segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

PROPÓSITO, VONTADE E DECISÃO

 

Por Roberto Caldas

Escolhas exibidas no decorrer de uma existência esbarram numa tríade de palavras que conferem materialidade aos atos e comportamentos de cada um. Propósito, Vontade e Decisão são grandezas interiores que estabelecem as condições para que a ideia se torne construção. O Propósito fala sobre a ideação que projeta um desejo de realização. A Vontade funciona como uma força mista que envolve o desejo e a necessidade de chegar-se a um objetivo. A decisão representa a força interna que alia propósito à vontade e busca no fermento da atitude fazer surgir o produto final da realidade pretendida.

Na base de tudo, o conhecimento de partida e o vislumbre da chegada. Os processos da formação de uma pessoa sejam os culturais, educacionais, sociais e transcendentais são bússolas que parametrizam a prática existencial. Agem como ferramentas que direcionam tais escolhas e refletem sua qualidade, utilidade, importância para o indivíduo e para o mundo.

Tais reflexões podem ser de grande valia para qualquer empreendimento que se proponha levar a cabo, pois nada prospera sem a interveniência desses elementos como norteadores de qualquer ação. Terá igual valia no balanço daquele que considere o intervalo em que vive na condição de um capítulo apenas diante de uma estratégia de imortalidade, na qual a certeza objetiva da reencarnação proponha um planejamento que antecede o nascimento e perdura além da morte.

Pode-se apreender, a partir do conhecimento que a reencarnação nos traz, que desde antes mesmo de encarnar o Espírito se prepara para um estilo de vida que parta de um núcleo previamente conhecido, experiências já sedimentadas. Porém, a exigência de alcançar novas plataformas de ação exige que se desafie a explorar novas alternativas de progresso.

Durante toda a existência como ser encarnado e, portanto, esquecido dos acordos celebrados antes do nascimento, vai estar convidado a executar as demandas com que se comprometeu. Logicamente essas demandas envolvem o dia a dia, quando será forçado a buscar o Propósito, visitar a Vontade e tomar decisões.

O fato de trazer consigo uma herança de comportamentos inconscientemente repetidos pode acarretar, ao Espírito, distrações nas escolhas que venha a fazer diante dos tantos convites que reforcem os hábitos antigos. Os exemplos de planejamentos que são desperdiçados porque o caminho foi trocado pelo atalho são inúmeros na história espiritual de muitos. As dificuldades que empurram para a solução mais fácil destroçam o Propósito, pervertem a Vontade e apequenam a Decisão.

O absoluto caráter educativo das experiências no corpo faz parte do programa de aprendizado e renovação, uma autoexigência gerada antes de renascer. Convém estar atento para mudar tantas vezes quanto necessário os planos, pois a vida é dinâmica, mas lembrando-se de questionar a qualidade, a utilidade, e a importância dessas mudanças para si e para o mundo que depende de propósitos, vontades e decisões para se tornar um espaço de convivência e compartilhamento para todos.             

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário