Pular para o conteúdo principal

A MORTE DE JESUS E A PÁSCOA PARA OS ESPÍRITAS

 

Por Jorge Luiz

“Havia naquele tempo Jesus, um homem sábio (se é lícito chamá-lo de homem, porque ele foi autor de coisas admiráveis, um professor tal que fazia os homens receberem a verdade com prazer). Ele fez seguidores tanto entre os judeus como entre os gentios. Era o CRISTO. Os mais ilustres da nossa nação acusaram-no perante Pilatos e ele fê-lo crucificar. Os que o haviam amado durante a vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas o tinham predito e que ele faria muitos outros milagres. É dele que os cristãos, que vemos ainda hoje, tiraram seu nome.”

 

O relato acima é do historiador e apologista judaico-romano (37 d.C./100 d.C.), quando noticia a existência e os feitos de Jesus, em sua obra História dos Hebreus. Aliás, afora os evangelistas, Josefo é a única fonte histórica que noticia realmente a existência de Jesus.

            Não restam dúvidas de que Jesus foi crucificado sob o governo de Pôncio Pilatos, entre os anos 26 e 36, da província romana da Judeia. Isso, na realidade, é ponto pacífico entre os evangelistas. Jesus foi submetido a dois julgamentos: um pelo Sinédrio e um outro por Pilatos. Esses mesmos evangelistas apontam os líderes religiosos judeus como responsáveis pela condenação preliminar do Nazireu.

As religiões formais historicamente apresentam aspectos que se repetem sempre através das civilizações, quando infectadas pelo fundamento religioso. Esse ponto foi determinante para a condenação de Jesus e seria também hoje, caso ele retornasse, pois seria submetido às mesmas perseguições e acusações pelo status religioso atual, mesmo considerando que algumas dessas seitas religiosas esperam o seu retorno. Que não se tenha dúvidas!

Apoio-me, para esse intento, em John Dominic Crossan, teólogo, figura importante nos campos da Arqueologia Bíblica, Antropologia, Novo Testamento e Alta Crítica. Ele menciona a um artigo de John Smith (1570-1612) - ministro inglês anglicano, batista e, então, menonita e defensor do princípio da liberdade religiosa onde ele se refere a uma mudança profunda no mundo antigo, no século II (a.C). Essas transformações transitavam para a vinda de um mago, e não mais o Templo para que se alcançasse o acesso à divindade. Diz Crossan, citando Smith:

 

“Ao invés de um lugar sagrado, o novo centro de acesso à divindade passa a ser um homem divino, um mago, que age como uma espécie de empresário sem escritório fixo e costuma se relacionar com ‘divindades metamorfoseantes’, que apresenta uma forma relativamente vaga e cuja característica principal é a sua súbita e dramática epifania. (...)”

 

A coleção cristã considera esse relato cumprido com a reencarnação de João Batista, com a volta do mago Elias, fato estudado em O Evangelho Segundo o Espiritismo. A coleção hebraica só faz menção à reconstrução do Templo, por isso o judaísmo não reconhece Jesus como o Mago ou Messias.

Aqui está o cerne do principal móvel, na visão desse mediano escrevinhador, como a parte mais sensível para a reação dos chefes do Sinédrio para a aversão à figura de Jesus, ante as afirmativas que destruiria o Templo feito por mãos humanas e em três dias construiria outro, que não seria feito por mãos humanas. (Mc, 14:58); (Mt, 26:61)., Jesus estava se referindo ao Templo (corpo), e reconstrução em três dias (ressurreição). O filme Ressurreição, 2016, dirigido por Kevin Reynolds e Joseph Fiennes, oferece uma dinâmica fantástica desses processos. Os romanos não tinham nenhum motivo para condenarem Jesus. A conclusão de Pilatos é prova disso, “Ele sabia que, por inveja, os principais sacerdotes o haviam entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não entres na questão desse justo, pois num sonho muito sofri por causa dele.” (Mt, 29:19-20).

Para o povo judeu, a Páscoa lembrava a aliança feita com Deus, onde deveria ser celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Páscoa é, para os Judeus, a comemoração da passagem de Israel do cativeiro para a liberdade. E foi nas comemorações da páscoa judaica que Jesus foi crucificado, aqui surge a condição dele como “O cordeiro de Deus”, imolado para a salvação da humanidade.

Jesus, como “O cordeiro de Deus”, é inserido no cristianismo através do Evangelho de João (11:45-57), onde narra toda a trama dos judeus para matar Jesus, antes seus sinais miraculosos, quando o sacerdote de nome Caifás afirmou: “Vós não percebeis que convém que um só homem morra pelo povo, e não que pereça toda a nação.” O próprio João (1:29), lembra João Batista, afirmou: “(...) Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Pouco tempo depois a Igreja vigente considerou a ressurreição de Jesus como o sangue do “cordeiro de Deus”, que redimiu o pecado de toda a humanidade.

Para os espíritas, a ressurreição de Jesus é o cântico divino da Imortalidade revelando a realidade do Mundo Invisível. Jesus reaparece em seu corpo espiritual, tal como está em I Coríntios (15:40;42;44):

“E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. (...) assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, é ressuscitado em incorrupção. (...) semeia-se o corpo animal, é ressuscitado o corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.”

 

A esse corpo designado pelo Apóstolo Paulo como corpo da ressurreição, Allan Kardec o designa como perispírito, ao comentar a questão nº 93 de O Livro dos Espíritos : “Como a semente de um fruto envolvido pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar de perispírito.”

