Pular para o conteúdo principal

300 PROGRAMAS AO VIVO!





 Por Francisco Castro



Recordando... Iniciava-se o mês de agosto de 2006, quando o Luis Jean Rodrigues concluiu a carga horária de aulas teóricas de um Curso de Radialista. Faltava-lhe a carga horária de microfone, quando a diretoria da Rádio Cidade AM 860 ofereceu-lhe um horário aos domingos das 21:00h às 22:00h.
Esse horário já havia sido ocupado por um programa espírita, já extinto. O Jean de pronto aceitou a proposta, para em seguida procurar o Marcus Vinícius e o Mário Kaúla, os quais ficaram bastante entusiasmados com a idéia de um programa espírita no rádio. ANTENA ESPÍRITA foi nome sugerido por Marcus Vinícius e aceito  por Jean e Kaúla.
No dia 26 de agosto de 2006, um sábado, na casa da amiga Noélia Cavalcante reunia-se um grupo de amigos, apenas para confraternizar, cujos encontros se repetem de dois em dois meses desde agosto de 2004, e do qual fazem parte, dentre outros, Roberto e Rosi Caldas, Rute Barrocas,  Fernando Cunha, Kaúla, Jean e eu. Como bom vendedor que é, o Jean expõs a idéia e fez então a proposta: formarmos a equipe do programa Antena Espírita. Proposta que foi aceita por todos.
A primeira edição de ANTENA ESPÍRITA, tendo o Luis Jean como âncora, foi ao ar no dia 03 de setembro de 2006, das 21:00h às 22:00h, ao vivo, como até hoje acontece, apresentando os seguintes quadros: Editorial, a cargo de Paulo Eduardo, depois substituído por Mário Kaula, e hoje por Roberto Caldas; Prece de Abertura, proferida por Rosi Caldas;  Ligações dos ouvintes, atendidas por Rosi Caldas e Rute Barrocas, hoje substituída por Liduína Castro; Notícias do Movimento Espírita, por Marcus Vinícius, hoje com Paulo Vale; Conforto Espiritual, por Fernando Cunha, hoje com a participação de Cid Carvalho; Saúde e Espiritualidade, com Roberto Caldas; Gotas de Espiritismo, com Mário Kaúla, hoje com Paulo Eduardo; e O Livro dos Espíritos Passo a Passo, que ficou ao nosso encargo.

Cada quadro ocupa algo em torno de cinco minutos, sendo que os últimos quinze minutos do Programa são dedicados à Participação dos Ouvintes através de perguntas formuladas por telefone, devidamente anotadas pelas “secretárias de stúdio” e respondidas pela equipe.
Em cada programa são sorteados dois livros, um exemplar de o Livro dos Espíritos e um exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo, todos edição de bolso. Até dezembro de 2011 um amigo que nunca se identificou fazia a doação, a partir de então a cortezia é da FEEC. Ao final de cada mês, dentre todos aqueles que ligaram, é realizado o sorteio de um lindo presente.
São nossos parceiros institucionais: Casa dos Relojoeiros, FEEC, Essilor – fabricante das lentes varilux, Visard e o Blog Canteiro de Ideias.
O tempo passa rápido, nesse domingo, dia 02 de setembro de 2012, irá ao ar, sempre no mesmo horário e ao vivo, o Programa Antena Espírita de número 300!
300 programas ao vivo, sem dúvida é uma marca invejável, são 06 anos fazendo proselitismo espírita sadio, divulgando as idéias espíritas com fidelidade doutrinária e respeito aos ouvintes de qualquer credo religioso.
Como em cada programa recebemos em média 35 ligações dos ouvintes, seja para o registro de audiência, ou para formular perguntas e tirar alguma dúvida, ao longo desse tempo de existência de Antena Espírita no ar, já são mais 10.500 ligações telefônicas atendidas.
Como os quinze minutos finais do programa são dedicados a responder às perguntas dos ouvintes, lá se vão mais de 75 horas respondendo às dúvidas dos nossos ouvintes! Como em cada programa são soteados 02 livros, já foram entregues 300 exemplares de “O Livro dos Espíritos” e 300 exemplares de “O Evangelho Segundo O Espiritismo”. Nesse período tanbém já estudamos “O Livro dos Espíritos” de ponta a ponta, ou seja, da introdução à conclusão.
Se esses números são de dar inveja, os resultados não são menos entusiasmantes! Temos notícias de famílias inteiras que assistem ao programa na sala como se estivessem participando de uma reunião espírita. Outros que, após ganharem um exemplar de “O Livro dos Espíritos,” ou de “O Evangelho Segundo O Espiritismo,” passaram a frequentar um Centro Espírita.
Pessoas que nos identificam na rua e exclamam: estou antenado! Algumas que, durante esses 06 anos do programa no ar, jamais perderam uma só edição. outras que referem nos ouvir pela internet em várias cidades do interior do Estado, algumas em vários Estados da Federação e até nos Estados Unidos da América do Norte e no Canadá!
O leitor deve estar se perguntando: quem é que custeia o programa? Respondemos com toda franqueza: A equipe toda colabora e mais um grupo de amigos e amigas cujos nomes não estamos autorizados a divulgar, além dos parceiros institucionais, mas que, sem a ajuda deles e delas não teríamos folêgo para aguentar todo esse tempo! Daí o nosso profundo agradecimento a esses amigos e amigas e parceiros que, mensalmente, fazem a sua valiosa contribuição, permitindo que, com pontualidade, possamos honrar nosso compromisso financeiro com a emissora.
Não podíamos deixar referir a nossa saudade dos confrades e amigos que nos deixaram prematuramente e que hoje se encontram torcendo por nós do plano espiritual: Marcus Vinícius e Mário Kaula.
Jubilosa, por essa marca histórica, a equipe de ANTENA ESPÍRITA agradece de coração aos nossos ouvintes, cativos ou eventuais, aos nossos apoiadores e apoiadoras, e a ajuda espiritual que nunca nos faltou, esperando que todos continuem conosco... Sempre!


Comentários

  1. O Blog "Canteiro de Ideias", representado pelos seus seguidores, membros e articulistas, sentimo-nos gratificados pela citação no texto elaborado pelo confrade e amigo Francisco Castro, homenageando as 300 edições do programa Antena Espírita, que vai ao ar aos domingos, na rádico cidade, das 21:00H as 22:00H. O nosso fraternal reconhecimento pela importância da iniciativa, e vibrações de Paz e Alegria para toda equipe e em especial aos confrades Mário Kaúla e Marcos Vinicius que já retornaram à dimensão espiritual. Que essa parceria possa durar muito tempo. Prossigamos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe do "Antena Espírita" pelas 300 edições, todas ao vivo! As nossas noites de domingo ficaram diferentes, para melhor, depois da existência desse programa. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao programa, muita satisfação em saber de tão longa e próspera longevidade!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,a equipe do Antena Espírita. Que vcs possam comemorar mais 300 programas... Pois sabemos como é difícil proclamar a doutrina por tanto tempo...saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns caro amigo e confrade, pelo belo compromisso de toda a equipe do Programa Antena Espirita que trabalha na divulgação dessa Doutrina Consoladora, grande abraço! Gardênia Carlos

    ResponderExcluir
  6. Parabens Antena Espirita pelas 300 edições passando a todos nós carinho e sabedoria.Sou ouvinte assídua e adoro todos vocês principalmente meu tio Castro.Bjs Julia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

ASTRÔNOMO DIZ QUE JESUS PODE TER NASCIDO EM JUNHO (*)

  Por Jorge Hessen Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro. De acordo com Dave Reneke, a “estrela de Natal” que, segundo a Bíblia, teria guiado os Três Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava. Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C. O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O NATAL DE CADA UM

  Imagens da internet Sabemos todos que “natal” significa “nascimento”, o que nos proporciona ocasião para inúmeras reflexões... Usualmente, ao falarmos de natal, o primeiro pensamento que nos ocorre é o da festa natalina, a data de comemoração do nascimento de Jesus... Entretanto, tantas são as coisas que nos envolvem, decoração, luzes, presentes, ceia, almoço, roupa nova, aparatos, rituais, cerimônias etc., que a azáfama e o corre-corre dos últimos dias fazem-nos perder o sentido real dessa data, desse momento; fazem com a gente muitas vezes se perca até de nós mesmos, do essencial em nós... Se pararmos um pouquinho para pensar, refletir sobre o tema, talvez consigamos compreender um pouco melhor o significando do nascimento daquele Espírito de tão alto nível naquele momento conturbado aqui na Terra, numa família aparentemente comum, envergando a personalidade de Jesus, filho de Maria e José. Talvez consigamos perceber o elevado significado do sacrifício daqueles missionári...

TUDO MUDOU. E AS INSTITUIÇÕES?

  Por Orson P. Carrara Os de minha geração, nascidos nas décadas de 60 a 80 ou 90 e, claro, mesmo anteriores, lembram-se perfeitamente do formato de organização e funcionamento de uma padaria, de uma farmácia ou de um mercado, entre outros estabelecimentos comerciais. Hoje temos tais formatos completamente diferentes. O que antes era balcão único de atendimento mudou para prateleiras abertas, inclusive com auto atendimento para pagamento. Antes levávamos o pão para casa, hoje vamos à padaria tomar café para apreciar outras delícias. Farmácias normalmente eram reduzidas, hoje se multiplicaram com total mudança nos atendimentos, face às facilidades virtuais. Nem é preciso citar mais nada, todos estamos muito habituados às facilidades dos dias atuais.

DIVERSIDADE SEXUAL E ESPIRITISMO - O QUE KARDEC TEM A VER COM ISSO?

            O meio espírita, por conta do viés religioso predominante, acaba encontrando certa dificuldade na abordagem do assunto sexo. Existem algumas publicações que tentam colocar o assunto em pauta; contudo, percebe-se que muitos autores tentam, ainda que indiretamente, associar a diversidade sexual à promiscuidade, numa tentativa de sacralizar a heterocisnormatividade e marginalizar outras manifestações da sexualidade; outros, quando abrem uma exceção, ressaltam os perigos da pornografia e da promiscuidade, como se fossem características exclusivas de indivíduos LGBTQI+.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

A DOR DO FEMINICÍDIO NÃO COMOVE A TODOS. O QUE EXPLICA?

    Por Ana Cláudia Laurindo A vida das mulheres foi tratada como propriedade do homem desde os primevos tempos, formadores da base social patriarcal, sob o alvará das religiões e as justificativas de posses materiais em suas amarras reprodutivas. A negação dos direitos civis era apenas um dos aspectos da opressão que domesticava o feminino para servir ao homem e à família. A coroação da rainha do lar fez parte da encenação formal que aprisionou a mulher de “vergonha” no papel de matriz e destituiu a mulher de “uso” de qualquer condição de dignidade social, fazendo de ambos os papéis algo extremamente útil aos interesses machistas.