Pular para o conteúdo principal

MORTE E VIDA

 

 


 Por Mário Portela

 

Ao longo de nossas vidas, experimentamos inúmeras situações dolorosas que permanecem nítidas em nossa mente: a morte de um ente querido, um relacionamento fracassado, a insatisfação profissional, etc. Todas essas recordações, muitas vezes, influenciam nosso comportamento e nossa maneira de ser. Em minhas lembranças, permanecem acesas as cenas da morte de meu pai. Ainda criança, por volta dos seis anos, senti o gosto amargo da orfandade. As imagens daquele dia perduram fortes e com elas, consigo rememorar o amargor da sensação de angustia, do nada e da morte. Mas, se pararmos e refletirmos acerca de nossa essência, veremos que a vida passa rapidamente, é um instante da existência e se não nos adequarmos à velocidade dos ponteiros do relógio do tempo, perderemos momentos preciosos de nosso dia a dia.

Diante da transitoriedade na qual nos vemos mergulhados, várias questões existenciais nos são apresentadas. O que pensar da morte? Qual o sentido da vida? Tais questões golpeiam a alma humana e parecem continuar indecifráveis ante a nossa capacidade limitada de conhecer a razão de todas as coisas.

Em 1927, o filósofo alemão Heidegger, no livro Ser e tempo, afirma que a questão do ser se coloca no momento em que nos tornamos capazes de questionarmos o ser, que é o próprio homem. Esse ponto de partida inicial é fundamental para desenvolvermos nossa análise existencial. Posto isso, poderíamos inferir que questionar o sentido da vida pode nos remeter ao sentido morte, já que a morte se relaciona com a vida.  Desse modo, não passamos inertes ao mundo, estamos em constante transformação, em constante processo de mortificação para renovação. Já se referindo ao conceito de existência, Heidegger nos dá uma boa definição na Introdução à preleção Que é metafísica? (1929), em que diz: "A palavra existência designa um modo de ser e, sem dúvida, do ser daquele ente que está aberto para a abertura do ser, na qual se situa, enquanto a sustenta". E logo a seguir, acrescenta: Somente o homem existe. O rochedo é, mas não existe. A árvore é, mas não existe. A frase:  "o homem existe" não está restringindo que somente o homem é um ente real, e que todos os entes restantes são irreais e apenas uma representação do homem. A frase o "homem existe" significa que somos agentes de nossa própria história, escrita diariamente nos transcurso de nossos dias.

Ao nos depararmos com um processo individual, ativo e perene de transformação, precisamos envidar esforços na construção de uma estratégia de historicização. O que sou? A quem temo? Que caminho devo seguir? O que quero ser? Esse processo de desvelamento do ser, descrito nas entrelinhas do discurso heideggeriano, é um trocar de pele constante para se conseguir o tão sonhado crescimento. É evidente que nesse caminhar nos depararemos com a angústia, com o medo do nada. Novas situações são sempre novos desafios. Mas são justamente esses desafios o cinzel que molda nosso caráter. No livro Morte e Vida Severina, a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, conhecemos a história de Severino, um nordestino que deixa o sertão em direção ao litoral em busca de uma vida digna. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas pela aridez do sertão. A desertificação dos sentimentos costura a obra e nos convida a meditação. Um mundo de injustiças, marcado pela morte. Ele presencia a muitas e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente a morte, a maior empregadora do sertão. É graças a ela que existem os empregos do médico, do coveiro, da rezadeira, do farmacêutico, etc. Severino, porém, retrata que a persistência da vida é a única maneira de vencer a morte. Mas não nega a dificuldade de viver. Em dado momento, ele mesmo pensa em suicídio jogando-se do Rio Capibaribe, mas é contido pelo carpinteiro José, que fala do nascimento do filho. É obvio que o autor deixa subentendido que a renovação da vida é uma indicação clara ao nascimento de Jesus, também filho de um carpinteiro e caminho seguro para remissão de nossos vícios. Severino retrata a nossa capacidade de adaptação e ao mesmo tempo de luta, de transformação. A vitória da vida sobre a morte. Sendo ele mesmo, dá início ao desvelamento de seu ser. Não se viu melhor nem pior, apenas, Severino. Dizia ele: “— O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.” Nesse processo de identificação pessoal, Severino principia seu processo íntimo de individuação, de conhecer-se a si mesmo, para saber seus limites e suas potências. Para deixar de ser o homem inautêntico e passar a ser o homem autêntico proposto por Heidegger.

Assim, viver de maneira autêntica é viver tendo a certeza de que somos finitos e um dia vamos morrer. Viver autenticamente é reconhecer-se vivo para morrer e, a partir disso, diante das possibilidades para as quais ela nos abre projetarmos e construirmos a nossa vida a partir dessa constatação. Portanto, devemos matar todos os dias aquilo que nos faz mal, que nos prende a barbárie, que nos minimiza enquanto humanos. Todas as nossas ações deverão ser voltadas para a construção de um novo ser, portador de uma ética universal que envolva a todos em laços fraternais, nos libertando das normas moralizantes.

Por fim, tenhamos a certeza que mesmo as lembranças mais dolorosas nos trazem um aprendizado. Refletir sobre essas lembranças é entregarmo-nos as lições que, se bem vividas e compreendidas, transformarão as recordações negativas em um aprendizado para o nosso amanhã.

 

Ab imo Pectore!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...