Francisco Cajazeiras (1954-2020), médico e escritor espírita, assim se expressa sobre a páscoa para os espíritas;

 

“É a oportunidade para refletir sobre a imortalidade da alma exemplificada por Jesus e reafirmada pela Doutrina Espírita, através dos sérios estudos para a comprovação e o conhecimento das leis que regem a mediunidade, não se prestando – como de resto nenhuma outra data festiva – à utilização de simbologias destituídas de valor, pelo menos dentro de uma abordagem doutrinária.

 

A crucificação de Jesus é um dos fatos historicamente mais discutidos dentro dos Evangelhos. As narrativas são apresentadas por esse escriba, para suas conclusões pessoais, ante os escritos dos evangelistas. Reforço a opinião do tratamento que lhe fora dado à época, e hoje se daria se do seu retorno ao nosso meio. Karl Kautsky (1854-1938), filósofo tcheo-marxista, mostra um cenário que se repetiria hoje, com certeza:

 

“Nem a massa de menor inteligência pode ser levada a um ódio fanático sem motivo algum. O motivo pode ser tolo ou mau, mas precisa haver um motivo. Nos Evangelhos, a multidão judaica excede, em sua estúpida vilania, o mais perverso e idiota vilão do melodrama. Porque, sem a menor razão, sem o menor motivo, clama pelo sangue de que venerava no dia anterior.”

 

William Reich (1897-1957), austríaco, médico, psicanalista e cientista natural, a esse respeito considera que se Jesus reencarnasse em qualquer época, e a couraça moral do homem continuasse como a da Palestina àquela época, o assassinaria da mesma maneira. A sociedade, no entanto, transformou-o em arquétipo que sempre atuou e atua como liberdade desse labirinto que é a miséria humana. Para isso, diz Reich:

 

“(...) formaram-se grandes corporações políticas chamadas <<partidos>>, alguns dos quais defendem o que chamaram status quo na prisão, os chamados <<conservadores>> (que se esforçaram por manter as leis e os regulamentos que tornavam possível a vida na prisão) e, opondo-se-lhes, os chamados <<progressistas>>, que combateram, sofreram e morreram nas galeras por terem preconizado mais liberdade na prisão.”

 

Essa é a estupidez que emoldura a cristandade nos dias atuais.

 

Referências:

CAJAZEIRAS, Francisco C. Elementos de teologia espírita. São Paulo. EME, 2002;

CROSSAN, John D. O jesus histórico. Rio de Janeiro. IMAGO, 1991;

JOSEFO. Flávio. História dos hebreus. Rio de Janeiro. CPAD, 2000;

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. São Paulo. LAKE, 2000;

KARL, Kautsky. A origem do cristianismo. Rio de Janeiro. ABDDR, 2010;

REICH, William. O assassinato de Cristo. Portugal: DOM QUIXOTE, 1983.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

AS DEFORMIDADES COGNITIVAS PRETENSOS “HERCULANISTAS”

  Por Jorge Hessen O livre-pensamento, a liberdade de consciência e a fraternidade são princípios kardecianos que não combinam com patrulhamento doutrinário, condenações sistemáticas e apropriações ideológicas do Espiritismo. Há uma contradição curiosa entre alguns atuais admiradores de José Herculano Pires: proclamam fidelidade absoluta a Allan Kardec, mas adotam posturas que merecem ser confrontadas com os próprios fundamentos da Codificação.

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

SE O UNIVERSO É TÃO GRANDE, POR QUE IMAGINAMOS UM MUNDO ESPIRITUAL TÃO HUMANO?

    Por Wilson Garcia     Se a ciência expandiu nosso conhecimento sobre o cosmos de forma impressionante, talvez seja hora de perguntar: será que nossa visão sobre o mundo espiritual não ficou pequena demais — terrestre demais, humana demais? Uma leitora fez uma pergunta que me deixou pensando. Ela havia lido meu texto anterior,  Um bilhão de galáxias e uma única pergunta: e o espírito? , e trouxe uma questão que merece ser levada a sério. Ela disse, em resumo: — Tudo bem, falamos de bilhões de galáxias, de um universo gigantesco… mas e o outro lado? O que tudo isso tem a ver com a realidade espiritual? Será que o tamanho do universo material diz algo sobre o universo espiritual? A pergunta é boa. A resposta, porém, pede cuidado.

DARWINISMO ESPIRITUAL E A SOCIOBIOLOGIA DO REINO: A LUTA DE IDEIAS COMO MOTOR DA TRANSIÇÃO

           Por Jorge Luiz                    A Espiral da Transição e o Equívoco do Evento                 Uma celeuma existente no movimento espírita acerca de leituras literais de transições planetárias desviou aquilo que é um processo profundo de adaptação biossocial para a transição vista como um mero evento cronológico. A evolução não se opera em uma constante, mas sim em uma espiral de eventos. A evolução dos mundos está atrelada à evolução dos Espíritos vinculados a eles.             Para compreender esse mecanismo na escala macro, é imperativo analisar o microcosmo das relações humanas. No livro Missionários da Luz (Cap. 13), psicografado por Francisco C. Xavier, o espírito André Luiz relata o grave trauma sofrido por um núcleo familiar em virtude das atitudes predatória...

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

A HISTÓRIA DE JERÔNIMO

  Por Jerri Almeida A história de Jerônimo é comovente. Nasceu no dia 1º de novembro de 1939 em Ituiutaba, Minas Gerais. Narra-se que sua infância foi a de uma criança normal. Frequentou escola até o início do ginasial antigo. Todavia, já na adolescência, começou a sentir os primeiros sinais de sua doença, através de dores nas articulações, especialmente nos joelhos e tornozelos, que passaram a inchar e, aos dezoitos anos, já andava com dificuldade.