Pular para o conteúdo principal

O BRASIL IGUAL PARA TODOS E COM RESPEITO AO DEUS DE CADA UM

 

 


Por Alexandre Júnior

Vivemos em tempos sombrios, caminhamos por terrenos movediços, alguns insistem em ignorar, ou agarrados ao passado não se permitem sentir a brisa suave do progresso.

Fazemos parte de uma civilização, que pasmem! Uma parcela muito significativa, prefere a negação da ciência, e em meio ao caos e a morte de uma pandemia defendem o uso de medicamentos ineficazes, alguns inclusive que acarretaram mortes, pois além de sua ineficácia produziram adoecimentos e ceifaram vidas por contra indicações.

O Espiritismo tem sido aviltado, invadido por interpretações que o convidam ao conservadorismo, a omissão, o silenciamento e a neutralidade. Como se isso fosse possível!

Escuto ecoar em um certo contingente de espíritas brasileiros, àqueles que se afinam com o conservadorismo que solapava o nosso país, a produção de uma política de ainda mais desigualdade e injustiça social, sob as prerrogativas da lenda do comunismo, da ideologia de gênero, da mamadeira de piroca e do kit gay. Estes pensamentos são robustecidos por teorias religiosas fundamentalistas, que colocam o “Brasil acima de tudo, e Deus acima de todos”. Visam a partir de malabarismos filosóficos, introduzir o Espiritismo neste espaço, ou justificar este slogan a partir de seus conceitos.

Vale salientar, fazendo referência ao momento sociopolítico atual, o espiritismo não é omisso as questões que envolvem as nossas relações com o mundo, somos eminentemente sociais e políticos, ignorar esta essência formadora do humano é simplesmente desluzir a nossa essência subjetiva e espiritual.

Podemos votar em quem quisermos e demarcarmos lado não é incorreto. O que reiteramos; é o dever de estarmos do lado da democracia, precisamos defender o Estado Democrático de Direito, o Estado laico e as populações desamparadas pelas políticas públicas. Carecemos estar inseridos no mundo para a partir desta imersão, sermos capazes de formarmos uma sociedade mais justa e igual.

De modo, que nestas épocas sombrias do bolsonarismo, esta prática política nefasta e de morte, evocar a neutralidade dos espíritas, escamoteando o que se pensa em nome de uma ilusória, censurada e perigosa paz, não seria uma ação espírita na acepção democrática que este pertencimento oferece.

Jesus de Nazaré, foi assassinado por não ser omisso, não esteve em nenhum momento ao lado dos poderosos, ou com os armamentistas e belicosos. Assusto-me constantemente com teorias defendidas por estes mesmos espíritas conservadores, que visam justificar uma política belicosa e armamentista!

É preciso compreender o momento Histórico que estamos inseridos. Um candidato defende abertamente a tortura, a sonegação de impostos, disse para que todas as pessoas pudessem ouvir, mostrando não ser estas informações as Fake News, tão utilizadas por ele mesmo, “Não te estupro porque você é feia”. Atrasou a compra de vacinas, durante a pandemia da COVID – 19, pois estava negociando o valor da propina. Se referiu ao nosso povo preto, sugerindo que fossem pesados em arrobas, disse que nem para procriar serviam. Se refere ao povo Nordestino como “Paraíba cabeça chata e pau de arara”. Disse que, “Se Jesus estivesse vivo entre nós certamente compraria uma pistola.” Falas como “Cuidado, ivermectina mata bicha”. Compra de 51 imóveis com dinheiro vivo. Rachadinha. Vídeo ensinando como transportar dinheiro de propina em caixas de sapato. Áudios sobre a corrupção no Ministério da Educação, entregue a religiosos e não a Educadores de carreira. Live onde encontra um grupo de meninas de 13 a 15 anos, onde, parou a moto, pois “rolou um clima”!

Se você concorda com tudo isso, manifeste-se, não se esconda, assuma-se!

Mas de antemão, não exija meu silêncio, ou brade sua posição de neutralidade, como se esta imparcialidade lhe validasse uma moralidade superior, própria dos subservientes ou concordantes da empáfia dos que julgam ser a omissão uma alternativa para os espíritas, pois como bem diz Paulo Freire, ““Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?”

 

Para encerrar e só para não esquecer: “Brasil igual para todos e com respeito ao Deus de cada um.”

Comentários

  1. Chico era submisso e permissível,isso garante vida longa,já seguir Jesus...
    Espíritas com medo da morte?! 😏

    ResponderExcluir
  2. Comungo do pensamento de Alexandre: nós não podemos nos calar e falsear uma neutralidade que não existe. Kardec apontou a missão do espírito e nós devemos caminhar para o progresso da coletividade, auxiliando uns aos outros. É inadmíssivel se dizer espírita e alinhar-se com os propósitos de um governo armamentista.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo! Material para reflexão dos que precisam sair da fascinação coletiva que assolou o mundo. Repleto de bom senso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Interessante como muitas pessoas negam o que aconteceu a tão pouco tempo. Alexandre, obrigada pelas citações. É muito importante serem lembradas. Não se pode ser conivente com tal situação. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, o combate ao facismo é indispensável.Revelar as contradições, a incoerência das práticas doutrinárias com a essência do espiritismo e do cristianismo. Existe um estado de cegueira que não se percebe que a defesa do facismo ameaça a própria liberdade, chega a ser perversa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

A REUNIÃO PÚBLICA ESPÍRITA NÃO É SACRAMENTO

  Por Jorge Hessen Há um equívoco silencioso se consolidando em diversas casas espíritas que é a transformação da reunião pública em ato quase sacramental . Criou-se, em certos ambientes, a ideia de que assistir à palestra semanal é uma espécie de obrigação espiritual, como se a simples presença física garantisse proteção, mérito ou elevação moral .

FILOSOFIA DE VIDA

  Por Doris Gandres Deolindo Amorim, renomado espírita, em seu livro O Espiritismo e os Problemas Humanos, capítulo Definição e Opção, afirma que: “O Espiritismo é, para nós, uma filosofia de vida, não é simplesmente uma crença”.   E continua afirmando, no capítulo Entre Deus e César, que: “o pensamento social da doutrina espírita ainda não foi descoberto em sua plenitude”; e ainda que: “a doutrina espírita nunca esteve e não está à margem dos problemas humanos.” (1) Essa visão clara do pensamento e do aspecto social do Espiritismo deve ser, ou deveria ser, de suma importância para o espírita. E, certamente, quando se lê inteiramente esses capítulos, percebe-se nitidamente que Deolindo não está se referindo ao assistencialismo, lamentavelmente ainda necessário e largamente praticado por vários segmentos religiosos e laicos. Ele se refere à questão social propriamente dita, que abrange a situação e a condição de vida das criaturas; aquela que se debruça sobre os problemas...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ESPIRITISMO BRASILEIRO - DESVIOS À VISTA

  Por Dora Incontri (*) Seja por conta de nossas heranças culturais ou das naturais imperfeições humanas, o movimento espírita se encontra numa encruzilhada e, se não corrigirmos certos desvios, corremos o risco de trairmos a obra de Kardec, da mesma forma que traímos, no passado, a mensagem de Jesus. Os perigos que apontamos aqui já estão em processo de cristalização. Merecem ser analisados cuidadosamente (apesar de aqui fazermos apenas breves apontamentos), para que se tomem as devidas medidas de volta ao rumo proposto por Kardec:

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.

AS INTELIGÊNCIAS HUMANAS

Ao atingirmos o estágio humano, na Criação, graças a uma inteligência maior, a criadora e mantenedora, contando com a essência ou princípio da vida, doado a todos os seres vivos, é-nos atribuída a missão de desenvolver as capacidades desse princípio, à vista de um livre arbítrio que nos é legado, para que com ele possamos adquirir os méritos para a natural transcendência a que somos destinados. Dentre essas capacidades, se sobressai a inteligência, diferenciada da dos demais seres vivos, pois herdada da fonte criadora e com a qual haveremos de buscar a verdade espiritual, alcançável pelo esforço e pela obediência às Divinas Leis.

VAMOS COMEMORAR JUNTOS!

                         Hoje é um dia muito especial!             O blog “Canteiro de Ideias” completa dois anos de sua criação.             Seria impossível construí-lo sozinho. O seu sucesso só foi possível pela dedicação dos articulistas e fidelidade dos amigos, leitores e seguidores que compartilharam os artigos aqui publicados.             O objetivo principal do blog sempre será o de divulgar a Doutrina Espírita, e nesses dois anos o objetivo foi plenamente alcançado. Vejamos: Mais de 50.000 acessos; 377 artigos publicados de 16 articulistas;    74 seguidores cadastrados;   11 seguidores contemplados com brindes;   O blog foi acessado em mais de 50 países;   834 comentários registrados; ...

O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO HEGEMÔNICO FEDERATIVO INSTITUCIONALIZADO E O SILÊNCIO ANTIDEMOCRATICO¹

  Por Alexandre Júnior O Movimento Espírita Brasileiro Hegemônico Federativo Institucionalizado é solo fértil para o fundamentalismo religioso, falta de senso crítico, reprodução de conteúdo, e produção de ídolos. Em contraponto, é essencial investir em um movimento pensado e produzido dentro da sociedade de seu tempo para dialogar com as diversas culturas formadoras de nosso povo, ao invés do costumeiro silêncio.

HOMENAGEM A UM SOLDADO ESPÍRITA

Falar de uma pessoa da qual nós encontramos pessoalmente uma única vez, pode parecer, à primeira vista, uma tarefa difícil de ser executada, porém, sinto-me a vontade para tal, e estou consciente de que não cometerei enganos nas minhas colocações sobre a digna pessoa do Coronel Professor Ruy Kremer, Presidente da nossa querida Cruzada dos Militares Espíritas (CME) que, no dia 30 de maio de 2002, completando a sua estada entre nós, retornou triunfante ao Mundo Espiritual. A simpatia e o respeito que sinto por este grande amigo somente se explica com a existência de uma parentela espiritual, que aliás, está muito bem discernida pela Doutrina Espírita e, acima de tudo, pela intuição que me dá a certeza de que os nossos caminhos cruzaram-se, outrora, muito antes desta nossa reencarnação. Se assim não fosse, tornar-se-ia inexplicável este sentimento fraterno desenvolvido, apesar dos 3.000 quilômetros que nos distanciavam fisicamente. Os meus primeiros contatos com o Cel ...