário já havia sido ocupado por um programa espírita, já extinto. O Jean de pronto aceitou a proposta, para em seguida procurar o Marcus Vinícius e o Mário Kaúla, os quais ficaram bastante entusiasmados com a idéia de um programa espírita no rádio. ANTENA ESPÍRITA foi nome sugerido por Marcus Vinícius e aceito  por Jean e Kaúla.
No dia 26 de agosto de 2006, um sábado, na casa da amiga Noélia Cavalcante reunia-se um grupo de amigos, apenas para confraternizar, cujos encontros se repetem de dois em dois meses desde agosto de 2004, e do qual fazem parte, dentre outros, Roberto e Rosi Caldas, Rute Barrocas,  Fernando Cunha, Kaúla, Jean e eu. Como bom vendedor que é, o Jean expõs a idéia e fez então a proposta: formarmos a equipe do programa Antena Espírita. Proposta que foi aceita por todos.
A primeira edição de ANTENA ESPÍRITA, tendo o Luis Jean como âncora, foi ao ar no dia 03 de setembro de 2006, das 21:00h às 22:00h, ao vivo, como até hoje acontece, apresentando os seguintes quadros: Editorial, a cargo de Paulo Eduardo, depois substituído por Mário Kaula, e hoje por Roberto Caldas; Prece de Abertura, proferida por Rosi Caldas;  Ligações dos ouvintes, atendidas por Rosi Caldas e Rute Barrocas, hoje substituída por Liduína Castro; Notícias do Movimento Espírita, por Marcus Vinícius, hoje com Paulo Vale; Conforto Espiritual, por Fernando Cunha, hoje com a participação de Cid Carvalho; Saúde e Espiritualidade, com Roberto Caldas; Gotas de Espiritismo, com Mário Kaúla, hoje com Paulo Eduardo; e O Livro dos Espíritos Passo a Passo, que ficou ao nosso encargo.

Cada quadro ocupa algo em torno de cinco minutos, sendo que os últimos quinze minutos do Programa são dedicados à Participação dos Ouvintes através de perguntas formuladas por telefone, devidamente anotadas pelas “secretárias de stúdio” e respondidas pela equipe.
Em cada programa são sorteados dois livros, um exemplar de o Livro dos Espíritos e um exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo, todos edição de bolso. Até dezembro de 2011 um amigo que nunca se identificou fazia a doação, a partir de então a cortezia é da FEEC. Ao final de cada mês, dentre todos aqueles que ligaram, é realizado o sorteio de um lindo presente.
São nossos parceiros institucionais: Casa dos Relojoeiros, FEEC, Essilor – fabricante das lentes varilux, Visard e o Blog Canteiro de Ideias.
O tempo passa rápido, nesse domingo, dia 02 de setembro de 2012, irá ao ar, sempre no mesmo horário e ao vivo, o Programa Antena Espírita de número 300!
300 programas ao vivo, sem dúvida é uma marca invejável, são 06 anos fazendo proselitismo espírita sadio, divulgando as idéias espíritas com fidelidade doutrinária e respeito aos ouvintes de qualquer credo religioso.
Como em cada programa recebemos em média 35 ligações dos ouvintes, seja para o registro de audiência, ou para formular perguntas e tirar alguma dúvida, ao longo desse tempo de existência de Antena Espírita no ar, já são mais 10.500 ligações telefônicas atendidas.
Como os quinze minutos finais do programa são dedicados a responder às perguntas dos ouvintes, lá se vão mais de 75 horas respondendo às dúvidas dos nossos ouvintes! Como em cada programa são soteados 02 livros, já foram entregues 300 exemplares de “O Livro dos Espíritos” e 300 exemplares de “O Evangelho Segundo O Espiritismo”. Nesse período tanbém já estudamos “O Livro dos Espíritos” de ponta a ponta, ou seja, da introdução à conclusão.
Se esses números são de dar inveja, os resultados não são menos entusiasmantes! Temos notícias de famílias inteiras que assistem ao programa na sala como se estivessem participando de uma reunião espírita. Outros que, após ganharem um exemplar de “O Livro dos Espíritos,” ou de “O Evangelho Segundo O Espiritismo,” passaram a frequentar um Centro Espírita.
Pessoas que nos identificam na rua e exclamam: estou antenado! Algumas que, durante esses 06 anos do programa no ar, jamais perderam uma só edição. outras que referem nos ouvir pela internet em várias cidades do interior do Estado, algumas em vários Estados da Federação e até nos Estados Unidos da América do Norte e no Canadá!
O leitor deve estar se perguntando: quem é que custeia o programa? Respondemos com toda franqueza: A equipe toda colabora e mais um grupo de amigos e amigas cujos nomes não estamos autorizados a divulgar, além dos parceiros institucionais, mas que, sem a ajuda deles e delas não teríamos folêgo para aguentar todo esse tempo! Daí o nosso profundo agradecimento a esses amigos e amigas e parceiros que, mensalmente, fazem a sua valiosa contribuição, permitindo que, com pontualidade, possamos honrar nosso compromisso financeiro com a emissora.
Não podíamos deixar referir a nossa saudade dos confrades e amigos que nos deixaram prematuramente e que hoje se encontram torcendo por nós do plano espiritual: Marcus Vinícius e Mário Kaula.
Jubilosa, por essa marca histórica, a equipe de ANTENA ESPÍRITA agradece de coração aos nossos ouvintes, cativos ou eventuais, aos nossos apoiadores e apoiadoras, e a ajuda espiritual que nunca nos faltou, esperando que todos continuem conosco... Sempre!


8 comentários:

  1. O Blog "Canteiro de Ideias", representado pelos seus seguidores, membros e articulistas, sentimo-nos gratificados pela citação no texto elaborado pelo confrade e amigo Francisco Castro, homenageando as 300 edições do programa Antena Espírita, que vai ao ar aos domingos, na rádico cidade, das 21:00H as 22:00H. O nosso fraternal reconhecimento pela importância da iniciativa, e vibrações de Paz e Alegria para toda equipe e em especial aos confrades Mário Kaúla e Marcos Vinicius que já retornaram à dimensão espiritual. Que essa parceria possa durar muito tempo. Prossigamos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe do "Antena Espírita" pelas 300 edições, todas ao vivo! As nossas noites de domingo ficaram diferentes, para melhor, depois da existência desse programa. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao programa, muita satisfação em saber de tão longa e próspera longevidade!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,a equipe do Antena Espírita. Que vcs possam comemorar mais 300 programas... Pois sabemos como é difícil proclamar a doutrina por tanto tempo...saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns caro amigo e confrade, pelo belo compromisso de toda a equipe do Programa Antena Espirita que trabalha na divulgação dessa Doutrina Consoladora, grande abraço! Gardênia Carlos

    ResponderExcluir
  6. Parabens Antena Espirita pelas 300 edições passando a todos nós carinho e sabedoria.Sou ouvinte assídua e adoro todos vocês principalmente meu tio Castro.Bjs Julia.

    ResponderExcluir